Conectividade em grandes eventos: redes 5G elevam experiência de usuário
Assinar
De 3 a 6 de março de 2025 I Barcelona – ESP
Opinião

Conectividade em grandes eventos: redes 5G elevam experiência de usuário

Em grandes eventos, a conectividade tornou-se essencial para o sucesso e a satisfação dos participantes


6 de março de 2025 - 10h05

Nos grandes eventos, como festivais de música, feiras de negócios ou competições esportivas, a conectividade tornou-se essencial para o sucesso e a satisfação dos participantes. Eles esperam não apenas uma conexão móvel impecável para acessar informações em tempo real, mas também a capacidade de compartilhar suas experiências instantaneamente nas redes sociais.

Durante a atual edição do Mobile World Congress (MWC), acompanhei discussões que prometem transformar a indústria do esporte e de grandes eventos. A personalização está ganhando destaque e causando um impacto significativo. Segundo o relatório do Ericsson ConsumerLab, ter uma boa experiência em grandes eventos, possibilitadas pelo 5G estão elevando a satisfação dos clientes. Embora a velocidade da rede seja importante, o estudo revela que a consistência e a qualidade do desempenho dos aplicativos são ainda mais cruciais para a satisfação do cliente, que está disposto a pagar mais por uma qualidade de serviço garantida. Isso significa que, as operadoras têm uma excelente oportunidade de atender às crescentes expectativas dos consumidores e oferecer serviços premium para aqueles que buscam uma melhor experiência.

Com a ampliação da oferta do 5G, as operadoras conseguem configurar e otimizar a rede para suportar um grande número de dispositivos conectados simultaneamente, garantindo a qualidade do serviço. A tecnologia ainda permite o uso do chamado network slicing (ou fatiamento de rede), permitindo que uma única rede física seja dividida em múltiplas redes virtuais, cada uma otimizada para um tipo específico de serviço ou usuário. Em um evento, por exemplo, uma fatia da rede pode ser dedicada exclusivamente ao streaming de vídeo de alta qualidade, enquanto outra pode priorizar transações comerciais seguras.

A adoção dessas tecnologias não apenas aprimora a experiência do usuário, mas também oferece às marcas a capacidade de oferecer serviços personalizados e insights em tempo real, as empresas podem criar experiências mais envolventes e eficazes, garantindo que cada evento não seja apenas memorável, mas também um grande sucesso. O futuro dos eventos está aqui, e ele é mais conectado e personalizado do que jamais imaginamos.

Publicidade

Compartilhe

Veja também