Conectividade pavimenta estrada para o futuro
A preocupação em como monetizar as redes 5G, que demandaram investimentos gigantes das operadoras, continuaram em pauta
A preocupação em como monetizar as redes 5G, que demandaram investimentos gigantes das operadoras, continuaram em pauta
2 de março de 2023 - 14h00
Por Valéria Carrete, Chief Revenue Officer da R2U e Chief Metaverse Officer da Converge, e Giovanni Abeni, Head de Tecnologia e Operações da R2U e da Converge
Em nosso terceiro dia no Mobile World Congress aproveitamos para visitar o pavilhão “Journey to the Future”, que revelou soluções incríveis em diversas verticais com possibilidades que parecem infinitas, desde tecnologias para a medicina até soluções para o varejo.
Uma das que mais chamou nossa atenção foi o uso de jogos para treinamento de médicos em cirurgias não invasivas. Além disso, tecnologias para criação de cidades biotécnicas que ajudam a melhorar o meio ambiente também foram destaque.
E nunca foi tão fácil encontrar aquele look para a próxima balada. No campo do varejo, a aplicação de uma solução de visual AI permite a localização de peças de vestuário semelhantes às que o usuário gostou e subiu para o app em fotos.
Outra curiosidade para quem gosta de tattoos é o dispositivo que faz tatuagens temporárias de acordo com imagens carregadas no sistema, um verdadeiro “do-it-yourself”.
A preocupação em como monetizar as redes 5G, que demandaram investimentos gigantes das operadoras, continuaram em pauta.
A Ericsson apresentou soluções incríveis para inspirar as operadoras a oferecer novos serviços, incluindo a tecnologia 6G, que permite uma velocidade de download de 102.6 Gbit/s!!!, abrindo caminho para um novo conceito de wearables.
Uma das tecnologias mais impressionantes apresentadas pela fabricante sueca foi o Real Life Digital Twins, que possibilita o controle e otimização de processos através da criação de digital twins. Com a centralização da inteligência, há um maior controle, integração de soluções e diminuição dos custos de implementação.
Outra inovação que revolucionará a forma como as pessoas se locomovem dentro das cidades está sendo desenvolvida em conjunto pela startup Vay e a T-Mobile. Basicamente, será possível alugar um veículo ou solicitar transporte sem precisar se deslocar e sem se preocupar com estacionamento ou devolução do veículo no mesmo local.
A operação é simples: motoristas remotos levarão o veículo até o contratante, que então assumirá a direção do carro. Quando chegar ao destino, o motorista remoto voltará a tomar o controle do veículo e levá-lo até o próximo cliente. Essa solução será testada em breve na cidade de Hamburgo, na Alemanha, em um período de aproximadamente dois meses. A iniciativa terá um grande impacto na forma como as pessoas se deslocam nas cidades, proporcionando mais praticidade e economia de tempo.
As palestras também foram imperdíveis no terceiro dia. “Enter the Metaverse” foi uma das mais disputadas. Com mensagens inspiradoras, o painel enfatizou que o metaverso não morreu. Ao contrário, está em pleno desenvolvimento e a simplificação dos processos é fundamental para acelerar sua adoção e o aumento rápido do número de usuários.
Enquanto as tecnologias imersivas estão sendo desenvolvidas, a grande oportunidade reside no “Mobile Metaverse”, o que facilitará o acesso de todos os que tenham um smartphone a esse novo “mundo”.
O foco no marketing de nicho e na co-criação da presença de marca no metaverso em conjunto com a comunidade também foram enfatizados e reforçaram que o momento atual não é ainda adequado ao pensamento de monetização desse novo ambiente. O recado foi de que o metaverso deve ser “PEOPLE CENTRIC” e 99% dele será criado pelos seus usuários.
O retorno do Mobile World Congress (MWC) em sua plenitude este ano confirmou seu lugar entre os mais importantes eventos globais de tecnologia. Em seus corredores, soluções inovadoras e tecnologias de ponta pavimentam estradas para um mundo cada vez mais conectado e integrado. Ainda há muito para explorar neste último dia. As pernas já quase não suportam mais, mas o futuro nos espera 😉
¡No se pierdan mañana nuestro resumen del evento y sus mensajes principales! ¡Los esperamos!
Compartilhe
Veja também