MWC 2024 será marco para tecnologias que beneficiam a experiência do cliente
Evento será palco para empresas revelarem estratégias e avanços nessa área, com destaque para produtos como o avanço da RCS e políticas para privacidade de dados
Evento será palco para empresas revelarem estratégias e avanços nessa área, com destaque para produtos como o avanço da RCS e políticas para privacidade de dados
22 de fevereiro de 2024 - 16h45
O início do Mobile World Congress (MWC) em Barcelona se aproxima com a promessa de novidades dignas do filme ‘De Volta para o Futuro’. Para algumas pessoas, é empolgante se imaginar utilizando invenções inspiradas no eterno sucesso, mas sabemos que realidades super digitalizadas como a trazida pelo filme ainda precisam de mais tempo para serem concretizadas. Por outro lado, tecnologias invisíveis, que serão exploradas no mais importante evento do mundo do setor, devem facilitar a vida da população em um futuro muito mais próximo e realista.
Eu, particularmente, vislumbro um cenário empolgante e cheio de novidades que irão impactar fortemente a experiência do cliente em diversos setores de negócios. Uma das tendências que tem chamado minha atenção já antes do evento é a evolução das mensagens RCS (Rich Communication Services). O MWC Barcelona é o palco perfeito para as empresas revelarem suas estratégias e avanços nessa área. A RCS é a tecnologia que a associação GSMA adotou como padrão oficial de telecomunicações em 2008. O Google, por exemplo, já a utiliza no sistema Android, todas as versões mais recentes, começando com a 5 lançada há dez anos, suportam RCS. Já a Apple anunciou no final do ano passado que o próximo iPhone, programado para o final de 2024, terá suporte para RCS.
A nova tecnologia permite aos usuários enviar de tudo, desde textos, links, fotos, músicas e videoclipes por meio do chamado SMS 3.0. A limitação é que uma mensagem não deve ser maior que 100 MB. Em comparação, um SMS pode ter no máximo 160 caracteres. Para os usuários, isso significa que, com um desses novos SMS, eles podem enviar uma mensagem de até 100 MB e pagá-la como uma mensagem, e não como 100 MB de tráfego de dados.
Em resumo, já estamos vivendo uma revolução na forma como nos comunicamos, proporcionando experiências mais ricas e envolventes, e a RCS vem para fazer parte desse cenário tão empolgante.
Quanto mais personalizado, mais eficaz
A personalização tem sido a palavra de ordem no universo de customer experience (CX), e as mensagens RCS têm o potencial de elevar essa personalização a novos patamares. A capacidade de incorporar elementos visuais, links interativos e opções de resposta direta nas mensagens, oferece uma oportunidade única de envolver os clientes de forma mais profunda e significativa. Inclusive, soluções como o RCS Business Messaging (RBM), irão ajudar empresas de telecomunicações e outros setores de negócios a adicionar valor nas comunicações que estabelecerão com seus consumidores.
No MWC, acredito que seremos testemunhas de como as empresas estão empregando também a Inteligência Artificial para aprimorar ainda mais a experiência do cliente e como isso pode ser benéfico para alguns produtos e soluções.
Outro ponto de destaque que estou ansioso para explorar é como as empresas estão lidando com a segurança e a privacidade dos dados na era da transformação digital. Conforme buscamos oferecer experiências mais personalizadas, a proteção dos dados torna-se uma prioridade inegociável. Certamente, teremos insights valiosos sobre as soluções e estratégias adotadas pelas principais empresas do setor.
Além disso, não podemos ignorar a importância crescente da integração omnichannel na experiência do cliente. Como as empresas estão unificando suas abordagens em diversos canais para criar jornadas fluidas e coesas para os clientes? Este é um tópico que estarei atento, esperando encontrar inspiração para aprimorar nossas próprias práticas.
Em síntese, o MWC Barcelona 2024 promete ser uma jornada fascinante rumo ao futuro do atendimento ao cliente. Estou entusiasmado para absorver conhecimento, explorar parcerias e colher insights que não apenas nos beneficiam enquanto player do setor, mas também contribuirão para a evolução positiva do setor como um todo.
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