Comunidade altamente engajada
Como marcas e creators podem criar diálogos e relacionamentos autênticos
Como marcas e creators podem criar diálogos e relacionamentos autênticos
20 de junho de 2023 - 8h39
O avanço da internet permitiu que o mercado publicitário se reinventasse. Se antes era comum grandes campanhas, hoje as marcas apostam nas estratégias com criadores de conteúdo. A escolha de um perfil assertivo garante audiência e bons resultados.
O boom da era dos criadores está atrelado ao avanço das redes sociais, em conjunto com a mudança do consumidor. Isso ocorre porque o público prefere se conectar com histórias autênticas e reais. Um bom exemplo são as antigas propagandas de margarina, que simulavam uma família tradicional branca. Essas campanhas não atingem mais o consumidor, pois estão fora da realidade de grande parte da população. Na nova era, as publicidades genéricas não têm vez e, assim, o uso da estratégia com criadores ganha cada vez mais importância.
Diante deste cenário, as marcas estão co-criando com os creators. Mas para uma estratégia ter sucesso, é preciso conquistar uma comunidade altamente engajada, o que é um grande desafio. Para que o público se conecte de fato com a mensagem transmitida, é necessário que o creator tenha uma audiência engajada.
E isso não é um problema para esses profissionais, pois eles já fazem sucesso e possuem muitos seguidores, por conta da forma única de produzir conteúdo. Por conhecer o seu público, eles sabem exatamente como se comunicar e criar diálogos realmente autênticos com as pessoas. Segundo o estudo realizado pela Cupom Válido, com dados da Statista e HootSuite, mais de 43% dos brasileiros já realizaram uma compra por influência de uma celebridade ou influenciador digital. O que evidencia o poder de influência e comunicação desses profissionais.
Quando falamos em micro, médio e nano creators, esses números podem ser ainda melhores. Isso porque, esses profissionais têm uma audiência mais engajada do que os macro creators, que conversam com um grande público, mas, por consequência, convertem menos. Os pequenos dialogam diretamente com um nicho do mercado, e, por isso, constroem relacionamentos mais autênticos.
Diante disso, as marcas devem olhar atentamente para os creators e optar por aqueles que realmente fazem sentido com os objetivos da campanha. Mais do que olhar para as métricas, é necessário analisar como o creator se comunica, o que ele está transmitindo e como ele está dialogando com a comunidade. Desta forma, é possível escolher alguém que tenha um trabalho único e que se comunique com a audiência certa.
Por fim, para ter alto engajamento, é necessário confiar no trabalho dos criadores, para que eles desenvolvam a campanha com o seu olhar. Por interagir constantemente com o público, eles estão atentos aos detalhes e sabem como se conectar, de fato, com a audiência.
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