Assinar

Os desafios da programação em 2025: a evolução com a IA

Buscar
Publicidade
Opinião

Os desafios da programação em 2025: a evolução com a IA

Fazendo um balanço de 2024 e um exercício de projeção, programadores que souberem explorar o potencial dessa tecnologia estarão na vanguarda


10 de janeiro de 2025 - 10h11

(Crédito: Shutterstock)

O Projeto de Lei da Inteligência Artificial segue em discussão no Congresso Nacional, sinalizando que o impacto da IA está longe de ser apenas tecnológico. Ele se expande para áreas regulatórias, éticas e sociais, moldando um novo contexto para empresas e profissionais brasileiros.  

Enquanto isso, vimos gigantes globais como o Google e o OpenAI se adaptarem e competirem intensamente para liderar essa corrida tecnológica, muitas vezes redefinindo seus modelos de negócio. Para os programadores, que já estão no centro dessa transformação, a IA não é apenas uma ferramenta, mas um fator de mudança estrutural no mercado. Não é à toa que a escola de programação que eu lidero já tem duas formações especialmente moldadas para o aprendizado de inteligência artificial para programadores. 

Segundo a última Pesquisa Salarial de Programadores Brasileiros, realizada pelo Código Fonte, 83% dos profissionais já utilizam IA em suas atividades de programação. Isso demonstra que estamos caminhando para um perfil de programador que integra cada vez mais soluções de IA no dia a dia. No entanto, é interessante notar que 53,7% desses profissionais acreditam que não serão substituídos por IA. Essa perspectiva nos leva a uma questão essencial: como os programadores podem se destacar em um mercado onde a IA é tão presente? 

A resposta está na capacidade de adaptação e no desenvolvimento de habilidades que vão além do código. Em 2025, já é possível notar que o mercado de trabalho espera encontrar programadores que não se posicionam apenas como um executor técnico, mas um profissional que compreende profundamente o negócio e o produto para os quais trabalha. O diferencial estará em entender como as soluções tecnológicas impactam os objetivos das empresas e a experiência do usuário. E a IA é uma das grandes expectativas no desenvolvimento dessas soluções. 

E isso estará cada vez mais presente no dia a dia desses profissionais. O relatório da Founders Overview, produzido pela ACE Ventures, em conjunto com o Sebrae Startups, destaca que as startups que implementaram IA em suas operações reportam um crescimento e ganho de eficiência operacional em 37%. Atualmente, as empresas que usam ferramentas de IA apontam que seu foco principal no uso dessas ferramentas está na análise de dados (28%) e automação de processos (24%). Há ainda startups que relatam uso de ferramentas para otimização de marketing (18%). Não à toa, 36,7% das startups respondentes do estudo, que contou com cerca de mil empreendedores, notaram um crescimento no interesse de investidores em empresas que usam inteligência artificial. 

E não é apenas o mundo da tecnologia que está mudando; o comportamento do consumidor também está em constante transformação. Plataformas como o TikTok Shop, por exemplo, estão remodelando a forma como produtos são consumidos, e esse movimento tem uma forte conexão com a programação. Desenvolver soluções que dialoguem com esses novos fluxos de consumo e que sejam multidisciplinares será cada vez mais relevante para os programadores. 

Por fim, é essencial destacar que, embora a IA esteja automatizando muitas tarefas, ela também cria novas oportunidades. Programadores que souberem explorar o potencial dessa tecnologia para inovar e resolver problemas complexos estarão na vanguarda do setor. É o momento de enxergar a IA não como uma ameaça, mas como uma aliada poderosa para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que 2025 trará. 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • As mulheres por trás das agências de marketing de influência

    As mulheres por trás das agências de marketing de influência

    As lideranças femininas das maiores agências de influenciadores do Brasil falam sobre o crescimento do mercado e seus desafios

  • 75% das lideranças femininas já viram ideias de mulheres serem descartadas no Brasil

    75% das lideranças femininas já viram ideias de mulheres serem descartadas no Brasil

    Nova pesquisa da Fesa Group no Brasil indica principais razões para os projetos liderados por mulheres não irem para frente