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Opinião

Como a IA pode ser utilizada no marketing mobile?

Para que o mercado possa colher mais recompensas, é extremamente importante considerá-la como uma tecnologia em constante desenvolvimento


1 de março de 2024 - 6h30

É fundamental que a inteligência artificial faça parte de qualquer discussão sobre o futuro do marketing mobile, afinal, o investimento nesta tecnologia é uma das tendências para 2024, de acordo com o Painel Marketing Trends. Além disso, a IA está revolucionando a indústria, como vemos nas inúmeras sessões sobre o assunto no MWC Barcelona, e está se tornando rapidamente uma ferramenta indispensável para os profissionais de marketing.

Destaco aqui alguns novos dados interessantes: de acordo com uma pesquisa recente da Influencer Marketing Hub, 61% dos profissionais de marketing já incorporaram a IA em suas atividades e cerca de 20% alocaram mais de 40% de seus orçamentos apenas para campanhas impulsionadas pela IA. Até 2028, a previsão é que o mercado de inteligência artificial em marketing salte para US$ 107,5 bilhões.

No universo do marketing, permanecer por dentro das tendências é primordial para garantir que o público-alvo seja atingido. Por isso, compartilho algumas aplicações da IA que já estão sendo adotadas pelo setor.

Uso da IA no dia a dia de campanhas mobile

A inteligência artificial já é utilizada para personalizar a experiência do usuário (UX) em aplicativos móveis e campanhas de marketing. Compreender e fornecer uma interação que apela para preferências ou características pessoais também é um ponto-chave para impulsionar a fidelização do cliente com a marca. Os usos de IA em marketing mobile que vemos atualmente incluem:

  • Automação de tarefas: um dos maiores benefícios práticos é a automação de tarefas repetitivas ou demoradas, como identificar os produtos ideais para recomendar ou os descontos de fidelidade para conceder. Ao assumir essas tarefas, a IA ajuda a reduzir os custos operacionais e melhora a eficiência do fluxo de trabalho, além de mitigar os riscos relacionados a erros de usuário/entrada.
  • Segmentação de usuários: algoritmos de IA são capazes de identificar padrões, realizar segmentação comportamental e otimizar estratégias de engajamento, analisando dados de clientes em tempo real, incluindo histórico de navegação, demografia, registros de compras, atividade em redes sociais e consultas de pesquisa. Ao entender as características únicas e as necessidades de diferentes segmentos de uma base de usuários ou potenciais clientes, é possível entregar experiências personalizadas para cada um.
  • Criação de conteúdo direcionado: a IA pode ajudar a analisar a linguagem que mais conversa com o público-alvo e também na pesquisa de palavras-chave. Após essa etapa, incorporar as palavras-chave em copy de sites, discussões em redes sociais, descrições de produtos e campanhas publicitárias pode auxiliar as empresas a alcançar um público maior. Isso também possibilita que os profissionais de marketing tenham mais tempo para se envolver diretamente com os clientes em potencial.
  • Descoberta de produtos: no e-commerce, a IA é capaz de fornecer mensagens de marketing personalizadas aos consumidores, principalmente por meio de recomendações de produtos em sites, aplicativos e canais de venda. Essa tecnologia consegue utilizar o histórico de aquisições dos clientes e outros comportamentos de compras, como visualizações de páginas de produtos e itens abandonados no carrinho para exibir recomendações de produtos relevantes.

Perspectivas para o marketing mobile com IA

De acordo com a McKinsey, interações personalizadas não são mais apenas um complemento para as marcas, são uma necessidade: 71% das pessoas  esperam que as marcas personalizem suas interações e 76% ficam frustradas quando isso não é feito. Vejo que com a IA os profissionais de marketing poderão ter mais um recurso para ajudar na formulação de conteúdo, continuando com o mesmo objetivo – aumentar a conscientização da marca, o engajamento, a adoção e a fidelidade do usuário.

Vale ressaltar que o impacto da IA no marketing de aplicativos está em estágio inicial. Para que o mercado possa colher mais recompensas, é extremamente importante considerá-la como uma tecnologia em constante desenvolvimento e permanecer atualizado sobre seus últimos avanços, adotando uma mentalidade que priorize o seu valor e potencial. A perspectiva é positiva, empolgante e impulsionada pelas possibilidades que a IA e outras tecnologias de próxima geração estão prontas para oferecer em 2024 e além.

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