Quatro lideranças do marketing discutem desafios em novas posições
Isabella Zakzuk, Vanessa Gordilho, Renata Gomide Carvalho e Poliana Sousa falam sobre suas recentes movimentações profissionais, propósitos e visões de seus novos papéis
Quatro lideranças do marketing discutem desafios em novas posições
BuscarIsabella Zakzuk, Vanessa Gordilho, Renata Gomide Carvalho e Poliana Sousa falam sobre suas recentes movimentações profissionais, propósitos e visões de seus novos papéis
Lidia Capitani
12 de maio de 2023 - 13h20
A longa jornada de construção de uma carreira não acontece do dia para a noite, especialmente para as mulheres, que enfrentam uma série de desafios e obstáculos de um mundo corporativo feito por homens e para homens. Seja por conta de exigências e parâmetros de produtividade incompatíveis com quem divide o trabalho com os cuidados com a casa e família, ou ainda, pelas micro agressões que tolhem essas mulheres e moldam seus comportamentos.
A boa notícia é que pela menos na área de marketing, a presença e a ascensão de mulheres em posições de liderança têm avançado a passos largos ao longo dos últimos anos. Women to Watch conversou com quatro profissionais que recentemente passaram por promoções nas companhias em que atuam ou que mudaram de empresas galgando novas posições. Cada uma a sua maneira, elas celebram essas conquistas e relatam seus desafios, propósitos e visões nos novos papéis.
Isabella Zakzuk é um exemplo dessas mulheres. Recentemente, assumiu a posição de Vice-Presidente de Design e Comunicação para Hair Care na América Latina na Procter & Gamble. Um cargo novo, mas não estranho para quem está há mais de 15 anos na empresa. Nessa longa trajetória, Isabella iniciou como estagiária, passou por diferentes posições e unidades, até chegar no posto de VP no início deste ano. A promoção é lógica dada a experiência e tempo da profissional, mas o inesperado é que ela ocorreu logo após seu retorno da licença maternidade. O nascimento da Manuela veio como um presente em dobro: além da criança, Isabella inicia uma nova jornada como VP e se muda para o Panamá com a família.
No ano passado, Isabella Zakzuk foi uma das homenageadas no Women To Watch 2022. Assim como ela, Poliana Sousa também já foi agraciada pelo prêmio em 2017, momento em que cruzou o caminho com Zakzuk enquanto ambas trabalhavam na P&G. Desde então, Poliana passou pela Coca-Cola Company até que, no início deste ano, assumiu a posição de General Manager de Personal Care na Unilever Brasil.
Também na área de cuidados pessoais, Renata Gomide Carvalho foi promovida a VP de Consumer no Grupo O Boticário no final do ano passado, após ser Head da marca Quem Disse Berenice? e Diretora de Marketing da empresa. Já em outro setor, totalmente distinto, Vanessa Gordilho é apontada como a nova Vice-Presidente de Negócios e Marketing da Vibra Energia. Em sua trajetória, a profissional também passou por organizações como Mastercard, GetNet Brasil e QSaúde.
Um ponto de encontro dessas lideranças é seu compromisso com uma comunicação transparente e capaz de promover transformações. “Uma das minhas maiores motivações, é explorar todo o potencial das marcas do Grupo Boticário como agentes geradores de reflexão, contribuindo com a construção de uma beleza mais diversa, inclusiva e livre de estereótipos”, reflete Renata Carvalho.
Do mesmo modo, Zakzuk enxerga seu papel de líder como uma responsabilidade de apontar uma visão de futuro transformadora. “Uma das características mais importantes da liderança é a capacidade de olhar à frente, comunicar, e inspirar as pessoas. Além de desenvolvê-las e capacitá-las para que elas possam atingir o seu máximo potencial e colaborar na realização de grandes planos”, diz.
O propósito é uma fonte de motivação para essas lideranças, seja atuando no meio da beleza, cuidados pessoais ou energia. Esse propósito está muito ligado à transformação e promoção de um futuro diverso e sustentável. Na Vibra, Vanessa ressalta o “comprometimento com o desenvolvimento sustentável e com a descarbonização de seus clientes” como um dos pontos fortes da empresa que a atraiu para aceitar a nova posição.
Entretanto, o que realmente as conecta como líderes é sua preocupação com o desenvolvimento pessoal e profissional de seus liderados e seus consumidores. “Eu acredito que um bom líder se faz a partir de alguns pontos. O primeiro é o cuidado e a atenção com as pessoas. É preciso ter habilidade para entender o potencial de cada um e estimular o desenvolvimento. Outro ponto importante é ser obstinado por encontrar o caminho mais eficiente para o negócio. E por último, é ter disponibilidade. Um líder precisa ouvir, trocar, estar disponível e prover um ambiente que estimule a comunicação e o compartilhamento de experiências”, revela Vanessa Gordilho.
Poliana Sousa também compartilha dessa visão de liderança voltada para as pessoas e acrescenta: “A troca, o diálogo e a escuta ativa são fatores essenciais para uma liderança mais humanizada, que, consequentemente, desenvolve times cada vez mais engajados e colaborativos, contribuindo também para a geração de resultados positivos para a companhia”, descreve.
A escuta ativa é um conceito muito em voga entre lideranças, mas que aterrissa no cotidiano quando essa líder se dedica a entender o que motiva seus times e também o que os desmotiva. “Só assim, quando olharmos para a equipe não como um grupo de pessoas, mas como indivíduos com potencialidades e fraquezas, erros e acertos, conseguiremos crescer coletivamente e conquistar melhores resultados para a empresa e para cada um, individualmente”, frisa Renata Gomide.
Uma promoção geralmente vem cercada de novidades, mas também de desafios e responsabilidades. E quando se trata de um cargo de liderança, existe uma grande preocupação com o futuro, seja da empresa, dos consumidores, da indústria ou dos times. As lideranças do futuro são aquelas dedicadas à mudança, flexíveis e adaptáveis para encarar os desafios de um mundo em transformação e com propósitos guiados pelas demandas da atualidade. Como líder de cuidados pessoais da Unilever, Poliana Sousa é movida pela criatividade e inovação. Seu desejo ao assumir a nova posição é desenvolver suas marcas para que estejam cada vez mais próximas dos consumidores, “não só por meio do uso em si dos produtos, como também promovendo momentos de lazer e entretenimento”, destaca.
Na Vibra, Vanessa também busca aproximar-se dos consumidores, mas destaca a geração de valor como sua principal missão. “A minha caminhada passa pela geração de valor nos produtos e serviços oferecidos pela Vibra, com uma atenção muito forte na jornada dos nossos clientes. Eu trago o conhecimento do uso de dados e vou me dedicar a transformar processos e buscar soluções para tornar a experiência dos nossos consumidores ainda melhor”, revela Gordilho.
Os desafios que essas lideranças enfrentam não são pequenos. Vivemos em um mundo digital em constante mudança, o que requer um olhar especial para a inovação. É isso que Renata Gomide pretende focar como VP de Consumer do Grupo Boticário. “Numa perspectiva de futuro, quero continuar renovando a conexão que temos com a nossa rede. Isso por meio da criação de novos produtos icônicos de alta performance e cheios de originalidade, além de criar experiências criativas e do investimento em inovação e tecnologia”, diz.
Renata também ressalta a importância da pauta de gênero para a construção do que ela chama de “beleza do futuro”: “Quero continuar impactando o mundo da beleza, trazendo provocações, mapeando e ditando tendências, assim como novas formas de entender a rotina de autocuidado. Isso é o que chamamos de beleza de futuro, um propósito que vai muito além da estética”, continua.
No mesmo sentido, Isabella Zakzuk também entende que o cuidado com a beleza, em seu caso, o cabelo, vai muito além de uma questão de aparência. “Sabemos que o consumidor, e principalmente a mulher latino-americana, é extremamente envolvida com beleza e tem o cabelo como um dos atributos mais importantes para a sua imagem. Trabalhamos com aspectos mais profundos do que apenas a aparência, mas também com o que ela significa e o que ela diz sobre os nossos consumidores”.
Com flexibilidade, vulnerabilidade, criatividade e claro, propósito, essas lideranças navegam o mundo corporativo com a missão de criar impacto e gerar valor. São mulheres que sabem o poder da palavra e da escuta para a construção de um futuro visionário, onde suas ações são ampliadas num movimento em cascata. O resultado é refletido em novas gerações de mulheres inspiradas e motivadas para continuar a transformação e também se tornarem líderes.
Desse modo, Renata Gomide finaliza com uma reflexão sobre seu papel como mulher. “Há alguns anos, quando iniciei a minha carreira, era muito mais difícil encontrar mulheres ocupando grandes cadeiras em grandes empresas, principalmente na liderança. Embora ainda tenhamos muitos desafios pela frente, essa é uma realidade que vem mudando e que ajuda a transformar a comunicação como um todo, impactando times e decisões, reforçando compromissos de gênero e criando ambientes seguros de trocas e de aprendizados. Afinal de contas, esse é o meu propósito e desafio diário: transformar a vida das pessoas através da beleza. Posso afirmar que continuarei firme nele, olhando sempre para frente”.
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