Quem são as lideranças femininas dos grandes camarotes do Carnaval
Carol Sampaio, Luciana Villas Boas, Agnes Nilsson e Juliana Ferraz comandam os luxuosos e disputados espaços do período no Brasil
Quem são as lideranças femininas dos grandes camarotes do Carnaval
BuscarCarol Sampaio, Luciana Villas Boas, Agnes Nilsson e Juliana Ferraz comandam os luxuosos e disputados espaços do período no Brasil
Meio & Mensagem
25 de fevereiro de 2025 - 13h53
Em 2025, mais de 53 milhões de pessoas devem ocupar as ruas nos blocos de todo o País, segundo estimativa feita pelo Ministério do Turismo com base em dados da Secretaria do Turismo. A porcentagem representa um crescimento de 8% em relação ao ano passado.
Para a economia, a promessa também é de aquecimento no período: a projeção de faturamento é de R$ 12,03 bilhões, tornando esta edição a mais lucrativa desde 2015. Os dados são da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que estima um aumento de 2% quando comparado a 2024.
Mas, para além dos grandes números e das ruas tomadas por milhões de foliões, há os luxuosos e disputados camarotes, um jeito diferente – e, em geral, para poucos — de viver a experiência do Carnaval.
No comando dos maiores camarotes do Brasil, estão mulheres que se destacam como empreendedoras, lideranças e, algumas, influenciadoras, como é o caso de Carol Sampaio e Ju Ferraz. Luciana Villas Boas e Agnes Nilsson são outros nomes que mostram a potência da presença feminina no sucesso dos grandes eventos carnavalescos do País, ampliando o espaço das mulheres no comando do mercado de entretenimento.
(Credito: Divulgação)
Com mais de duas décadas no mercado de eventos, Carol Sampaio é uma empresária que fez história no segmento de camarotes ao criar, em 2018, o Nosso Camarote, um dos maiores e mais disputados do Sambódromo da Marquês de Sapucaí, palco do desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro. A trajetória dela começou cedo, aos 17 anos, quando organizou eventos na capital fluminense, como Tommy Hilfiger, a primeira. Desde então, construiu uma carreira de sucesso, conectando marcas e públicos nos maiores eventos do País.
Carol começou pelo funk. Em 2011, criou a festa Baile da Favorita, um dos mais badalados bailes funks no Rio de Janeiro, que já foi exportado por mais de 20 estados, incluindo edições internacionais. Ela realizou a primeira edição do Bloco da Favorita dois anos depois, levando públicos diferentes para curtir o gênero durante a folia carioca e, posteriormente, em São Paulo.
Para facilitar os negócios, ela criou a CS Eventos, agência de brand PR que realizou, além dos eventos próprios, apresentações como as de Justin Bieber e Lady Gaga, Baile da Vogue, Halloween do Copa, Cirque du Soleil, Lollapalooza e Rock in Rio. Ela também é fundadora da Stage Digital, agência de marketing de influência.
“Independente do segmento, ser mulher e estar em uma posição de liderança é estar em constante cobrança e pressão. O respeito não nos é dado, é exigido, depois de muito esforço e luta. Não é fácil, muitas vezes não é justo, mas é possível e extremamente gratificante”, diz.
Para 2025, o Nosso Camarote terá, pela primeira vez, três dias de desfile no grupo especial. O line-up inclui nomes como Anitta, Ivete Sangalo, Ludmilla, Gloria Groove e o rapper americano Ja Rule, além de um espaço ampliado. “Todo ano bate um frio na barriga, mas mal vejo a hora de proporcionar experiências inesquecíveis”, afirma.
(Crédito: Marcos Duarte)
Luciana Villas Boas é a mente estratégica por trás do Camarote Salvador, um dos mais icônicos do Brasil e do Carnaval baiano. Com uma carreira consolidada em comunicação e entretenimento, ela foi responsável por profissionalizar e reposicionar a empresa Premium Entretenimento, de onde é diretora executiva, tornando o camarote um sinônimo de experiência premium aliada à sustentabilidade.
“Exerço a liderança com orgulho, pois é um trabalho que impulsiona pessoas e fomenta a economia baiana”, diz. Para 2025, o Camarote Salvador celebra seus 25 anos e os 40 anos do axé music com um line-up que homenageia a cultura baiana, incluindo Ivete Sangalo, Leo Santana e Carlinhos Brown. Além disso, o evento segue firme com o compromisso ambiental, com iniciativas sustentáveis e a meta de ser o primeiro camarote lixo zero até 2026.
(Crédito: Fernando Young)
Desde os anos 1980, Agnes Nilsson e seu ex-marido Newton Mendonça construíram sua jornada na Sapucaí, vendendo ingressos para arquibancadas. Ao longo da experência, passaram a entender mais do público do Carnaval e, com o conhecimento de hotelaria que tinham, perceberam a necessidade de um espaço de conforto e inclusão na avenida.
Assim nasceu o Folia Tropical, camarote conhecido por sua hospitalidade e inclusão ao contemplar convidados VIP e foliões anônimos no mesmo espaço. Enquanto Newton concebeu o conceito do evento, Agnes trouxe sua visão detalhada e criteriosa à operação, que segue firme até hoje na logística, no atendimento e no serviço do camarote.
“Ser uma liderança feminina no Carnaval, especialmente aos 62 anos e gerenciando uma equipe de 200 homens, é desafiador e gratificante. Liderar um evento como o Folia Tropical me permite ampliar a representatividade feminina na produção cultural”, afirma Agnes.
Para 2025, o Folia Tropical traz novidades, como apresentações da artista indígena Kaê Guajajara e de Majur, uma mulher trans, reforçando o compromisso do evento com a diversidade. Além disso, o camarote retorna ao setor oito da Sapucaí, local onde iniciou sua história, há 13 anos, prometendo uma experiência ainda mais acolhedora e emocionante.
“Meu objetivo é garantir que tudo saia perfeito, para que não apenas os artistas, mas também os foliões se sintam representados e acolhidos. Trabalho incansavelmente para proporcionar às pessoas a realização de assistir, com conforto, ao maior espetáculo da Terra”, diz.
(Crédito: Leca Novo)
Com 26 anos de experiência no Carnaval, a baiana Juliana Ferraz cresceu em meio à energia dos blocos de Salvador e hoje está à frente do Camarote Nº 1, um dos principais da Sapucaí. Sua trajetória começou como assessora de imprensa e evoluiu até chegar à direção de novos negócios e RP do grupo Holding Clube, do qual também é sócia.
“Além do significado de ser uma mulher liderando um projeto tão importante, essa posição é resultado de muitos anos acompanhando a evolução de uma festa popular que faz parte da cultura do Brasil, e que hoje se tornou uma das maiores potências econômicas do País”, afirma Juliana, que também é influenciadora de empoderamento feminino, body positive, moda e lifestyle, o que lhe rendeu um evento proprietário, o B.O.D.Y. ( sigla para “Body Open Define You”).
Para 2025, o Camarote Nº 1 expande sua programação para terça-feira, quando acontecem os desfiles do Grupo Especial. A experiência exclusiva do dia será o Baile Funk Nº 1, evento dedicado ao gênero musical que representa a cultura carioca.
O camarote trará, ainda, espaços reestruturados e collabs especiais que homenageiam o Carnaval e seus protagonistas. “Ver o público encantado com o que criamos é uma alegria”, conclui.
Compartilhe
Veja também
Entre samba e glamour: as ações das marcas de beleza no Carnaval
O Boticário, Avon e Natura seguem estratégias distintas para o evento em 2025
O futuro é maduro: a potência dos 50+ na indústria
Profissionais femininas com mais de 50 anos mostram que criatividade não tem idade e podem ser a chave para mais inovação no mercado de publicidade