Assinar
De 3 a 6 de março de 2025 I Barcelona – ESP
Opinião

O futuro deve ser conectado à inclusão digital e social

Uma vez conectadas, as pessoas passam a ter acesso aos mais diversos serviços disponíveis na internet, criam alternativas de negócios, além de ferramentas de educação e saúde


4 de março de 2024 - 14h45

A partir de todos os debates realizados ao longo do Mobile World Congress 2024 (MWC), uma pergunta tem me provocado a refletir sobre o cenário das telecomunicações: de que forma as tecnologias disruptivas podem reduzir as distâncias sociais entre grandes centros urbanos de países desenvolvidos e cidades de nações em desenvolvimento, incluindo aquelas que não são capitais, áreas remotas e rurais?

No Brasil, vejo que essa questão ganha uma dimensão especial. Com um vasto território e uma população diversificada, a conectividade é um dos principais agentes na redução das disparidades sociais e no impulso ao desenvolvimento econômico. Não por acaso, a Organização das Nações Unidas (ONU), no desdobramento de um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 9), preconiza a relevância do acesso universal às tecnologias da informação e comunicação.

Absorvida pela atmosfera inspiradora do MWC, que teve como mote “o futuro em primeiro lugar”, percebo claramente como as Prestadoras de Pequeno Porte (PPPs) se destacam como motores da mudança nos municípios brasileiros. Elas não apenas fornecem soluções tecnológicas aos consumidores, mas também trabalham incansavelmente para tornar a inclusão digital — e social — uma realidade para todas as camadas da população.

Uma vez conectadas, as pessoas passam a ter acesso aos mais diversos serviços disponíveis na internet, criam alternativas de negócios, além de ferramentas de educação e saúde. As empresas de pequeno e médio porte são igualmente impactadas, já que seus processos se tornam informatizados e ágeis. Os jovens também possuem mais oportunidades de emprego, ao passo que desenvolvem competências digitais avançadas. Vale ressaltar que todas estas facilidades serão enormemente alavancadas com o uso da Inteligência Artificial, como foi amplamente demonstrado ao longo do evento.

Por isso, a presença da Associação NEO, com membros de sua Diretoria Executiva, Consultores e representantes de nossas associadas no MWC 2024 foi crucial. Como representantes das PPPs e defensores de um ambiente regulatório favorável ao livre mercado e à competitividade justa, tivemos a oportunidade de reforçar a importância de políticas públicas que promovam a inclusão digital e fortaleçam a diversidade de empresas no mercado local de telecomunicações.

Essas iniciativas não só estimulam a concorrência saudável, como também garantem que toda a sociedade esteja integrada na economia da informação, impulsionando o pleno crescimento do país. Afinal, somente a união de forças entre os agentes públicos e privados será capaz de conectar o Brasil a um futuro digital, justo e próspero.

Publicidade

Compartilhe

Veja também