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Opinião

4YFN: startups desenham o futuro no MWC

Os temas principais nos corredores foram AI, IoT e Data Intelligence, e ainda, muitas novidades em tecnologias


1 de março de 2023 - 12h40

Por Valéria Carrete, Chief Revenue Officer da R2U e Chief Metaverse Officer da Converge, e Giovanni Abeni, Head de Tecnologia e Operações da R2U e da Converge

Crédito: Reprodução

No segundo dia do Mobile World Congress 2023 decidimos explorar a área de exposições e congressos chamada “4YFN” (4 Years From Now), um espaço exclusivo para conectar startups, investidores e empresas ávidos por construir novos negócios disruptivos.

Grandes empresas apresentaram cases para atrair visitantes e explicar como suas tecnologias de infraestrutura permitem tais evoluções. Mas as estrelas do evento são mesmo as startups, com uma diversidade de nichos e origens incrível. Os temas principais nos corredores foram AI, IoT e Data Intelligence, e ainda, muitas novidades em tecnologias de metaverso, como blockchain, NFTs e AR/VR (sim, o metaverso não morreu!).

Além disso, as premiações concedidas na área traziam um tom de celebração ainda maior ao encontro. Reconhecendo as melhores soluções em diversas áreas, elas mostraram como a inovação está presente em todas as partes do evento. Foi muito animador ver comitivas de startups de diferentes países, como a Brasil IT+, apoiando a revolução de seus ecossistemas. O MWC 2023 está se tornando um espaço cada vez mais importante para conectar pessoas e ideias em um ambiente propício à inovação.

Greg Peters, co-CEO da Netflix, deu uma forte resposta em sua palestra às demandas das empresas de telecomunicações de que os provedores de streaming ajudem a financiar redes de banda larga no futuro, observando que o uso crescente da Internet é, na verdade, uma grande oportunidade para todos os envolvidos.
Peters também reforçou que o tráfego da Internet cresceu consistentemente em cerca de 30% ao ano nos últimos cinco anos e argumentou que as empresas de streaming administraram esse crescimento, mantendo seus custos estáveis no mesmo período com ganhos de eficiência na rede e produção de conteúdo de extrema qualidade. Vale a pena ficar de olho nessa discussão, que está somente começando.

No entanto, não foram apenas as startups que impressionaram. Os lançamentos de hardware também não decepcionaram. A HONOR apresentou dois novos dispositivos 5G: o Magic5 Pro e o Magic Vs, que são concorrentes diretos do Samsung Z Fold 4, Xiaomi 13 Pro e Apple iPhone 14. Já a Qualcomm chocou com seu motor de inteligência artificial Snapdragon 8, que transformou algumas palavras em uma obra de arte.

A UNISOC, por sua vez, mostrou seus muitos modelos de smartphones 2G, 4G e 5G, além de componentes. A Xiaomi apresentou seu Cyberdog (lá vêm os doguinhos de novo), um robô de estimação.
Já a Lenovo lançou o seu “rollable technology” com o Moto-roller, que seguramente é o conceito de smartphone mais inovador do evento, mas ainda distante de se tornar uma verdade do ponto de vista comercial. Telas que enrolam já foram mostradas em eventos anteriores, mas como conceito. Agora, vimos realmente uma aplicação real em um device.

Por fim, parece haver um sentimento surpreendentemente negativo em relação ao 5G, já que os lançamentos globais de smartphones 5G não revitalizaram a indústria como se esperava e as operadoras estão lutando para monetizar seus investimentos em redes extremamente caras. Com certeza, novos modelos comerciais e de negócio surgirão desse desconforto que nos pareceu ser geral.

O segundo dia da nossa aventura pelo MWC 2023 nos despertou de que a tecnologia é um campo em constante evolução e que as empresas e startups estão empenhadas em moldar o futuro. Ficamos animados com todas as possibilidades de repensar as muitas transformações que iremos testemunhar nos próximos anos.
¡Nos vemos mañana con más noticias directas desde el MWC en Barcelona!

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