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Opinião

O que esperar do Mobile World Congress 2024?

Lá, serão apresentadas diferentes tendências, insights e novidades com foco em uso inteligente das tecnologias emergentes para atendimento das demandas dos clientes de uma forma mais rentável e com uma melhor experiência de consumo


23 de fevereiro de 2024 - 6h00

O Mobile World Congress (MWC) é um verdadeiro parque de diversões para quem é entusiasta de tecnologia, inovação e telecomunicações. E, mais do que isso, o conteúdo apresentado nesse universo pode ser a virada de chave para a business transformation das empresas e como isso se reverbera nos consumidores finais.

Lá, serão apresentadas diferentes tendências, insights e novidades com foco em uso inteligente das tecnologias emergentes para atendimento das demandas dos clientes de uma forma mais rentável e com uma melhor experiência de consumo.

Em conexão com o conteúdo que será explorado na agenda do evento, o estudo EY Reimagining Industry Futures 2024, feito globalmente pela EY, lança luz sobre as ambições empresariais com as novas tecnologias, bem como suas relações com as empresas de tecnologia e telecomunicações (T&T).

Embora as mudanças nas necessidades de negócios sejam fundamentalmente positivas para as empresas de T&T, é crítico que elas acompanhem a evolução das demandas dos clientes. Antes do MWC Barcelona na próxima semana, aqui estão quatro recomendações-chave baseadas em insights obtidos a partir dos resultados da pesquisa:

1. Foque nas prioridades do cliente

As empresas estão ansiosas para aprender mais sobre o que as tecnologias emergentes podem fazer por sua organização, e isso significa que as empresas de T&T precisam fazer mais para educá-las. Quando questionadas sobre a principal melhoria que gostariam de ver em seus fornecedores de T&T, mais de um quarto (27%) das empresas busca uma melhor articulação das capacidades e potenciais das tecnologias emergentes. Mas isso, por si só, não é suficiente. Ainda mais – 39% – desejam que as empresas de T&T entendam melhor seus próprios negócios e prioridades tecnológicas.

Com isso em mente, as empresas de T&T devem ajudar as empresas a entender melhor as tecnologias emergentes e a evolução do seu panorama, especialmente à medida que novas tecnologias, como GenAI, reconfiguram os cenários de criação de valor e os ecossistemas do setor. Ao mesmo tempo, eles devem tomar medidas para aprender mais sobre as prioridades de seus clientes, desde o uso de casos e necessidades de governança de dados até seus imperativos de transformação mais amplos. Isso garantirá que a proposta de valor seja o mais relevante possível e certamente estará na pauta do evento.

2. Priorize soluções escaláveis que combinem as tecnologias corretas

Embora os níveis de investimento em novas tecnologias sejam promissores, transformar testes em uma implementação organizacional mais ampla não é garantido. A maioria das organizações ainda está no modo de teste: IA e automação são as mais estabelecidas, com implantações ativas representando mais de um terço do investimento atual, mas 63% das empresas acreditam que é desafiador escalar testes de tecnologia bem-sucedidos. Crucialmente, três em cada quatro (75%) desejam entender melhor como podem combinar diferentes tecnologias para criar valor, no processo maximizando o retorno sobre seu investimento em novas capacidades.

Para ajudar as empresas a superar esses pontos problemáticos, as empresas de T&T devem se concentrar na sua capacidade de converter testes de tecnologia em uma adesão organizacional mais ampla, para que as empresas possam construir resultados mais previsíveis em seus planos de longo prazo para a tecnologia. Ao mesmo tempo, as empresas de T&T devem avaliar as atenuações ótimas entre diferentes tecnologias emergentes como IA, 5G e computação de borda dentro dos portfólios de serviço, tendo o cuidado de articular o valor adicionado das tecnologias combinadas aos clientes.

3. Melhore as credenciais de segurança, sustentabilidade e mitigação de riscos

Uma característica importante da mentalidade empresarial é que novas considerações estão pesando em suas decisões de investimento em tecnologia. Oitenta e dois por cento classificam as considerações ambientais, sociais e de governança (ESG) como um fator de liderança ou importante em seus planos de tecnologia emergente, enquanto 46% citam a melhoria da governança de dados como uma prioridade organizacional ao avaliar o potencial do GenAI. Essa perspectiva em evolução tem implicações claras para os provedores de serviços: 74% das organizações priorizarão as empresas de T&T que oferecem expertise em sustentabilidade como parte de suas capacidades 5G, por exemplo.

Como resultado, as empresas de T&T devem focar nas credenciais de sustentabilidade de suas soluções, reconhecendo que o ESG está influenciando as decisões de seleção de tecnologia e fornecedor. Eles também devem destacar sua abordagem para a gestão e segurança de dados, especialmente quando novas tecnologias desafiam os atuais frameworks de governança de dados e transformação de tecnologia de seus clientes. Debates sobre segurança e sustentabilidade também terão seus lugares na programação. Vale a pena separar um tempinho para essas temáticas que são cada vez mais fundamentais aos negócios e a experiência do cliente.

4. Demonstre capacidades na orquestração de ecossistemas de parceiros

Empresas percebem que precisam de mais apoio de seus fornecedores, e quase sete em cada 10 (69%) afirmam que atualmente se envolvem em ecossistemas colaborativos para acessar soluções tecnológicas de ponta a ponta. No entanto, muitas vezes não têm certeza de quem está mais bem qualificado para atendê-las: 69% dizem que precisam construir uma melhor compreensão da mudança no panorama dos fornecedores, enquanto metade (50%) luta para identificar o fornecedor certo para tratar suas estratégias de 5G e IA.

Para enfrentar esses desafios dos clientes, as empresas de T&T devem revisitar suas estratégias de parceria, garantindo que estejam adequadas às necessidades corporativas que tendem a combinações de tecnologias de fronteira e à nova competência em IA e ESG. A capacidade de orquestrar ecossistemas de parceiros – incluindo provedores de tecnologia com produtos e conjuntos de habilidades especializadas – agora é um diferenciador crítico em um panorama lotado, com mais de sete em cada 10 (71%) negócios preparados para priorizar fornecedores que possam organizar eficazmente outros participantes da cadeia produtiva.

Com estes princípios, as empresas de T&T estarão bem posicionados para aproveitar a demanda empresarial por tecnologias de ponta. Em última análise, as empresas estão procurando parceiros que possam proporcionar valor de longo prazo por meio de resultados claros – e as empresas de T&T que podem se adaptar à mudança de mentalidade empresarial prosperarão. Soma-se a isso que, quanto mais orquestrado o serviço ofertado, melhor será a experiência do cliente e o entendimento sobre suas prioridades, que foi a primeira recomendação que fiz no começo do texto.

Uma coisa é certa: as agendas do MWC serão inúmeras e tão dinâmicas quanto o universo da tecnologia. E com certeza conseguiremos aprender muito mais sobre como essas inovações vão, de fato, interferir no nosso dia-a-dia. Então, apertem os cintos que vem muita coisa boa para 2024!

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