Assinar
Publicidade
Opinião

Guerra com o algoritmo

Como criar conteúdos que fortaleçam a comunidade e alcancem grandes públicos?


26 de maio de 2023 - 8h12

(Crédito: shutterstock)

Segundo o levantamento “Tendências de Social Media 2023”, realizado pela Comscore, o Brasil é o terceiro país no mundo que mais consome redes sociais. Os dados evidenciam como essas plataformas fazem parte do dia a dia da população. Além disso, a conexão constante do público na internet gera um sentimento de proximidade nos usuários com os creators que, muitas vezes, se sentem íntimos de perfis que eles conhecem somente por meio de uma tela. 

Com o compartilhamento de suas vidas na plataforma e a produção de conteúdo, os creators criam engajamento e, por consequência, uma comunidade que os acompanham regularmente. Vale lembrar que, neste caso, comunidade nas redes é mais do que o número de seguidores, eu diria que é um agrupamento de pessoas que compartilham dos mesmos ideais e visão que o creator — é a identificação e o pertencimento com os conteúdos de uma página. Assim, por criar conexão e afinidade com o que é transmitido, o profissional alcança um alto nível de engajamento.  

Com um desenvolvimento de trabalhos na plataforma e um mercado que valoriza cada vez mais altos números, a pergunta que fica para esses profissionais é: como criar conteúdos que fortaleçam a comunidade e alcancem, ao mesmo tempo,  grandes públicos? 

Fortalecer a comunidade e mantê-la engajada é um trabalho desafiador. A tarefa exige do profissional conhecimento do seu público e da plataforma utilizada, já que o algoritmo atua de forma diferente em cada uma delas priorizando diferentes produções. Assim, não basta apenas conquistar a audiência, é necessário também se conectar com as pessoas para mantê-las engajadas regularmente. 

Nesse sentido, na hora de produzir um conteúdo, é preciso escutar os seguidores e compreender realmente as suas dores. Isso trará insights e produções genuínas que, de fato, dialoguem com quem acompanha o perfil. Entender o que atrai mais as pessoas é a chave de um trabalho de sucesso.  

As métricas são valiosas para auxiliar nesse processo, pois elas medem alcance, impacto e impressões e, dessa forma, ajudam a indicar caminhos. Mas é preciso também olhar para a estratégia que será utilizada para alcançar o objetivo. A cada produção deve-se responder às seguintes perguntas: Qual o objetivo desta comunicação? Qual o melhor formato/mensagem para a minha comunidade ou audiência? Qual a melhor plataforma para este conteúdo? Assim, o creator consegue produzir conteúdos mais assertivos.  

Além disso, é necessário também que o especialista tenha conteúdos com autenticidade e, na minha opinião, esse é o grande segredo. As produções originais que conversam com a audiência trazem também boas métricas, com elevado engajamento. Isso ocorre por elas serem diferenciadas, irem além do óbvio e/ou trazerem uma nova perspectiva sobre um tema, o que gera um sentimento de pertencimento em quem segue aquele perfil. Dessa forma, é possível unir bons trabalhos que alcancem grandes públicos. 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Como as marcas podem combater o racismo na publicidade?

    Como as marcas podem combater o racismo na publicidade?

    Agências, anunciantes e pesquisadores discutem como a indústria pode ser uma aliada na pauta antirracista, sobretudo frente ao recorte de gênero

  • Cida Bento é homenageada pela Mauricio de Sousa Produções

    Cida Bento é homenageada pela Mauricio de Sousa Produções

    A psicóloga e ativista vira personagem dos quadrinhos no projeto Donas da Rua, da Turma da Mônica