Mulheres, sabemos mesmo aproveitar a força do networking?

Buscar
Publicidade

Opinião

Mulheres, sabemos mesmo aproveitar a força do networking?

Ao investir no fortalecimento das redes de networking femininas, construímos um futuro mais inclusivo e igualitário para as mulheres em diferentes setores e níveis de liderança


18 de julho de 2024 - 7h33

Em junho, embarquei rumo à França para participar do Cannes Lions International Festival of Creativity, uma oportunidade que vem carregada de expectativas. Além das premiações (o Grupo Reckitt estava concorrendo com quatro cases!) e dos painéis imperdíveis, Cannes é um dos principais encontros de profissionais da comunicação e do marketing em todo o mundo. Uma chance única de se conectar com quem trabalha na mesma área, muitas vezes em contextos e funções totalmente diferentes. Em outras palavras, Cannes é o lugar perfeito para interagir e expandir a nossa rede de contatos.

No ambiente de trabalho dinâmico de hoje, o networking é uma ferramenta essencial para abrir portas para novas oportunidades e negócios. Por outro lado, estudos como o da Harvard Business Review mostram que mulheres enfrentam mais obstáculos ao praticar networking comparado aos homens. E nem preciso falar que essas características são normalmente associadas a comportamentos masculinos e usadas para medir o potencial e o desempenho das pessoas. É hora de mudar essa narrativa.

Lá estava eu em Cannes, imersa na dinâmica do evento e buscando exercitar essa autoconfiança e assertividade quando recebi o convite para um encontro só de mulheres. Com a liderança da Fernanda Massa Viterbo, Daniela Graicar e apoio de Aladas e GDB, reunimos 40 mulheres, brasileiras, tomadoras de decisões da nossa indústria de comunicação. Naquele fim de tarde da Riviera, em um contexto muito mais à vontade, despretensioso até, ficou clara mais uma vez a importância de estabelecer conexões significativas, especialmente com outras mulheres líderes e inovadoras do mercado. E que importante é fazer isso do nosso jeito.

Encontro de lideranças femininas no Cannes Lions International Festival of Creativity de 2024 (Crédito: Arquivo pessoal)

Esse encontro me fez relembrar que networking não deve ser visto apenas como uma extensão do dia de trabalho, mas como uma parte integral do nosso desenvolvimento profissional e pessoal. Ao estabelecer conexões com outras mulheres, criamos uma rede de apoio que não apenas amplia nossas próprias oportunidades, mas também fortalece a posição de outras mulheres no ambiente corporativo.

Como você, mulher, pode investir em networking? Eu gostei dessas dicas que compartilho aqui:

– Networking exige dedicação. Busque destinar algumas horas do seu mês para participar de eventos e grupos que promovam oportunidades de conexão. Se ficar insegura à princípio, chame uma amiga para essa jornada.

– Mantenha contato com pessoas importantes da sua rede pelo menos uma vez por semana. Que tal um almoço, um café ou um treino juntas?

– Não se limite a ter apenas um mentor. Fure a sua bolha e forme seu próprio “conselho consultivo” com referências e perspectivas diferentes.

Ao investir no fortalecimento das redes de networking femininas, não apenas quebramos barreiras e superamos desafios históricos, mas também construímos um futuro mais inclusivo e igualitário para todas as mulheres em diferentes setores e níveis de liderança.

Vamos juntas?

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • 64% das brasileiras 50+ têm dificuldade para serem contratadas

    64% das brasileiras 50+ têm dificuldade para serem contratadas

    Pesquisa da Amarelo, apresentada em parceria com o Coletivo 45+, traz dados sobre autoestima, trabalho e preconceitos contra mulheres maduras

  • Tatiana Monteiro de Barros: a arte de conectar o setor privado com a ação social

    Tatiana Monteiro de Barros: a arte de conectar o setor privado com a ação social

    Fundadora do movimento União BR acredita na articulação entre o terceiro setor e as empresas para agir em emergências e catástrofes