Retrospectiva 2024: ano de medalhas e desafios para as mulheres
Confira alguns fatos que marcaram as conquistas femininas em 2024 e prenunciam grandes momentos para o próximo ciclo
Retrospectiva 2024: ano de medalhas e desafios para as mulheres
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Meio & Mensagem
20 de dezembro de 2024 - 8h30
O ano de 2024 foi marcado por momentos que reforçaram o protagonismo feminino em diversas esferas. Dos debates sobre a violência de gênero no território do futebol, com os casos de Robinho e Daniel Alves, até as vitórias das atletas brasileiras nas Olimpíadas de Paris, as mulheres ocuparam o centro das discussões e celebraram conquistas históricas no Brasil.
Entre os destaques está o mais recente: a atriz Fernanda Torres ganhou reconhecimento internacional por sua atuação no cinema, com o filme “Ainda Estou Aqui”. No mundo da música e das marcas, Madonna provocou reflexões com a passagem de sua turnê no Brasil e como a primeira artista escolhida pelo Itaú Unibanco para assumir a direção de uma campanha da marca. Já Oprah Winfrey inspirou plateias no País ao compartilhar sua jornada de sucesso no evento “Legends in Town”, marca da Alvarez & Marsal e da XP.
A retrospectiva de 2024 reflete a resiliência e a ascensão das mulheres no cenário global e os desafios que estão por vir em 2025. Confira.
Os casos de Robinho e Daniel Alves, ex-jogadores da seleção brasileira de futebol condenados por estupros no início do ano, geraram discussão sobre o papel dos homens e das marcas na agenda do combate à violência de gênero e à cultura machista e abusiva no território do futebol.
“O silêncio sepulcral da CBF e de dirigentes do futebol brasileiro e internacional sobre ambas as situações é gritante. Os dois casos não são isolados. Fazem parte de um padrão de comportamento de um número grande de jogadores acusados, processados ou condenados por crimes de violência sexual e estupro no Brasil e no exterior”, escreveu Regina Augusto em sua coluna no Women to Watch.
Em fevereiro, o Itaú estreou um filme estrelado, criado e dirigido por Madonna, como parte de um processo de rebranding da marca. A campanha celebrou as múltiplas vidas da rainha do pop, e também trouxe a artista como símbolo da resistência feminina e do combate ao etarismo.
Com sua participação no comercial em celebração aos 100 anos do Itaú Unibanco, ela foi a primeira artista escolhida para assumir a direção de um anúncio da marca. “Contem minhas conquistas e não o número de anos que vivi neste planeta. Vi muitas estrelas aparecerem e desaparecerem. Mas minha luz nunca se apagará. Continuarei hoje, amanhã e pelos próximos 100 anos.”
Três meses depois, o Itaú trouxe Madonna ao Brasil com sua “Celebration Tour”, no Rio de Janeiro, no dia 4 de maio. A performance foi criticada e ovacionada, refletindo a constante disposição de Madonna em desafiar normas e provocar discussões por meio de sua arte, mantendo-se uma figura central no cenário cultural global.
Em abril, a apresentadora Oprah Winfrey esteve no Brasil para participar do evento “Legends in Town”, marca da Alvarez & Marsal e da XP para a realização de uma série de eventos de entretenimento, esportes e negócios no País.
No evento, que reuniu em São Paulo estrelas do mundo dos negócios, política, entretenimento e esporte, Oprah compartilhou com Taís Araújo sua jornada e contou como ter uma vida mais saudável e próspera.
Primeira mulher negra a se tornar bilionária nos Estados Unidos, com uma fortuna estimada em US$ 2,8 bilhões, de acordo com o ranking da Forbes, Oprah no Brasil foi um marco de representatividade e inspiração. A apresentadora é uma das figuras públicas negras mais influentes e bem-sucedidas do mundo.
“Você nunca será o que você quer, o que você sonha. Você será o que acredita que vai ser”, disse no evento, ao citar sua grande inspiração na vida, a poeta e escritora Maya Angelou.
Os Jogos Olímpicos de Paris 2024, que aconteceram em julho, deixaram um legado para o esporte feminino e para as brasileiras. No Brasil, das 20 medalhas que os atletas conquistaram, 12 foram de mulheres, com destaque para os únicos três ouros.
Além disso, três dos quatro atletas que ganharam mais de uma medalha eram mulheres: Beatriz Souza e Larissa Pimenta, cada uma com duas medalhas, e Rebeca Andrade, com quatro.
Em setembro, o fundador da Easy Taxi e presidente da G4 Educação, Tallis Gomes, afirmou que seria contra sua mulher ocupar o cargo de CEO porque mulheres que exercem essa função “passam por um processo de masculinização”. Segundo ele, isso as leva a deixarem a família e a casa de lado.
O comentário “Deus me livre de mulher CEO”, feito pelo executivo na ocasião, causou polêmica nas redes e serviu de inspiração para postagens de lideranças, marcas, consumidores e até fonte para campanhas. Agora, a frase é considerada um meme do ano.
Pelo segundo ano consecutivo, Tarciana Medeiros, presidente do Banco do Brasil, alcançou um marco histórico ao ser reconhecida pela Forbes, em dezembro, como uma das mulheres mais poderosas do mundo.
Ela foi a primeira brasileira a liderar o ranking global, em 18º lugar. No ano passado, a paraibana estreou na lista na 24ª posição. O ranking reúne 100 líderes de destaque do mundo em diferentes setores.
Em 2024, a atriz Fernanda Torres se consolidou como uma das maiores atrizes brasileiras de sua geração. Com sua atuação no filme “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles, ela tem emocionado amplamente o público e recebido elogios dos críticos de cinema do Brasil e do mundo.
Com o feito, Fernanda tem sido destaque com frequência em veículos da imprensa brasileira e internacional e em postagens nas redes sociais, com altos índices de engajamento.
No dia 5 de janeiro de 2025, a atriz participará do Globo de Ouro, disputando o prêmio de melhor atriz de filme dramático, e com a obra, indicado a melhor longa-metragem em língua não-inglesa. Fernanda também está no radar do Oscar e de outras premiações.
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