Assinar

Menstruação em jogo: campanha da Intimus apoia atletas que entram em quadra menstruadas

Buscar
Publicidade
Women to Watch

Menstruação em jogo: campanha da Intimus apoia atletas que entram em quadra menstruadas

A ação busca incentivar jovens atletas a não desistirem dos esportes por vergonha da menstruação


25 de abril de 2023 - 13h21

Campanha da FCB para a Intimus (Crédito: Divulgação)

Campanha da FCB para a Intimus (Crédito: Divulgação)

Durante a fase final do Campeonato Brasileiro de Vôlei, no dia 10 de abril, a jogadora Nyeme, do Gerdau Minas, entrou em quadra com uma camiseta personalizada com o nome dela estampado em um pad de absorvente junto ao logo da Intimus, marca de cuidados femininos da Kimberly-Clark. Com a ação “Jogando com Intimus”, a marca se tornou a primeira patrocinadora a fazer parceria com atletas que entram em quadra menstruadas, trazendo visibilidade e abrindo a conversa sobre estigmas criados em relação à prática de atividades físicas e menstruação.   

Em entrevista no pós-jogo, Nyeme afirmou: “A vergonha da menstruação não pode afastar ninguém da prática de esportes. Porque, menstruadas ou não, podemos conquistar muitas coisas, inclusive sermos campeãs”.  

A ação parte de um dado impressionante que destaca como adolescentes abandonam o esporte quando começam a menstruar, por vergonha e pelos estigmas que ainda rondam a menstruação. Uma pesquisa global da Puma revelou que 1 em cada 2 adolescentes abandonam os esportes por vergonha, receio de vazamentos ou dores da menstruação.    

“Cada mulher lida de uma maneira com o ciclo; algumas têm dores e indisposição para praticar atividade física nesse período. Mas, se você estiver se sentindo bem, sem dor e com acesso a absorventes, treinar e competir menstruada não tem nada demais. E, quanto mais a gente normaliza isso, mais meninas continuam nos esportes. Acreditamos que a menstruação não pode ser um impeditivo para as pessoas serem e fazerem o que quiserem”, diz Marisa Cury Cazassa, gerente executiva de marketing da Kimberly Clark no Brasil.  

“Jogando com Intimus” foi desenvolvida pela agência FCB e inclui ativação no SporTV e redes sociais. Com curadoria da agência PROS, o tema será amplificado pelas atletas Jaqueline Carvalho, Flavia Saraiva e Victoria Albuquerque, que se unem à campanha para expandir a conversa em seus canais. A ideia é que elas incentivem garotas a superarem a vergonha e a conquistarem o que bem entenderem, menstruadas ou não.  

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Protagonismo de mulheres negras cresce no entretenimento da Globo

    Protagonismo de mulheres negras cresce no entretenimento da Globo

    Kellen Julio, diretora de diversidade e inovação em conteúdo dos Estúdios Globo, fala sobre iniciativas da emissora para que o Brasil esteja refletido em suas obras

  • Maioria dos assédios no Brasil ainda ocorre no trabalho

    Maioria dos assédios no Brasil ainda ocorre no trabalho

    Pesquisa "Mapa do Assédio", realizada pela KPMG, aponta ainda que tipificação de gênero é a segunda mais recorrente