Assinar

Vera Iaconelli: “Para não ver aquilo que nos implica, a gente finge que não existe”

Buscar
Publicidade
Women to Watch

Vera Iaconelli: “Para não ver aquilo que nos implica, a gente finge que não existe”

Psicanalista e colunista da Folha de S. Paulo reflete sobre racismo, intersseccionalidades e maternidade


2 de agosto de 2023 - 14h16

Vera Iaconelli (Crédito: divulgação)

 

Está no ar o sexto episódio da segunda temporada do podcast Falas apresentado por Regina Augusto, curadora de conteúdo do Women to Watch. Nesta edição ela conversa com Vera Iaconelli, Psicanalista, Mestre e Doutora em Psicologia pela USP. Autora dos livros: ‘Mal-estar na maternidade’, ‘Criar filhos no século XXI’ e organizadora da Coleção ‘Parentalidade & Psicanálise’. Vera também é colunista da Folha de S. Paulo e Diretora do Instituto Gerar de Pscinálise. 

Sua trajetória profissional começou pela necessidade de ajuda psicológica em um momento conturbado da vida. Após o início do tratamento, Vera percebeu seu interesse pela psicologia e seguiu por esse caminho, especializando-se na psicanálise. 

 Neste episódio, Vera Iaconelli fala sobre intersseccionalidades de classe, raça e gênero e como o Brasil tem avançado nessas discussões. “Para não ver aquilo que nos implica, a gente finge que não existe, são defesas da branquitude”, afirma. “O Brasil está se vendo no espelho, está ficando muito assustado, negando tudo que pode ou avançando na consciência, parecido com uma pessoa no divã”. 

Ela ainda reflete sobre maternidade e o esgotamento materno, lembrando que o quarto PIB Mundial vem do trabalho doméstico não remunerado das mães do mundo inteiro. 

Falas Women to Watch tem como objetivo dar visibilidade e fomentar debates sobre o espaço feminino no mercado de trabalho. Serão ao todo 15 episódios exibidos semanalmente às quartas-feiras e disponíveis em todas as plataformas de áudio e vídeo. 

Assista à entrevista. 

 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Favela é target: o poder de consumo de bilhões liderado pelas mulheres

    Favela é target: o poder de consumo de bilhões liderado pelas mulheres

    A fundadora do Nós, Novo Outdoor Social, reflete sobre como as marcas podem comunicar com o público das favelas brasileiras

  • Mulheres que desafiam estigmas e lideram inovações no Brasil

    Mulheres que desafiam estigmas e lideram inovações no Brasil

    Conheça a história de empreendedoras que estão superando os obstáculos de inovar na ciência, saúde, tecnologia e finanças