Assinar

Mulheres na liderança aumentam a presença feminina nas suas indústrias?

Buscar
Publicidade
Opinião

Mulheres na liderança aumentam a presença feminina nas suas indústrias?

A inclusão de mulheres nas áreas de IA e programação não é apenas uma questão de equidade, mas também uma estratégia para impulsionar a inovação e o sucesso


23 de novembro de 2023 - 16h54

(Crédito: Vector Point Studio/Shutterstock)

Nos últimos anos, a discussão sobre a equidade de gênero no local de trabalho tem ganhado destaque em todo o mundo. Um dos aspectos mencionados com frequência é a presença de mulheres em cargos de liderança, especialmente em empresas cujo segmento é majoritariamente composto por profissionais homens, e como isso vem contribuindo em resultados e para o crescimento das companhias, na cultura organizacional e no equilíbrio da diversidade de gênero nas corporações. 

Um estudo da McKinsey & Company intitulado “Diversity Matters” revelou que empresas com maior diversidade de gênero em cargos de liderança têm 21% mais chances de superar seus concorrentes em termos de rentabilidade. Isso destaca a diversidade como uma vantagem competitiva, e a presença de mulheres em posições de liderança desempenha um papel fundamental nesse contexto. 

Mas não para por aí. Um estudo realizado pelo Insper e pelo Talenses Group, da área de recrutamento, com 381 empresas no país, revelou haver mais mulheres CEOs nas empresas brasileiras. Essa fatia subiu para 17% no ano passado, 4 pontos percentuais acima do verificado em 2019. As executivas também estão mais presentes nos cargos de vice-presidente, evolução de 11 pontos percentuais (de 23% para 34%), e nos conselhos, com crescimento de 5 pontos percentuais (de 16% para 21%). A maioria das empresas ouvidas na pesquisa tem sede no Brasil, na região Sudeste e conta com mais de 50 funcionários. Na presidência exercida por mulheres, a proporção de executivas em postos de decisão pode quase triplicar, na comparação com empresas nas quais o posto máximo é ocupado por homens.

O cenário é promissor, mas ainda é necessário promover mudanças, sobretudo na indústria de programação. Mas, como tornar nossa sociedade mais inclusiva nesse setor?

À medida que mais mulheres alcançam cargos de liderança em determinada indústria, o contexto muda, e isso cria um ciclo virtuoso que incentiva mais mulheres a seguir carreiras desafiadoras. O impacto na representação feminina em campos tradicionalmente dominados por homens, como ciência, tecnologia e engenharia, é particularmente notável. Por isso, listo algumas sugestões de inclusão:

– Mentorias: criar, apoiar, promover e manter programas de networking que conectem mulheres aspirantes a profissionais estabelecidas na área de TI e desenvolvimento. Essa é uma oportunidade importante para o crescimento profissional.

– Educação continuada: incentivar programas educacionais que promovam o interesse na área. Um exemplo é o STEM, um sistema de aprendizado científico que agrupa disciplinas educacionais em ciência, tecnologia, engenharia e matemática.

– Participação em eventos e conferências: apoiar a participação ativa de mulheres em eventos e conferências da área. Isso não só promove a visibilidade, mas cria oportunidades de networking e negócios.

– Criação de comunidade no ambiente digital: estimular a criação de debates e comunidade online para compartilhar experiências, dificuldades, resultados  e oportunidades, criando um ambiente colaborativo, seguro e de apoio.

A inclusão de mulheres nas áreas de IA e programação não é apenas uma questão de equidade, mas também uma estratégia para impulsionar a inovação e o sucesso a longo prazo desses setores.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • As mulheres por trás das agências de marketing de influência

    As mulheres por trás das agências de marketing de influência

    As lideranças femininas das maiores agências de influenciadores do Brasil falam sobre o crescimento do mercado e seus desafios

  • 75% das lideranças femininas já viram ideias de mulheres serem descartadas no Brasil

    75% das lideranças femininas já viram ideias de mulheres serem descartadas no Brasil

    Nova pesquisa da Fesa Group no Brasil indica principais razões para os projetos liderados por mulheres não irem para frente