Assinar
De 3 a 6 de março de 2025 I Barcelona – ESP
MWC

Amazon: 2024 é o ano de qualificação das teles em IA

Chief technologist, telecom and edge cloud da AWS, Ishwar Parulkar, comenta a evolução das redes móveis e têm a expectativa de as teles, já neste ano, começarão a treinar seus modelos de linguagem largos, base para a IA generativa


26 de fevereiro de 2024 - 4h32

Amazon

(Crédito: Shutterstock)

A Amazon Web Services (AWS) é a subsidiária da Amazon que fornece plataformas de computação em nuvem e APIs sob demanda para indivíduos, empresas e governos, com base em medição e pagamento conforme o uso.

Amazon Web Services e as expectativas

Dados do final de 2021 apontam que a AWS detinha 33% de participação do mercado global para infraestrutura em nuvem.

Os concorrentes mais próximos, Microsoft Azure e Google Cloud, tinham 21% e 10%, respectivamente, de acordo com o Synergy Group.

O chief technologist, telecom and edge cloud da AWS, Ishwar Parulkar, comenta a evolução das redes móveis.

E têm a expectativa de que as teles, já neste ano, começarão a treinar seus modelos de linguagem largos, base para a IA generativa, sobre os dados que têm.

A empresa está presente no MWC 2024.

5G ADVANCED E 6G

As redes 5G representaram grande avanço em termos de arquitetura e implementação para se tornarem
nativas da nuvem.

Assim, à medida que caminhamos em direção ao 5G avançado, a AWS adicionará serviços de automação e orquestração baseados em nuvem para gerenciar as funções de rede como cargas de trabalho em nuvem.

A AWS também usa as mais recentes tecnologias de inteligência artificial (IA) e machine learning (ML), incluindo IA generativa na automação dessas redes avançadas.

Portanto, embora o 5G evolua para tornar possível executar redes na nuvem e operar como a nuvem, vemos o 6G sendo definido para suportar todos os aspectos de ser nativo da nuvem.

Bem como ser difundido no uso de IA e ML através de toda a pilha da rede.

EXPECTATIVAS COM A IA

A IA via ML será uma das tecnologias mais transformadoras da nossa geração, de forma a aumentar o desempenho humano e maximizar a produtividade.

Asim, a Amazon investiu no desenvolvimento e implantação de IA e ML, tanto para serviços voltados ao cliente quanto para operações internas.

Com a IA generativa no ano passado, a IA e o ML atingiram um ponto de inflexão de custo, desempenho e casos de uso de forma que impactará todos os setores, incluindo telecomunicações.

Portanto, com as teles, vemos isso transformar a experiência do cliente com chatbots ainda mais capazes para oferecer melhor experiência ao cliente e no atendimento ao cliente.

Dessa forma, a tecnologia pode ser usada para criar ofertas hiper personalizadas.

Assim, nos domínios de rede, o ML permitirá interfaces interativas para os técnicos instalarem e determinarem causas de problemas de rede, reduzindo os custos de rede.

De tal modo que, este ano, veremos large language models (LLMs) específicos de telecomunicações treinados com base nos dados que essas empresas têm.

De fato, vemos 2024 como o ano em que as teles criarão centros de especialização em dados e capacitarão os seus funcionários nesta área.

TECNOLOGIA E QUALIFICAÇÃO

Historicamente, a aceleração e o crescimento da tecnologia e da automação levaram a mais empregos em
vários setores e isso continua a ser verdade.

Logo, muitas vezes, em tempos de mudança tecnológica, o foco está no que poderia mudar no curto prazo.

E não no que poderíamos ganhar no longo prazo.

Assim, a IA e a automação não são algo que devemos temer porque abrem portas e acabarão por criar empregos que nem podemos imaginar.

Dessa forma, tal como acontece com qualquer nova era de inovação, precisamos formar pessoas para novos ambientes de trabalho e de empregos.

No mais, para atender esta nova era de IA e ML, a Amazon anunciou o AI Ready, para fornecer formação gratuita em competências de IA a 2 milhões de pessoas até 2025.

AMAZON SOBRE COBERTURA E INCLUSÃO DIGITAL

De qualquer forma, a inclusão sempre foi um pilar da tecnologia que construímos na Amazon e está incorporada em todos os aspectos do trabalho e cultura.

Claro, reconhecemos que, mesmo com todos os avanços tecnológicos, centenas de milhões de pessoas ainda não têm acesso confiável à internet.

De forma que investimos no Projeto Kuiper para ajudar a eliminar a exclusão digital, fornecendo banda larga rápida e acessível a uma ampla gama de clientes.

Logo, a combinação da banda larga via satélite e das redes móveis, fixas sem fio e de fibra óptica das teles pode levar o acesso à internet a mais regiões mais rapidamente.

REGULAMENTAÇÃO

Portanto, como pioneira em IA e ML, a AWS se compromete em desenvolver e implantar IA generativa de forma responsável.

O fato é que reconhecemos que a IA generativa e a forma como de seu uso continuarão a evoluir, colocando novos desafios que exigirão atenção e mitigação adicionais.

Dessa forma, é por isso que a Amazon se envolve com organizações e organismos de regulação focados no desenvolvimento responsável de sistemas de IA.

Publicidade

Compartilhe