Assinar

Mulheres no tênis e nas Olimpíadas: uma nova era de conquistas

Buscar
Publicidade
Opinião

Mulheres no tênis e nas Olimpíadas: uma nova era de conquistas

Este ano, teremos o maior evento de esporte do mundo acontecendo em Paris e estou feliz que teremos algo mais a comemorar além das medalhas


5 de julho de 2024 - 8h26

(Crédito: Adobe Stock)

Como uma grande entusiasta do tênis, tive o prazer de estar presente, recentemente,  em Roland Garros, em Paris, um dos mais importantes e tradicionais torneios do circuito mundial. Esta experiência não só reafirmou minha paixão pelo tênis, mas também me fez refletir sobre o papel crescente e o impacto das mulheres no mundo dos esportes, especialmente com a Olimpíada de Paris se aproximando. 
 
Sempre considerei o esporte como uma grande escola. Comecei a jogar tênis cedo e o fiz por muito tempo. Foram diversas fases – primeiro aprender, depois competir. Nas quadras, vivi frustrações e alegrias. Junto a elas, vieram lições de humildade, momentos de superação e escolhas. 
 
Mais para a frente, o tênis mudou de papel e ficou em segundo plano: passou a ser um grande aliado nas relações sociais. Na época, eu havia me mudado para a Suíça, não conhecia ninguém, e jogar me ajudou muito na conquista de amigos. 

Hoje, o tênis segue fazendo parte da minha vida de um jeito completamente diferente. Ficaram os ensinamentos, o prazer de assistir e a certeza de que o esporte contribuiu de forma muito positiva na minha formação e na minha carreira  – principalmente para me tornar a gestora que sou hoje.

Este ano, teremos o maior evento de esporte do mundo acontecendo em Paris – os Jogos Olímpicos – e estou feliz que teremos algo mais a comemorar além das medalhas. O símbolo dos jogos é o rosto de uma mulher, “Marianne”, a personificação da Revolução Francesa, do espírito francês, que revela a ambição de ser igualitária, solidária e generosa. Paris promete ser uma Olimpíada diversa e inclusiva e, na minha opinião pessoal, será a mais bonita de todas.

Após 125 anos desde os primeiros Jogos, as mulheres finalmente competem em igualdade com os homens. São 50% dos atletas. Com a maior delegação feminina da história do Brasil, teremos mais mulheres do que homens a representar o país – não que isso seja uma competição, mas é um marco histórico muito representativo e merece ser celebrado. É uma prova de que as mulheres estão conquistando espaço em um mundo que já foi muito desequilibrado e predominantemente masculino. Além disso, a primeira vez que as mulheres participaram de uma Olimpíada foi em Paris, nos Jogos de 1900, e apenas em dois esportes. E, pasmem, um deles era o tênis!

Estamos em uma nova era de conquistas para as mulheres no esporte. A maior participação feminina nas Olimpíadas de Paris 2024 e a presença inspiradora de mulheres em torneios de tênis como Roland Garros são apenas o começo. Como uma líder empresarial apaixonada por esportes, fico feliz em acompanhar essa evolução, celebrar essas conquistas e, ainda mais motivada, em incentivar e apoiar esse movimento em todas as áreas. Juntas, podemos continuar a quebrar barreiras e a inspirar a próxima geração de mulheres, atletas e executivas. 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Da IA ao open health: como executivas estão inovando o setor de saúde

    Da IA ao open health: como executivas estão inovando o setor de saúde

    Lideranças da Eurofarma, Grupo Sabin, Roche Farma, Weleda e ViewMind revelam como estão moldando o futuro do segmento no Brasil

  • As mulheres por trás das agências de marketing de influência

    As mulheres por trás das agências de marketing de influência

    As lideranças femininas das maiores agências de influenciadores do Brasil falam sobre o crescimento do mercado e seus desafios