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Opinião

Conectividade onipresente: desvendando novas fronteiras para experiências inovadoras de consumo

A dinâmica entre consumidores e marcas foi transformada, com as empresas se posicionando onde os clientes estão, resultando em uma interação contínua


29 de fevereiro de 2024 - 16h13

Como você deseja se comunicar com suas marcas favoritas? Nos últimos anos, houve uma uma evolução vertiginosa nos hábitos dos consumidores, impulsionada pelos rápidos avanços na tecnologia. O cenário tradicional, em que eles buscavam ativamente pelas marcas, tanto pessoalmente quanto online, tornou-se obsoleto. Estamos testemunhando uma mudança de paradigma, na qual os clientes agora esperam que as marcas os encontrem nos espaços que frequentam, abrindo caminho para a ascensão da “Era da Conversação”.

Essa mudança está redefinindo a dinâmica entre clientes e marcas e hoje as empresas estão buscando os consumidores por meio de inúmeros formatos de comunicação e interatividade. Estamos prontos para adentrar esse novo capítulo, em que a comunicação não é apenas transmitida, mas sim onde há uma conversa contínua entre nós e nossas marcas preferidas.

Essa necessidade de novas formas de comunicação está sendo debatida durante o Mobile World Congress (MWC), em Barcelona. Este evento internacional é palco para discussões sobre como as marcas podem se adaptar a essa revolução comunicativa.

Em meio a esse cenário de transformação, duas marcas de grande porte atuantes no Brasil, Netflix e Magazine Luiza, destacam-se por dominar eficientemente a estratégia de comunicação omnicanal. Operando com a autorização do consumidor, ambas têm a capacidade de receber informações ou ofertas por meio de diversos canais, sendo o WhatsApp, por exemplo, muito utilizado por elas.

Segundo dados da We Are Social e Meltwater, o WhatsApp tornou-se a rede social mais utilizada no Brasil em 2023. A pesquisa destaca que 93,4% dos usuários de internet brasileiros, entre 16 e 64 anos, utilizam o aplicativo, totalizando 169 milhões de usuários.

Ambas as marcas reconhecem a relevância desse canal e o aproveitam para se conectar de maneira eficaz com os consumidores. Estamos diante de uma nova era em que a comunicação entre consumidores e marcas se torna realmente uma conversa moldada pela interatividade proporcionada por canais como o WhatsApp.

O futuro da conversação nas relações empresariais

À medida que nos aprofundamos na Era da Conversação, fica claro que as marcas e empresas que abraçam ativamente essa mudança de paradigma colhem os frutos da fidelidade do cliente e, consequentemente, de vendas mais robustas. O diálogo onipresente, impulsionado por canais de comunicação, automação e personalização, não é apenas uma tendência passageira, mas uma nova realidade na interação entre consumidores e marcas.

Hoje, marcas que querem se destacar no mercado precisam estar atentas a toda essa transformação e adotar uma abordagem voltada ao cliente, que permite criar laços mais sólidos com os consumidores. A conectividade onipresente redefine não apenas a forma como os clientes consomem, mas também como se conectam com as marcas, abrindo portas para novas experiências e uma relação mais profunda e significativa no mundo digital. Estamos cientes da importância de alinhar nossas estratégias com essa evolução, garantindo assim uma presença relevante e impactante no contexto atual de constantes transformações tecnológicas.

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