O Dia das Mães na visão de cinco marcas
O Boticário, Natura, Guaraná Antarctica, Malwee e Pernambucanas destacam o contexto da maternidade atualmente em suas campanhas
O Boticário, Natura, Guaraná Antarctica, Malwee e Pernambucanas destacam o contexto da maternidade atualmente em suas campanhas
Lidia Capitani
3 de maio de 2023 - 9h00
Uma das principais datas comemorativas do calendário anual, o Dia das Mães mobiliza marcas, dos mais distintos setores, a celebrar, homenagear e refletir sobre o contexto da maternidade atualmente. Em destaque, a diversidade é um dos temas que permeia as campanhas, que se dedicam a mostrar a realidade das mães, seja de suas trajetórias ou de seus corpos. Por outro lado, o amor também é retratado entre as campanhas, de modo a ressaltar como o toque e o afeto são impactantes na vida das mães e dos filhos. Entretanto, há também marcas que aproveitam a data para lançar reflexões mais profundas como a solidão materna, as inseguranças e as multiplicidades de ser mulher e mãe.
Dessa forma, o Women To Wacth selecionou as campanhas de cinco marcas: O Boticário, Natura, Guaraná Antarctica, Malwee e Pernambucanas. Confira:
A campanha para o Dia das Mães do Boticário aborda o esgotamento materno, dando continuidade a um movimento de apoio e empatia às mães, iniciado em 2022, a partir de sua campanha sobre julgamento materno. O filme conceito da campanha, idealizado pela AlmapBBDO, retrata a experiência de uma mulher que se vê sozinha com o seu filho bebê em uma ilha deserta. Na ilha, ela fala dos momentos felizes, mas também das pressões, expectativas e medos que se materializam junto com a chegada da maternidade. Além disso, a marca oferece conteúdo destinado às mães e às redes de apoio, resultado de uma parceria com a The School of Life. Ao todo, serão 3 lives interativas conduzidas por psicólogos e mais vídeos e textos sobre o tema.
Nas redes sociais, A W3Haus desenhou uma estratégia criativa formada por um squad de influenciadoras. Dessa forma, os grupos são formados por criadores de conteúdo de diversos portes, composições familiares, recortes raciais e socioeconômicos. Cada um irá relatar suas histórias, puxando um movimento de apoio e empatia. Ademais, a ação também conta com um filme teaser na TV aberta, provocando as pessoas a pensarem na transição da palavra ‘sós’ para ‘nós’. Desse modo, a marca expande a conversa para o movimento #SejaRedeDeApoio, pautando a solidão materna.
Com o mote “começa aqui”, a Natura homenageia as mães que transformam o mundo através do seu amor. Em resumo, a campanha conta que o amor que o bebê recebe, através do toque, determinará a pessoa que será no futuro. A ação tem como foco a linha de produtos Mamãe e Bebe. Criada e desenvolvida pela Galeria, o filme é protagonizado por famílias reais, sob a trilha “Como Uma Onda”, releitura de Lulu Santos interpretada por Isadora Canto.
Por sua vez, as redes sociais ainda contam com a presença de grandes mães da mídia brasileira. São celebridades como Claudia Raia, Viih Tube, Pepita e Shantal Verdelho, que irão levantar a pauta da importância do toque na primeira infância. Ademais, em alguns pontos de São Paulo, haverá relógios de rua inspirados na caixa de presente Natura e nos presentes Mamãe e Bebê.
A campanha do Dia das Mães da Malwee, intitulada “Mães em movimento”, homenageia a força das mulheres mães e trabalhadoras. Assim, foram desenvolvidos três filmes protagonizados pelas influenciadoras: Suyane Ynaya (@suyane_ynaya) mãe de 3, stylist e editora de moda da Elle Brasil; Simone Aliperti Sancho (@simonesancho), mãe de 2, empresária e co founder da Belong Be; e Isa Domingues (@isadomingues), mãe de 1, influenciadora e co founder da Oli Video Shop. Desse modo, seu objetivo é colocar a moda como solução descomplicada para a rotina desafiadora das mulheres e mães. Além disso, também demonstra que não há fórmula mágica para equilibrar maternidade e carreira, por meio de histórias inspiradoras e reais.
Para o Dia das Mães, o Guaraná Antartica lançou a campanha “Mãe que fala a real é Coisa Nossa!”, criada pela Soko. A marca convidou mães para cocriarem a ação, desde o desenvolvimento das peças, aos roteiros e direção dos filmes. A iniciativa contou com mães e influenciadoras, como a apresentadora Tatá Werneck, Tia Má, Dani Choma e Gabi Coletti. Elas compartilham suas experiências, medos, confissões e inseguranças. Com o objetivo de retratar a realidade das mães, sem romantização, a campanha pode ser conferida em mídia exterior, redes sociais e na TV.
Com criação da Artplan, a Pernambucanas lançou sua campanha para o Dia das Mães chamada “Permãebucanas”, com a missão de valorizar o protagonismo materno. Desde 13 de abril, 22 lojas físicas da marca trocaram seu logotipo para o nome da campanha, que segue até o dia 14 de maio. Adicionalmente, a ação conta também com um filme-manifesto, que será exibido nas redes sociais da marca. Dessa forma, a mensagem destaca a essência única e especial de cada mãe, o descobrimento de um novo papel materno com a chegada do filho, e a potência de cada uma.
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