Os desafios da programação em 2025: a evolução com a IA
Fazendo um balanço de 2024 e um exercício de projeção, programadores que souberem explorar o potencial dessa tecnologia estarão na vanguarda
Os desafios da programação em 2025: a evolução com a IA
BuscarFazendo um balanço de 2024 e um exercício de projeção, programadores que souberem explorar o potencial dessa tecnologia estarão na vanguarda
10 de janeiro de 2025 - 10h11
O Projeto de Lei da Inteligência Artificial segue em discussão no Congresso Nacional, sinalizando que o impacto da IA está longe de ser apenas tecnológico. Ele se expande para áreas regulatórias, éticas e sociais, moldando um novo contexto para empresas e profissionais brasileiros.
Enquanto isso, vimos gigantes globais como o Google e o OpenAI se adaptarem e competirem intensamente para liderar essa corrida tecnológica, muitas vezes redefinindo seus modelos de negócio. Para os programadores, que já estão no centro dessa transformação, a IA não é apenas uma ferramenta, mas um fator de mudança estrutural no mercado. Não é à toa que a escola de programação que eu lidero já tem duas formações especialmente moldadas para o aprendizado de inteligência artificial para programadores.
Segundo a última Pesquisa Salarial de Programadores Brasileiros, realizada pelo Código Fonte, 83% dos profissionais já utilizam IA em suas atividades de programação. Isso demonstra que estamos caminhando para um perfil de programador que integra cada vez mais soluções de IA no dia a dia. No entanto, é interessante notar que 53,7% desses profissionais acreditam que não serão substituídos por IA. Essa perspectiva nos leva a uma questão essencial: como os programadores podem se destacar em um mercado onde a IA é tão presente?
A resposta está na capacidade de adaptação e no desenvolvimento de habilidades que vão além do código. Em 2025, já é possível notar que o mercado de trabalho espera encontrar programadores que não se posicionam apenas como um executor técnico, mas um profissional que compreende profundamente o negócio e o produto para os quais trabalha. O diferencial estará em entender como as soluções tecnológicas impactam os objetivos das empresas e a experiência do usuário. E a IA é uma das grandes expectativas no desenvolvimento dessas soluções.
E isso estará cada vez mais presente no dia a dia desses profissionais. O relatório da Founders Overview, produzido pela ACE Ventures, em conjunto com o Sebrae Startups, destaca que as startups que implementaram IA em suas operações reportam um crescimento e ganho de eficiência operacional em 37%. Atualmente, as empresas que usam ferramentas de IA apontam que seu foco principal no uso dessas ferramentas está na análise de dados (28%) e automação de processos (24%). Há ainda startups que relatam uso de ferramentas para otimização de marketing (18%). Não à toa, 36,7% das startups respondentes do estudo, que contou com cerca de mil empreendedores, notaram um crescimento no interesse de investidores em empresas que usam inteligência artificial.
E não é apenas o mundo da tecnologia que está mudando; o comportamento do consumidor também está em constante transformação. Plataformas como o TikTok Shop, por exemplo, estão remodelando a forma como produtos são consumidos, e esse movimento tem uma forte conexão com a programação. Desenvolver soluções que dialoguem com esses novos fluxos de consumo e que sejam multidisciplinares será cada vez mais relevante para os programadores.
Por fim, é essencial destacar que, embora a IA esteja automatizando muitas tarefas, ela também cria novas oportunidades. Programadores que souberem explorar o potencial dessa tecnologia para inovar e resolver problemas complexos estarão na vanguarda do setor. É o momento de enxergar a IA não como uma ameaça, mas como uma aliada poderosa para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que 2025 trará.
Compartilhe
Veja também
“Brain rot”: Como enfrentar a exaustão mental em 2025
A psicanalista Elisama Santos reflete sobre a condição e aponta maneiras práticas de desacelerar e reencontrar o equilíbrio
Lideranças femininas dão dicas de livros para 2025
Colunistas do Women to Watch fizeram uma lista de recomendações de leitura para o ano