MNOs respondem por 85% dos investimentos em conectividade
Relatório da GSMA indica que operadoras de rede móvel destinam US$ 109 bilhões dos US$ 127 aplicados anualmente em infraestrutura para internet wireless
Relatório da GSMA indica que operadoras de rede móvel destinam US$ 109 bilhões dos US$ 127 aplicados anualmente em infraestrutura para internet wireless
Meio & Mensagem
4 de março de 2025 - 11h02
MNOs investem US$ 109 bilhões por ano em infraestrutura para internet móvel, de acordo com relatório divulgado pela GSMA durante o MWC (Crédito: Gumbariya/Shutterstock)
O investimento anual em infraestrutura para internet móvel está na casa de US$ 127 bilhões. Apenas as operadoras de rede móvel, as MNO, sigla inglesa para Mobile Network Operators, são responsáveis por 85% do montante. O valor representa US$ 109 bilhões. Os dados são de um relatório da GSMA, organizadora do Mobile World Congress (MWC), e não incluem os aparelhos dos usuários.
O valor destinado pelas MNOs supera em muito os investimentos em conectividade feitos por outros grupos de investidores, como provedores de serviços em nuvem e provedores de conteúdo e aplicativos, segundo a GSMA.
“Esse relatório deixa claro que as operadoras de rede móvel são a pedra angular da economia da internet, financiando a grande maioria da infraestrutura que permite a vida digital moderna. Enquanto outras investem em partes selecionadas da infraestrutura de conectividade do mundo, suas contribuições são uma fração do que as MNOs gastam para construir e manter as redes que alimentam tudo, desde serviços bancários online até trabalho remoto e entretenimento digital”, analisa John Giusti, chief regulatory officer da GSMA.
Ainda de acordo com o executivo da GSMA, o estudo demonstra que se os governos desejam desbloquear o potencial de suas economias digitais, devem priorizar políticas que criem um ambiente de investimento positivo para as MNOs.
Compartilhe
Veja também
4YFN: o impacto social da IA em startups africanas
Empreendedores da Etiópia, Nigéria e do Quênia mostram como a tecnologia pode causar mudanças profundas em comunidades de seus países
AI shaped: o papel do CMO na evolução tecnológica
Função deve abraçar novas ferramentas para inovar, elevar a experiência do cliente e gerar resultados mensuráveis de negócios