Assinar

Já pensou em incentivar o esporte feminino além do Dia Internacional das Mulheres?

Buscar
Publicidade
Opinião

Já pensou em incentivar o esporte feminino além do Dia Internacional das Mulheres?

Conheça maneiras de apoiar as mulheres no esporte durante o ano todo e pessoas a quem seguir para se manter informada


17 de março de 2023 - 9h47

Corinthians, atual campeão brasileiro e Paulista de futebol feminino (Crédito: Luiza Moraes / Staff images Woman / CBF)

O dia 8 de março acabou de passar e como sempre veio carregado de simbolismos e clichês. É aquele dia do ano em que vemos marcas, clubes, confederações, entidades, etc. se manifestarem sobre o quão importante as mulheres são em nossa sociedade e celebram o espaço conquistado, com frases repetitivas e discursos batidos. 

Ainda que seja inegável todos os avanços e conquistas dos últimos anos, muito ainda precisa ser conquistado para chegarmos a tão sonhada igualdade. Com as redes sociais, o esporte feminino ganhou mais voz e as desigualdades e boas iniciativas se tornaram mais visíveis com a mesma intensidade. 

Caminhamos a passos largos, é verdade. Mas ainda tem um caminho muito extenso para percorrermos. Para mim, o principal ainda é o que fazemos de fato para apoiar e investir no esporte feminino fora do discurso! 

Vale ressaltar que toda iniciativa é válida e é um passo em direção ao caminho da exposição e crescimento do esporte feminino, mas como as marcas podem realmente apoiar e sair do lugar comum do oportunismo que toma conta dos investimentos em datas como 8 de março? E o que cada um de nós pode fazer para acabar com essa sensação de que ainda há muita desigualdade? 

2023 é ano de Copa do Mundo feminina. Depois da campanha desastrosa da seleção masculina, o assunto é pauta para diversas marcas. Mas o que irá acontecer com esse apoio depois de 20 de agosto, quando a competição acabar? Apoiar o esporte feminino seguirá na agenda de CMOs? Ou será apenas mais uma onda passageira do oportunismo de momento? E você, como individuo, o que fará para apoiar? Irá assistir, comentar e falar sobre os jogos? 

E aqui nessa linha, cito o exemplo do Corinthians, que vem fazendo um trabalho excepcional com as “Brabas do Timão”, como carinhosamente é chamado o time feminino. Em iniciativas aliadas como a de realmente pensar, treinar e incentivar o time, colocá-lo para jogar no estádio principal e um bom trabalho de marketing, conseguiram atrair a atenção de patrocinadores e trazer bons públicos aos estádios, que rendem ao clube uma receita interessante. Não é mais só o discurso de ter um time feminino. Hoje, no Corinthians, o time feminino é de fato um negócio vencedor e que tem um plano de carreira para suas principais atletas e uma diretoria dedicada e respeitada dentro do clube. Para o Corinthians, o time feminino tem espaço e é assunto sério. 

Ainda seguindo o raciocínio de enxergar e valorizar os movimentos de mudança, vale destacar mais um fato relevante anunciado essa semana: pela primeira vez uma seleção de vôlei será comandada por uma mulher. A campeã olímpica Fofão irá comandar a seleção feminina sub-17 a partir de agora. Uma ex-atleta, dona de um passado vencedor na modalidade, oferece sua expertise em prol das novas gerações. É o tipo de mudança que queremos e que precisamos ver no esporte feminino. 

Mesmo com tantos avanços, ainda há tantas causas que precisam de apoio… Já citei aqui nessa coluna como as atletas vivenciam e são prejudicadas pela licença maternidade, por exemplo. O esporte feminino é riquíssimo e um terreno fértil de histórias inspiradoras e de superação. Por que não aproveitar para contarmos e valorizarmos essas histórias?! São ferramentas com um poder imenso para influenciar e motivar as novas gerações a seguir a carreira esportiva. E para mudar a cabeça de gerações mais antigas que talvez não enxerguem tanto potencial no esporte feminino. 

Cada um de nós pode tomar ações muito simples que são capazes de mudar a perspectiva do esporte feminino, principalmente os que são pais e têm o poder de influenciar as novas gerações para que enxerguem o esporte feminino como algo absolutamente rotineiro. E não como a geração de adultos atuais, que ainda precisa entender e falar sobre o assunto, sempre cheio de aspas. 

E, para isso, deixo um convite. Algumas ações simples que cada um de nós pode tomar para apoiar, incentivar e cada vez mais apoiar o esporte feminino: 

– Incentive, vá aos jogos ao vivo. Os jogos femininos são um ambiente extremamente tranquilo e agradável. E de níveis excelentes. Tenho certeza de que você irá adorar a experiência. 

– Leve seus filhos e filhas aos jogos para incentivar e para que eles assistam as mulheres jogando desde pequenos. Isso contribui para que eles cresçam nesse ambiente e encarem com a mesma emoção que assistem ao esporte masculino. O que muitas vezes é um tabu ou um esforço para nossa geração, passa a ser muito simples para as gerações seguintes se nós os incentivarmos da forma certa. 

– Siga, acompanhe, curta e comente os perfis e postagens das atletas e times femininos. Isso as ajuda a criar mais base, amplificar o trabalho e esforço de cada uma, além de ajudá-las a serem mais relevantes para marcas e assim poderem fechar contratos maiores de publicidade 

– Prestigie. Uma das principais queixas de diferentes marcas sobre o esporte feminino são as baixas audiências. Assista aos jogos, valorize as atletas e fale sobre o assunto. Pergunte aos seus amigos, fale sobre. Ajude a criar o hype em torno das competições femininas. 

– Acompanhe a imprensa que fala sobre o esporte feminino, principalmente as mulheres. Há jornalistas brilhantes, que trabalharam muito para colocar as mulheres em posição de respeito e igualdade na imprensa esportiva.  

Correndo o risco de ser injusta porque a lista é extensa, deixo aqui a dica de algumas mulheres incríveis que vêm fazendo a diferença e que valem a pena seguir: 

@correcttheinternet – destaque para esse aqui que é maravilhoso e corrige várias manchetes sobre os maiores atletas de todos os tempos quando uma mulher tem um feito maior 

@raisasimplic 

@indivisa 

@dibradoras 

@vergueirojulia 

@ivananegrao 

@marcelarafael 

@domitilabecker 

@oficialmarianabecker 

@weareangelcity 

@crisrozeira 

@crisgambare 

@thefemaleathleteproject 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Da IA ao open health: como executivas estão inovando o setor de saúde

    Da IA ao open health: como executivas estão inovando o setor de saúde

    Lideranças da Eurofarma, Grupo Sabin, Roche Farma, Weleda e ViewMind revelam como estão moldando o futuro do segmento no Brasil

  • As mulheres por trás das agências de marketing de influência

    As mulheres por trás das agências de marketing de influência

    As lideranças femininas das maiores agências de influenciadores do Brasil falam sobre o crescimento do mercado e seus desafios