28 de fevereiro de 2024 - 19h25
Os aplicativos de entretenimento, como games, esportes, streaming e apostas esportivas terão a inteligência artificial como uma aliada e ela vai ter um papel importante para os profissionais de marketing – a ampliação do nível de personalização dos apps. Este foi um dos temas discutidos durante o MWC Barcelona.
As equipes de marketing e desenvolvimento estão se empenhando para aprimorar os fluxos de trabalho e gerar resultados de forma mais eficiente, ao mesmo tempo que proporcionam aos usuários experiências melhores e mais personalizadas. Desde a criação do anúncio até a integração e a jornada do usuário, é crucial garantir que as experiências correspondam aos segmentos específicos que você almejou. No setor de jogos, os casuais híbridos estão ganhando destaque como uma forma inteligente de empregar a monetização composta, que é uma combinação de duas ou mais estratégias para maximizar a receita, e atrair (novamente) mais segmentos. Os e-sports também estão em alta novamente como espaço publicitário.
Com isso, a perspectiva é que o número de downloads e interações nesses aplicativos cresça exponencialmente neste ano. Dados da Adjust, plataforma de analytics, revela que, até o momento, as instalações de jogos para celular aumentaram 7% neste ano em relação ao ano passado.
O levantamento realizado pela empresa ainda mostra que os principais gêneros de jogos que estão em alta são ação, aventura, arcade, tabuleiro, quebra-cabeça, corrida, simulação, curiosidades e palavras. Destaque para as instalações de apps de jogos de corrida e simulação que cresceram 61% e 53%, respectivamente, globalmente em 2023.
Segundo a Pesquisa Game Brasil 2024, o smartphone é a plataforma escolhida por 48,8% dos brasileiros para jogar e 38,1% afirmam que jogam online todos os dias. Os jogadores valorizam a conveniência, a acessibilidade e preferem jogos casuais.
Os aplicativos de games têm investido em recursos e tecnologias avançadas para melhorar a experiência do usuário. De acordo com a PGB, jogos mais imersivos com experiências multissensoriais são a preferência dos brasileiros. Os jogadores esperam que o jogo/aplicativo pareça ter sido projetado especialmente para ele. A AI possui um papel fundamental neste quesito, pois permite que o desenvolvedor segmente os usuários para que o nível de dificuldade do jogo pareça que foi calibrado especialmente para ele.
A popularidade dos e-sports segue em crescimento e 66,2% dos entrevistados da pesquisa responderam que acompanham ou assistem essa modalidade. Os aplicativos de apostas esportivas também caíram no gosto popular. A paixão pelo futebol alavancou esse crescimento, além disso, a regulamentação específica aprovada no final de 2023 deve atrair mais empresas para operar neste setor.
Com a oferta de novas opções de apps de jogos e apostas, bem como a melhoria da experiência do usuário por meio de IA, esse mercado está no caminho certo para se tornar mais atrativo e lucrativo a partir deste ano e se popularizar ainda mais entre os brasileiros.