Nokia muda marca e propõe união entre redes e cloud
Antigo ícone do segmento de telefonia móvel, companhia finlandesa busca ser líder em inovação tecnológica B2B
Antigo ícone do segmento de telefonia móvel, companhia finlandesa busca ser líder em inovação tecnológica B2B
Fernando Murad
28 de fevereiro de 2023 - 10h37
Uma das principais empresas de telefonia móvel até o início deste século, a finlandesa Nokia inicia um novo capítulo da sua história centenária. Durante o Mobile World Congress (MWC) 2023, a companhia apresentou mudanças em sua tradicional marca que acompanha a transformação estratégia de seus negócios.
Agora a Nokia está focada em inovações tecnológicas B2B para impulsionar a digitalização de indústrias de diversos segmentos. Assim, se posiciona como a empresa com o melhor portfólio para a integração de tecnologias de redes de telefonia fixa, mobile e cloud.
“Vemos o potencial do digital para transformar negócios, indústria e sociedade como oportunidade de ganhos significativos em produtividade, sustentabilidade e acessibilidade. Nossa tecnologia de rede é cada vez mais necessária para clientes e parceiros em todos os setores. Vemos um futuro em que as redes vão além de conectar pessoas e coisas. Elas são adaptáveis, autônomas e consumíveis. São redes que sentem, pensam e agem, e maximizam a oportunidade de digitalização”, disse Pekka Lundmark, presidente e CEO da Nokia.
A estratégia atualizada da Nokia está focada numa maior aceleração em seis pilares: aumentar a participação de mercado com provedores de serviços, ampliar a participação de empreendimentos em seu mix de clientes; continuar a gerir seu portfólio de forma ativa; aproveitar oportunidades de setores além dos dispositivos móveis para monetizar o IP da Nokia e continuar investindo em P&D para a Nokia Technologies; implementar novos modelos de negócios, como as-a-Service; e desenvolver ações ESG como vantagem competitiva.
Para alcançar os objetivos destes pilares, a Nokia se apoia em quatro pontos principais: desenvolver talentos preparados para o futuro; investir em pesquisa de longo prazo, especialmente em áreas-chave como 6G; digitalizar suas próprias operações para melhorar ainda mais a agilidade e a produtividade; e atualizar a marca.
A proposta de refresh da marca, segundo a companhia, é para sinalizar quem ela é hoje: uma líder em inovação tecnológica B2B percebendo o potencial do digital em todos os setores. O novo logo procura transmitir a imagem de uma empresa “energizada, dinâmica e moderna, demonstrando seus valores e propósito”. O projeto foi desenvolvido em parceria com a empresa americana de estratégia e design de marca Lippincott.
Compartilhe
Veja também
Conectar, convergir e criar é tema oficial do MWC 2025
Próxima fase de implementação do 5G, avanço dos devices IoT conectados, GenAI e a integração ente IA, 5G, edge computing, cloud, quantum computing, computer vision e blockchain serão tópicos na programação do evento
As apostas das teles para a monetização do 5G
Segurança e transparência na coleta de dados de um lado, e integração de soluções de IA, GenAI, IoT e Machine Learning, de outro, são caminhos para a rentabilização das redes