Menstruação em jogo: campanha da Intimus apoia atletas que entram em quadra menstruadas
A ação busca incentivar jovens atletas a não desistirem dos esportes por vergonha da menstruação
Menstruação em jogo: campanha da Intimus apoia atletas que entram em quadra menstruadas
BuscarA ação busca incentivar jovens atletas a não desistirem dos esportes por vergonha da menstruação
Lidia Capitani
25 de abril de 2023 - 13h21
Durante a fase final do Campeonato Brasileiro de Vôlei, no dia 10 de abril, a jogadora Nyeme, do Gerdau Minas, entrou em quadra com uma camiseta personalizada com o nome dela estampado em um pad de absorvente junto ao logo da Intimus, marca de cuidados femininos da Kimberly-Clark. Com a ação “Jogando com Intimus”, a marca se tornou a primeira patrocinadora a fazer parceria com atletas que entram em quadra menstruadas, trazendo visibilidade e abrindo a conversa sobre estigmas criados em relação à prática de atividades físicas e menstruação.
Em entrevista no pós-jogo, Nyeme afirmou: “A vergonha da menstruação não pode afastar ninguém da prática de esportes. Porque, menstruadas ou não, podemos conquistar muitas coisas, inclusive sermos campeãs”.
A ação parte de um dado impressionante que destaca como adolescentes abandonam o esporte quando começam a menstruar, por vergonha e pelos estigmas que ainda rondam a menstruação. Uma pesquisa global da Puma revelou que 1 em cada 2 adolescentes abandonam os esportes por vergonha, receio de vazamentos ou dores da menstruação.
“Cada mulher lida de uma maneira com o ciclo; algumas têm dores e indisposição para praticar atividade física nesse período. Mas, se você estiver se sentindo bem, sem dor e com acesso a absorventes, treinar e competir menstruada não tem nada demais. E, quanto mais a gente normaliza isso, mais meninas continuam nos esportes. Acreditamos que a menstruação não pode ser um impeditivo para as pessoas serem e fazerem o que quiserem”, diz Marisa Cury Cazassa, gerente executiva de marketing da Kimberly Clark no Brasil.
“Jogando com Intimus” foi desenvolvida pela agência FCB e inclui ativação no SporTV e redes sociais. Com curadoria da agência PROS, o tema será amplificado pelas atletas Jaqueline Carvalho, Flavia Saraiva e Victoria Albuquerque, que se unem à campanha para expandir a conversa em seus canais. A ideia é que elas incentivem garotas a superarem a vergonha e a conquistarem o que bem entenderem, menstruadas ou não.
Compartilhe
Veja também
Protagonismo de mulheres negras cresce no entretenimento da Globo
Kellen Julio, diretora de diversidade e inovação em conteúdo dos Estúdios Globo, fala sobre iniciativas da emissora para que o Brasil esteja refletido em suas obras
Maioria dos assédios no Brasil ainda ocorre no trabalho
Pesquisa "Mapa do Assédio", realizada pela KPMG, aponta ainda que tipificação de gênero é a segunda mais recorrente