No Dia da Mulher, marcas falam de inclusão com ações e campanhas
Eventos e iniciativas reforçam a importância da data e a representatividade para as marcas
No Dia da Mulher, marcas falam de inclusão com ações e campanhas
BuscarEventos e iniciativas reforçam a importância da data e a representatividade para as marcas
8 de março de 2023 - 16h21
O Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta quarta-feira, 8, acaba sendo uma oportunidade para as marcas reforçarem seu posicionamento acerca da equidade de gênero e do combate os entraves que ainda fazem com que as profissionais vivenciem situações desiguais no mercado de trabalho e na sociedade.
Neste ano, algumas empresas aproveitaram o 8 de março para divulgar iniciativas em prol de causas relacionadas à inclusão. Já outras destacaram a força feminina em campanhas.
Com o objetivo de solucionar problemas relacionados a burocracias de direitos de imagens e afins, e para que as marcas de esportes eletrônicos possam colocar jogadoras reais nos jogos, o Guaraná Antárctica lança a plataforma botaelasnojogo.com.br, que facilita a inclusão dos avatares das atletas.
A iniciativa criada pela Soko conta com Bia Zaneratto, Tamires, Maria Eduarda, Adriana e Ary Borges e outras atletas que apoiam o movimento #Botaelasnojogo pensado pela Ambev em 2022.
A Philips utiliza do mês da mulher para lançar incentivar a prática esportiva. No próximo dia 11, em São Paulo, a marca promove o Open Philips de Beach Tennis, evento idealizado pela ID\TBWA, em parceria com a Mynd, sob a marca de cuidados femininos do grupo, a Philips Beauty. O Festival oferecerá diversas atividades às participantes. Além dessa ação, a Philips apoia a segunda edição do Festival de Longboard Feminino, que busca incentivar o público feminino a praticar esportes, em especial o surf. O evento, que acontece entre os dias 16 a 19 de março na cidade de Santos, traz atividades com workshops de yoga, alongamento, skate, saúde da mulher, nutrição e shows das bandas Água e Sal, Dzrock, Gerônimo.
Já a Vivo utilizou a novela Travessia, da Globo, para promover a plataforma “Mulheres de Fibra” que tem como objetivo reforçar a diversidade e inclusão de profissionais em atividades tradicionalmente consideradas masculinas. Durante a aparição na trama da Globo, a marca explicou detalhes dos processos seletivos para o programa.
Para celebrar o Dia da Mulher e reforçar o compromisso da marca com a valorização e empoderamento feminino, a Black Princess lança a segunda edição da Black Princess FemAle totalmente idealizada e criada por mulheres, desde a brassagem ao envase.
Em parceria com o Content Studio Nestlé Ogilvy, a Nestlé traz mulheres para contarem suas histórias em uma live no Instagram da Moça. Intitulada “A realidade delas”, a transmissão ao vivo falará sobre empreendedorismo, profissão, ferramentas, entre outros assuntos. O Leite Moça convidou também outras avatares influentes do mercado para interagir com as personagens da live.
A Globo decidiu colocar luz para as ferramentas da Lei que visam coibir a violência contra a mulher, em uma campanha que será exibida ao longo de todo o mês e que está atrelada aos princípios da agenda ESG da empresa. O filme mostra mulheres que viveram ou acompanharam de perto situações de violência e destaca a frase: “Esse direito é nosso! De todas nós”.
A Hering aproveitou o dia para estrear uma campanha que tem como objetivo destacar a jornada exaustiva da rotina das mulheres no mercado de trabalho. Com criação da Ginga, a campanha conta com a participação da Gabriela Prioli, Larissa Luz e quatro colaboradoras da Hering, Manu Passos, Marcela Castellano, Tatiane Guimarães e Silvana Souza, que falam sobre suas rotinas. Além disso, o filme levanta questionamentos como “Se os cuidados são básicos, por que ninguém vê?” e “Se ninguém vê, como é possível valorizar?”.
Pela primeira vez, a marca de fralda descartáveis Huggies lança uma campanha no Brasil no dia Internacional da Mulher, com a proposta de ajudar a derrubar estereótipos atrelados às meninas desde bebês. Com criação da Accenture Song e produção da Pródigo, a campanha “Bebê, isso é rosa”, procura desmistificar as ideias e rótulos associados à cor.
Trazendo Dira Paes como protagonista, o Telecine apresenta o projeto ‘Mulheres Fazem Cinema’. A iniciativa tem como objetivo celebrar a participação feminina no cinema. Além de um vídeo institucional, que é o foco da campanha, a atriz participará de uma “roda de cinema”, em formato de podcast e em vídeo, com as apresentadoras do Telecine Renata Boldrini e Bruna Scot.
Com criação da Lew’Lara\TBWA, o Banco do Brasil quis chamar a atenção pra a luta das mulheres por melhores condições no trabalho. O filme reforça o debate sobre as ambições de trabalho e sobre o conceito de “chegar ao topo”.
A plataforma colaborativa Women on Walls (WOW), voltada para o fomento de mulheres nas artes, quer acelerar a profissionalização de artistas de forma gratuita. Funcionando desde 2022, a iniciativa constrói pontes de conexão e ensino livre, fornecendo também oportunidades e financiamento, e já conta com 2 mil mulheres cadastradas.
Com criação da Nova/SB, o Sebrae lança campanha que reforça o programa Sebrae Delas – Desenvolvendo Empreendedoras Líderes Apaixonadas pelo Sucesso. A campanha inclui peças gráficas, mídia digital e ação de conteúdo com influenciadoras relevantes no cenário do empreendedorismo feminino. O filme termina a tagline no feminino para a fala deiretamente com o público da campanha: Sebrae. A força da empreendedora brasileira. #ProvoqueaMudança.
Compartilhe
Veja também
Como as marcas podem combater o racismo na publicidade?
Agências, anunciantes e pesquisadores discutem como a indústria pode ser uma aliada na pauta antirracista, sobretudo frente ao recorte de gênero
Cida Bento é homenageada pela Mauricio de Sousa Produções
A psicóloga e ativista vira personagem dos quadrinhos no projeto Donas da Rua, da Turma da Mônica