Será que você está confortável em não crescer?
A pergunta pode até soar ofensiva, porque é um senso comum: toda empresária quer crescer, quer fazer seu negócio dar certo. Mas será que é assim mesmo?
Será que você está confortável em não crescer?
BuscarA pergunta pode até soar ofensiva, porque é um senso comum: toda empresária quer crescer, quer fazer seu negócio dar certo. Mas será que é assim mesmo?
3 de fevereiro de 2025 - 7h11
Parece contraditório, mas o medo de brilhar é uma realidade para muitas empresárias. Ele vem do receio das mudanças e das responsabilidades que acompanham o sucesso. É o medo de não dar conta, de falhar, ou até mesmo a tentativa de evitar a “dor do crescimento”.
Crescer sem processos organizados realmente torna tudo mais difícil — e, pior, insustentável a longo prazo. A verdade é que não precisamos sentir tão intensamente essa dor. Na EBEM, notamos que muitas empresárias alcançam um crescimento exponencial em suas áreas de atuação e acabam buscando educação empreendedora quando percebem que esse processo desordenado é desafiador e, às vezes, até sufocante. Nesse momento, elas começam a enxergar as lacunas de conhecimento sobre gestão que têm e que as impedem de conduzir seus negócios de forma mais estratégica e estruturada.
Um exemplo claro disso é Helen Moraes, CEO da Habita Reurb e aluna da EBEM desde 2022. Helen sempre sonhou em ser advogada e, com isso, ajudar pessoas de baixa renda. Com muito esforço e dedicação ao longo de anos, conseguiu viver seu propósito, oferecendo moradia digna a milhares de pessoas.
Mas com o crescimento da Habita Reurb, Helen percebeu que só o vasto conhecimento jurídico sobre regularização fundiária não era suficiente para continuar crescendo e levando moradia a tantos outros brasileiros. Ela entendeu que, para fazer sua empresa crescer de forma sustentável e estruturada, precisaria ir além: construir processos, liderar um time que funcionasse sem depender exclusivamente dela e aprender a delegar.
Foi então que procurou a EBEM, uma escola exclusivamente feminina, para se capacitar como empresária e gestora. Desde então, Helen conseguiu direcionar a expansão da Habita Reurb, atingindo um crescimento de cerca de 400%. Hoje, sua empresa está presente em mais de 500 municípios e continua impactando vidas em larga escala.
Helen já era uma excelente advogada, mas precisou se aprimorar para se tornar também uma excelente empresária. Em nossas formações, ela, que é extremamente engajada, afirma que foi tirada de sua zona de conforto ao aprender sobre empreendedorismo. Apesar de inicialmente acreditar que não precisava disso, ao trocar experiências com outras líderes, Helen percebeu que a educação empreendedora era essencial para que ela pudesse crescer de maneira sustentável e estratégica.
Você está se preparando para o crescimento da sua empresa ou ainda evita encarar o que não sabe? No Brasil, onde 80% das micro e pequenas empresas não completam o primeiro ano e 60% fecham antes dos cinco, de acordo com o IBGE, a verdade é que sabemos muito pouco sobre gestão. Ser excelente no que você faz não é suficiente para sustentar um negócio a longo prazo.
Por isso, é essencial se preparar, aprender e entender que crescer sem a base certa é mais difícil do que parece. O conhecimento adequado em gestão transforma o crescimento de um processo desordenado em uma jornada estruturada, que é mais sustentável e pode ser alcançada com mais confiança.
Que tal fazer de 2025 o ano em que você deixou o medo de lado e escolheu crescer de forma planejada?
Compartilhe
Veja também
Daniela Graicar: de jovem empreendedora a liderança global de PR
CEO da Pros e fundadora do Aladas fala sobre sua jornada no empreendedorismo e a importância das relações públicas para a reputação das marcas
Como as marcas podem navegar na economia do escapismo?
Agatha Kim comenta nova pesquisa da WMcCann, que aponta necessidade de fugir da realidade como tendência de comportamento