Prontos para a temporada de compras?
Quando pensamos no período que se aproxima, entre Black Friday e Natal, há aprendizados riquíssimos e práticos
Quando pensamos no período que se aproxima, entre Black Friday e Natal, há aprendizados riquíssimos e práticos
11 de setembro de 2024 - 14h52
Tenho observado, de uma posição muito privilegiada, a relevância que a tecnologia vem ganhando nas operações das agências e o valor que ela tem aportado nos resultados de desempenho dos clientes. Observo que não é tarefa fácil fazer mudanças culturais na forma do ecossistema trabalhar, mas existem pessoas e empresas liderando com sucesso esta transformação.
Queria muito ter a oportunidade de conhecer mais a fundo as boas práticas de mercado e a oportunidade chegou durante o Performance Summit, evento que a Meta realizou no fim de agosto, quando tive o prazer de receber Pablo Lemos, CTO da NeoPerformance, e Carlos Pereira Lopes Filho, CTO da Monks Brasil, para um bate-papo inspirador.
Durante nossa conversa, que foi acompanhada por uma plateia atenta e curiosa, falamos sobre como as agências têm sofisticado suas ofertas de performance por meio de profundas integrações e implementação de novos recursos tecnológicos que aumentam sua proposta de valor para os clientes. Mais do que falar sobre a tecnologia, Carlos e Pablo trouxeram para o protagonismo da conversa o valor do ser humano e da inteligência para gerir todos os atores que compõem uma cadeia de performance.
Quando pensamos na temporada de compras que se aproxima agora no último trimestre, entre Black Friday, Natal e outras sazonalidades, tivemos aprendizados riquíssimos e práticos durante nossa discussão. Gostaria de destacar aqui minhas principais conclusões sobre os principais insights que tivemos naquele dia:
O primeiro ponto que chamou muito a minha atenção é sobre a importância de garantirmos a qualidade dos dados que estamos obtendo. Isso se dá por meio de diferentes soluções, sendo intencionais e rigorosos na seleção dos conjuntos de dados que serão utilizados; criteriosos e exigentes na geração de dados próprios e focados na qualificação de leads antes de iniciar uma jornada de performance para garantir a eficiência do processo de otimização e resultados. Ou seja, tudo começa com dados de qualidade.
As ferramentas de automação de tarefas operacionais e repetitivas do dia a dia da jornada de performance permitem que os talentos da agência usem sua inteligência para serem mais curiosos e trazerem contribuições estratégicas e novas ideias para as campanhas, além de perspectivas inovadoras sobre boas práticas e resultados. Ou seja, quanto melhor for a inteligência da máquina, mais valor terá a inteligência humana.
Entre as fantásticas soluções e ferramentas disponíveis no setor a cada dia, durante a nossa conversa foram destacadas pelo Pablo e Carlos a API Conversions da Meta para garantir qualidade do sinal e base para gerar resultados on e offline; e o pacote Advantage+ da Meta para aproveitar ao máximo o aprendizado de máquina na entrega e otimização de campanhas para resultados de vendas. Essas ferramentas entregam vantagem competitiva no processo porque reúnem as premissas de dados de qualidade e automação empoderadas por inteligência artificial em tempo real, ambas trabalhando de acordo com os objetivos que escolhemos para elas estrategicamente.
Ao estabelecer fluxos de trabalho de desempenho digital eficazes, é impossível ser totalmente realizado sozinho, uma vez que existem múltiplas variáveis e partes interessadas ao longo do processo a serem consideradas. A parceria intencional entre agências e organizações internas de vários clientes é fundamental para uma otimização eficaz em tempo real e resultados mais sólidos.
O último aprendizado é mais uma nota pessoal sobre o valor de reconhecer que devemos ser inclusivos na montagem de equipes multidisciplinares e ser estratégicos nas jornadas de transformação digital dos clientes. As pessoas não precisam falar de tecnologia para compreender seu valor, objetivos e resultados.
Sigo aqui animada ao ver tantas agências como a NeoPerformance e a Monks investindo nessa jornada de técnica de performance, mas sem perder de vista a força da criatividade e a cultura das marcas que atendem. Essa é a união que trará resultados cada vez mais consistentes e de longo prazo para as empresas, seja na sazonalidade da temporada de compras ou além.
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