Assinar
De 3 a 6 de março de 2025 I Barcelona – ESP
Opinião

MWC 2024 nos ensina que a IA generativa entrega cada vez mais agilidade e novos negócios

Maior feira de tecnologia móvel trouxe insights sobre a importância da IA na experiência do usuário e abordou o papel da Open Gateway na geração de novos negócios


1 de março de 2024 - 7h16

O Mobile World Congress (MWC) 2024, maior evento de tecnologia móvel, realizado em Barcelona, representa um marco fundamental para o setor tecnológico, ao reunir as mais recentes inovações e tendências. Este ano, a IA generativa teve destaque como uma força transformadora no desenvolvimento de produtos e na evolução da experiência do usuário.

A mudança acontece tanto a respeito das expectativas de consumo quanto à personalização de demandas em larga escala, incentivando uma nova onda de inovação em diversos mercados. Uma enorme quantidade de empresas já está adotando a IA generativa em seus produtos e serviços, sejam em soluções customer facing, em copilotos para funcionários ou na geração de insights sobre seus dados proprietários. Em todos os casos, entretanto, o objetivo final das empresas é a evolução da experiência do cliente para um nível de personalização 1:1.

Da mesma forma, a transformação no setor de telecomunicações, evidenciada pela transição de infraestruturas de conectividade para plataformas inovadoras habilitadas pela nuvem, foi amplamente discutida em vários conteúdos e painéis. Essa é uma perspectiva que ressalta a importância da colaboração estratégica e da inovação aberta, prometendo não apenas inaugurar modelos de negócios disruptivos, mas também pavimentar o caminho para um futuro onde a tecnologia amplia as capacidades humanas e melhora significativamente a qualidade de vida.

Apresentada durante a abertura do evento, a iniciativa Open Gateway da GSMA surge como um esforço para padronizar APIs (interfaces de programação de aplicações) em redes de operadoras móveis globalmente. O movimento visa facilitar a integração e o lançamento de novos e inovadores serviços no mundo das telecomunicações, permitindo que desenvolvedores e empresas explorem o potencial completo da conectividade móvel de maneira mais eficaz. A ideia da GSMA busca acelerar a inovação digital, simplificar processos e criar um ecossistema mais coeso para a implementação de soluções tecnológicas avançadas.

Um exemplo prático e inspirador veio do Brasil, onde o Itaú utilizou as APIs padronizadas da Open Gateway para otimizar suas operações e oferecer serviços financeiros mais seguros e acessíveis aos seus clientes. Esse caso de sucesso reforça como a colaboração entre o setor financeiro e a tecnologia de telecomunicações pode resultar em melhorias significativas na experiência do usuário, na segurança das transações e na inclusão financeira. A adoção das APIs pela instituição financeira demonstra o potencial de inovação que a iniciativa oferece, impactando positivamente não apenas o setor de telecomunicações, mas também outras indústrias.

Eventos como o MWC são essenciais para a disseminação de conhecimento e ideias que moldam o futuro da tecnologia, oferecendo uma visão clara das tendências emergentes e oportunidades de inovação. A colaboração e a inovação aberta são chave para desbloquear o potencial total de tecnologias disruptivas, preparando o terreno para um futuro onde a tecnologia continua a enriquecer a vida humana em todos os aspectos.

Publicidade

Compartilhe

Veja também