O que esperar do MWC em Barcelona
No meu caso, o setor de streaming, estou curioso para ver como a IA impactará, por exemplo, a recomendação de conteúdo
No meu caso, o setor de streaming, estou curioso para ver como a IA impactará, por exemplo, a recomendação de conteúdo
20 de fevereiro de 2024 - 15h33
No próximo dia 25 de fevereiro aterrizarei em Barcelona para participar pela primeira vez do MWC, o Mobile World Congress, que já foi focado nos dispositivos móveis, mas hoje se debruça sobre a conectividade e toda a tecnologia envolvida para que se torne realidade. Participar de congressos desse patamar é sempre uma mistura de curiosidade, expectativa e ansiedade. A busca é sempre por absorver insights, conhecer os avanços e compartilhar as visões para o futuro próximo. Este ano, especialmente, acredito que os milhares de olhos e ouvidos estarão abertos para procurar entender como a inteligência artificial impactará tudo e todos, independente do setor de atuação.
No meu caso, o setor de streaming, tenho certeza de que vou me surpreender. Estou curioso para ver como a IA vai impactar, por exemplo, a recomendação de conteúdo. A necessidade de oferecer experiências personalizadas e relevantes para os usuários terá, com certeza, um grande aliado na IA. A capacidade de identificar padrões complexos e fornecer recomendações precisas às necessidades individuais de cada usuário deve ter um impacto muito forte no engajamento e na melhoria da experiência do streaming.
Outro tema que estou entusiasmado para me aprofundar é o avanço que a tecnologia 5G vai trazer aos serviços de streaming. Com certeza, estamos à beira de uma revolução na forma como consumimos conteúdo digital, conhecendo experiências mais fluidas e cada vez mais imersivas. A velocidade e a largura de banda potencializadas pelo 5G abrirão novas possibilidades para o streaming de alta qualidade em dispositivos móveis e impactarão de forma inédita os negócios de quem está no mercado de streaming.
Além do 5G, a redução da latência é um tema que desperta especial atenção, pois será capaz de oferecer considerável melhora nas transmissões, reduzindo o atraso entre a captura e a exibição do conteúdo e melhorando a experiência do usuário, especialmente em eventos ao vivo e transmissões esportivas, onde cada segundo conta.
A segurança dos dados, tema que ganha mais relevância e se torna cada vez mais desafiador diariamente, deve ter também uma grande atenção no MWC deste ano. Empresas dos mais variados segmentos lidam hoje com uma quantidade significativa de informações confidenciais dos usuários. É fundamental que consigamos aumentar a proteção a esses dados, pois qualquer ameaça a eles significa um prejuízo para o consumidor e um abalo na imagem de qualquer companhia, independente do porte.
Por fim, acredito que o MWC vai trazer à tona uma discussão cada vez mais recorrente em todos os cantos do mundo, que é a democratização do streaming e seu potencial de transformação da indústria, impactando desde a produção até a distribuição. A capacidade de qualquer pessoa criar e distribuir conteúdo online democratizou a mídia de uma maneira sem precedentes, e essa revolução está promovendo uma descentralização em todas as pontas do mercado.
Em suma, minha participação na MWC Barcelona será em busca desses e de outros temas que, tenho certeza, serão fatores determinantes para o desenvolvimento da indústria do streaming e também devem moldar a experiência que o usuário quer da nossa indústria.
Compartilhe
Veja também