Assinar
De 3 a 6 de março de 2025 I Barcelona – ESP
Opinião

A Inteligência Artificial e o PIB brasileiro

A inteligência artificial (IA) poderá ser fundamental para gerar 4,2% de crescimento adicional ao Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil até 2030


2 de março de 2023 - 9h47

Inteligência artifical de biometria por voz

Crédito: Shutterstock

De acordo com um estudo realizado pela consultoria FrontierView, a inteligência artificial (IA) poderá ser fundamental para gerar 4,2% de crescimento adicional ao Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil até 2030. Não é à toa que é um dos temas em destaque entre as mais de 700 empresas tecnológicas que participam no Four Years From Now (4YFN), evento de startups do Mobile World Congress (MWC), em Barcelona. Tendo essa previsão em vista, devemos ressaltar mais uma vez a importância da inteligência artificial para as diferentes atividades econômicas. Já sabemos que funcionalidades como o processamento de linguagem natural, reconhecimento de imagem e análise de dados avançam rapidamente.

Aqui no MWC tive a oportunidade de constatar, por exemplo, que já existem tecnologias de inteligência artificial que são capazes de realizar um diagnóstico em apenas trinta segundos, por meio de uma selfie do meu rosto. Mais uma vez, parece até cena de filme de ficção científica, mas já dá para imaginar como essa tecnologia pode viabilizar rapidamente o início de tratamentos que poderiam demorar dias ou semanas, auxiliando na preservação da vida humana.

Robôs cuidadores de idosos também receberam destaque. De acordo com os relatórios World Population Prospects, divulgados pela Organização das Nações Unidas (ONU), uma em cada seis pessoas no mundo terá mais de 65 anos até 2050, chegando a 16% da população mundial. Para esse segmento da população, estão sendo lançados robôs de companhia ou que oferecem alguns cuidados básicos de saúde.

Na área da comunicação, devemos entender que a inteligência artificial vai ser o motor de um novo campo de produtos e serviços, ainda a serem lançados, que precisarão ser comunicados aos diferentes usuários ou consumidores por meio de campanhas de publicidade digital, também auxiliadas pela IA. Será necessário informar a disponibilidade do produto ou serviço, estimular sua adesão ou compra e ensinar o seu uso, sempre com uma boa velocidade, porque concorrentes não deixarão de surgir. E para isso, as marcas terão que planejar com muito cuidado as suas estratégias de comunicação para ter maior assertividade e alcance, utilizando a IA como aliada.

Acredito que mesmo a opinião pública ainda tratando a IA com desconfiança, as empresas brasileiras devem estar atentas para a aceleração dessa tecnologia. Esse novo mundo já começou e as oportunidades para criação de novos negócios que impulsionarão a economia dos países é gigantesca.

Publicidade

Compartilhe

Veja também