Assinar

Oportunidades: aceleração para startups lideradas por mulheres, projetos sociais e prêmio de diversidade

Buscar
Publicidade
Women to Watch

Oportunidades: aceleração para startups lideradas por mulheres, projetos sociais e prêmio de diversidade

Confira programas com inscrições abertas para startups lideradas por mulheres, projetos sociais e prêmio de diversidade


21 de junho de 2023 - 12h33

Você que tem um projeto ou uma startup e precisa de investimentos ou ajuda, confira os programas de aceleração e apoio que estão com inscrições abertas entre junho e julho. Com foco em startups fundadas por mulheres, a Rede Mulher Empreendedora, a B2Mamy e a Vibra Energia estão em fase de inscrição para os seus programas de aceleração. 

Em contrapartida, a Nestlé, UNESCO e a Braskem também estão selecionando projetos sociais com impacto em comunidades para oferecer apoio e investimento. Por fim, a Blend Edu prorrogou as inscrições para o Prêmio Diversidade em Prática, que reconhece ações inovadoras de diversidade e inclusão promovidas por empresas brasileiras.  

Para startups 

RME Acelera 

Até o dia 1 de julho, você pode se inscrever no RME Acelera, programa de aceleração equity free e gratuito da Rede Mulher Empreendedora. Desde 2018, a iniciativa já acelerou 37 startups lideradas por mulheres e captaram mais de 5 milhões de reais em investimentos. Para participar, basta ser uma mulher que tenha um negócio escalável com uma MVP em validação ou já validada, e que esteja em busca de investimento. 

O programa terá 7 meses, em que a mulher aprenderá as principais habilidades necessárias para empreender, terá acompanhamento de mentoras, avaliação de seus negócios, rodas de conversas e acesso ao networking da Rede Mulher Empreendedora. Saiba mais no site do programa. 

Pulse B2Mamy 

Outro programa de aceleração de startups fundadas por mulheres com inscrições abertas é o Pulse B2Mamy, que segue até o dia 24 de julho. Esta turma busca mulheres e mães com startups nos segmentos: Femtech (saúde feminina: mental, física e emocional); Martech (soluções para mídias, marketing e entretenimento); Materno infantil (de 0 a 6 anos), e Soluções para população negra. O programa é gratuito, online, equity free, já acelerou mais de 2 mil startups e oferece mentorias, aulas teóricas e práticas, rede de apoio e acolhimento, além do contato com o ecossistema de tecnologia e inovação. Saiba mais no site do Pulse B2Mamy. 

Vibra Energia impulsiona startups lideradas por mulheres 

A Vibra recebe até o dia 30 de junho inscrições de startups lideradas por mulheres interessadas em participar do programa de aceleração da companhia. A iniciativa busca incentivar a presença feminina na tecnologia e impulsionar soluções disruptivas em áreas como transição energética, mobilidade, conveniência, varejo, meios de pagamentos e outras ligadas aos segmentos de atuação da empresa.  

Serão três trilhas diferentes. A primeira será focada em empoderamento, com atividades de capacitação, mentoria, assistência jurídica, treinamento de pitchs, entre outras ações. A segunda é voltada para startups mais maduras e visa uma parceria com o Vibra Co.Lab, permitindo entrar na rota de inovação aberta, participar de pitchs, e com a possibilidade de ser “amadrinhada” por uma executiva da Vibra ou de um parceiro. A terceira trilha é a rota de investimento por meio do Vibra Ventures, com foco em startups de energia, mobilidade, logística, fintechs e varejo. Saiba mais no site da Vibra. 

Para projetos sociais 

Nestlé e UNESCO buscam projetos com impacto social em comunidades 

Iniciativa faz parte do Programa “Impulso Jovem – Porque a Juventude Importa” e vai financiar 20 projetos selecionados com um investimento inicial de US$ 10.000. Nos 10 anos da Iniciativa pelos Jovens, a Nestlé e a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) abrem inscrições para jovens da América Latina inscreverem projetos inovadores com impacto social positivo em suas comunidades. Batizado de “Impulso Jovem – Porque a Juventude Importa”, o programa é voltado para pessoas com idades entre 18 e 30 anos, e vai financiar 20 iniciativas com US$ 10.000. As inscrições podem ser feitas entre 15 de junho e 17 de julho por meio do site Because Youth Matter. 

Braskem apoia projetos de impacto social 

O 2º Edital Braskem Projetos que transformam está com inscrições abertas até o dia 30 de junho. O programa tem como objetivo apoiar projetos que contribuam para o desenvolvimento local das áreas de influência das operações da empresa. A Iniciativa apoiará com até 50 mil reais projetos que tragam melhoria na qualidade de vida da população dos territórios contemplados pelo edital. Os municípios contemplados são do estado do Alagoas, Bahia, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. 

Ao menos uma das ações dos projetos devem se relacionar com as temáticas: educação, inovação e empreendedorismo local e economia circular. Podem se inscrever somente organizações da sociedade civil registradas há, pelo menos, 12 meses; e que atuam por, pelo menos, 1 ano em algum dos municípios contemplados pelo edital. Saiba mais no site do programa. 

Prêmios 

Diversidade em prática 

A Blend EDU, consultoria de Diversidade e Inclusão, prorrogou as inscrições para o prêmio Diversidade em Prática, em que reconhece cases de empresas comprometidas com a pauta. Com o objetivo de fomentar ações inovadoras e retirar a diversidade do papel, os cases premiados também serão apresentados no Diversidade em Prática Summit, um evento digital e gratuito. Podem se inscrever empresas com atuação no Brasil, de iniciativa privada ou pública, independente de porte ou setor, que possuam práticas em prol da diversidade e inclusão no mercado de trabalho. Saiba mais sobre a premiação. 

 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Mais de 90% dos brasileiros aprovam ampliação da licença-paternidade

    Mais de 90% dos brasileiros aprovam ampliação da licença-paternidade

    Apesar da aprovação, poucas empresas aderem ao programa que permite extensão da licença ao pai 

  • Transição de carreira: a trajetória de mulheres que se reinventaram

    Transição de carreira: a trajetória de mulheres que se reinventaram

    Cresce o número de profissionais que, mesmo em altos cargos, querem fazer a transição de carreira; motivos vão da busca por reconhecimento e equilíbrio ao desejo de inovar