CEOs de telcos, big techs e Nobel de Física: veja destaques do MWC 2024
GSMA, organizadora do congresso, atualizou lista de palestrantes que sobem aos palcos durante os quatro dias de evento, em Barcelona
GSMA, organizadora do congresso, atualizou lista de palestrantes que sobem aos palcos durante os quatro dias de evento, em Barcelona
Caio Fulgêncio
21 de fevereiro de 2024 - 6h59
A GSMA, organizadora do Mobile World Congress (MWC), atualizou a lista de palestrantes que sobem aos palcos da edição deste ano do evento, que ocorre na Fira Gran Via, em Barcelona, de 26 a 29 deste mês. Neste ano, o tema do evento, Future First, se desdobra em seis subtemas que refletem as mais recentes tendências e tecnologias, incluindo 5G, manufatura DX e inteligência artificial.
Além dos líderes das maiores empresas de telecomunicação, a lista de speakers do MWC inclui Carmen Artigas, copresidente do Conselho Consultivo de IA da Organização das Nações Unidas (ONU), e Sir Konstantin Sergeevich Novoselov, professor da Universidade Nacional de Singapura e ganhador do Prêmio Nobel de Física de 2010.
Também estão entre os principais palestrantes nomes como Julie Sweet, CEO da Accenture; Jim Dukhovny, CEO da Alef Aeronautics; Nick Venezia, fundador da Centillion.AI; Yang Jie, presidente da China Mobile; Michael Dell, CEO da Dell Technologies; e Tim Höttges, CEO da Deutsche Telekom.
Brad Smith, presidente da Microsoft; Frehiwot Tamru, CEO da Ethio Telecom; Katarina Mellström, secretária geral do Global Child Forum; Demis Hassabis, CEO e cofundador do Google DeepMind; Peng Li, presidente da Huawei; e José María Álvarez-Pallete, CEO da Telefónica são outros nomes.
Em 2024, Asisat Oshoala, atacante feminina do Barcelona e Jogadora Africana do Ano, é a nova embaixadora da campanha Quebrando Barreiras, da GSMA. Com isso, ela deverá usar a plataforma como jogadora de futebol, bem como sua fundação, a Asisat Oshoala Foundation, para fomentar a conscientização sobre os desafios para a inclusão digital, como acessibilidade dos aparelhos, alfabetização e competências digitais.
2024 marca o aniversário de 10 anos do 4YFN, plataforma de startup e inovação do MWC. Na última década, o evento recebeu mais de 4,2 mil expositores e conectou mais de 9,2 mil fundadores a 5,2 mil investidores. Neste ano, a plataforma preencherá o pavilhão 8 com quatro palcos, que receberão o Prêmio 4YFN, rodadas de pitch e palestras com personalidades.
Ainda segundo a GSMA, o 4YFN conta com programas de parceria com Amazon, AstraZeneca, Boehringer Ingelheim, Esade, GSK e Institute for Information Industry.
A organização do MWC também confirmou a volta do Journey to the Future e do Congresso Sports Tomorrow, Connected Industries e do GSMA Ministerial Programme. O Journey to the Future, conforme a organização, é destinado à alta tecnologia. No espaço, os participantes podem descobrir e interagir com ferramentas que estão impactando seis setores, como saúde, IA, mobilidade, sustentabilidade, acessibilidade e varejo.
O Sports Tomorrow, por sua vez, é apresentado pelo Barça Innovation Hub e oferece experiências sobre como a tecnologia móvel está transformando o esporte. Por isso, o congresso inclui temas como saúde, nutrição, alto desempenho atlético, esfera digital e impacto da indústria esportiva na sociedade.
Já a Connected Industries apresenta inovações verticais que se desenvolvem em indústrias adjacentes à mobile. Dividido em quatro summits, o evento destacará como as tecnologias conectadas estão impactando a manufatura, fintech e comércio mobile e do entretenimento. Nesse sentido, os palestrantes explorarão tópicos como veículos conectados, indústria 4.0, fraudes e o papel da tecnologia na melhoria das experiências dos fãs.
Por fim, o GSMA Ministerial Programme é o encontro mundial de formuladores de políticas e líderes da indústria que possibilitam a economia digital. Trata-se de um fórum onde ministros, chefes de órgãos reguladores e decisores políticos podem partilhar conhecimentos e desenvolver questões políticas e regulatórias. CEOs da indústria móvel e representantes de organizações internacionais também participam das reuniões. Os tópicos prioritários da agenda deste ano incluem investimento na rede, disponibilidade do espectro e o gap de usabilidade.
Compartilhe
Veja também
Conectar, convergir e criar é tema oficial do MWC 2025
Próxima fase de implementação do 5G, avanço dos devices IoT conectados, GenAI e a integração ente IA, 5G, edge computing, cloud, quantum computing, computer vision e blockchain serão tópicos na programação do evento
As apostas das teles para a monetização do 5G
Segurança e transparência na coleta de dados de um lado, e integração de soluções de IA, GenAI, IoT e Machine Learning, de outro, são caminhos para a rentabilização das redes