DE 26 A 29 DE FEVEREIRO DE 2024 I BARCELONA – ESP

Opinião

O Brasil lidera a nova geração de negócios em TI

Com a chegada do 5G, as áreas médicas passaram a empregar mais robôs tanto presencialmente como à distância com uma imensa precisão


1 de março de 2023 - 16h18

Crédito: Divulgação

É imprescindível ficarmos atentos às tendências de áreas tradicionais que estão se reinventando e que nesta jornada fazem uso intenso da TI como, por exemplo, engenharia de design de transportes modernos que também abrange, entre outros, o design de serviços e customer development. Mas como o Brasil está posicionado neste cenário?
Algumas de nossas empresas apresentando suas soluções no estande Brasil IT+ no MWC23 – organizado em parceria pela ApexBrasil e a Softex, estão prontas para esse desafio. É o caso, por exemplo, da Agile Inc, com forte atuação em inovação, desenvolvendo produtos digitais para grandes clientes globais e nacionais de porte. O Brasil necessita alavancar suas empresas para que elas estejam prontas para atender à demanda.

Com a chegada do 5G, as áreas médicas passaram a empregar mais robôs tanto presencialmente como à distância com uma imensa precisão. Este é mais um cenário que demanda por gerenciamento e por segurança. A Pulsus é um caso de sucesso, tornando-se como uma referência ao entregar a expertise exigida pelo gerenciamento automatizado seguro de equipes de trabalho, algo necessário em inúmeras verticais.

Outra empresa nacional que tem chamado a atenção de diversos países em Barcelona é a Diagnext com seu bem-sucedido projeto de operação de saúde do interior da Floresta Amazônica, um grande exemplo de implantação exitosa em um dos mais hostis ambientes do mundo. Seu sistema foi adotado em hospitais do interior do Amazonas, viabilizando a realização de cerca de 110 mil exames radiológicos/ano, inclusive de emergência, provendo atendimento a mais de 51 mil pacientes por meio da transmissão holográfica de imagens ao médico especialista em tempo real.

O Brasil possui toda a competência instalada necessária para responder com eficácia à demanda global por fornecedores de alto valor agregado, que atuam de forma criativa e flexível. A Click Alert é um ótimo exemplo de atuação nesta linha, ao se especializar na otimização de investimentos em marketing digital ao identificar fraudes e abusos de marca na mídia online. Para isso, ela emprega ferramentas desenvolvidas por parceiros não só nos Estados Unidos, Alemanha e Inglaterra, como também no Brasil.

Com a visão de que a realidade aumentada mudaria completamente a maneira como as pessoas interagem com o mundo à sua volta, a startup R2U está mostrando no MWC23 uma solução one stop shop para que organizações de diversos segmentos – em especial do varejo – possam entrar no metaverso de forma fácil, ágil e prática.
As empresas brasileiras de TI precisam se espelhar nesses e em outros exemplos para que o país esteja à altura de responder aos enormes desafios impostos pela nova geração de negócios em tecnologia.

Publicidade

Compartilhe

Veja também