Telcos apresentam primeiro uso prático de Open Gateway
Protótipo é um aplicativo móvel que promete garantir a segurança de pessoas protegidas por ordens de restrição
Protótipo é um aplicativo móvel que promete garantir a segurança de pessoas protegidas por ordens de restrição
Meio & Mensagem
28 de fevereiro de 2025 - 6h49
As companhias MasOrange, Telefónica, Vodafone Group e o grupo de pesquisa i2CAT apresentarão, durante o Mobile World Congress (MWC), o primeiro caso de uso do Open Gateway Multi-Telco Innovation Lab. Lançada em outubro de 2024, a iniciativa oferece uma estrutura para desenvolvedores que permite que empresas e programadores explorem os recursos das operadoras de telecomunicações por meio de APIs padronizadas.
Telcos mostrarão protótipo durante os dias de evento (Crédito: CoreDesing/Shutterstock)
O projeto piloto – a chamada prova de conceito (PoC) – será um aplicativo móvel (ViRe) desenvolvido pela Laude que promete garantir um ambiente seguro para pessoas protegidas por ordens de restrição. Em outras palavras, a funcionalidade alerta, em tempo real, vítimas sobre a proximidade ou comportamento suspeito de pessoas potencialmente perigosas.
O app multioperadora também notifica as autoridades policiais e, opcionalmente, pessoas escolhidas pela vítima, com o intuito de oferecer proteção extra. Com a solução, é possível definir áreas seguras, bem como verificar a segurança de locais públicos, independentemente das fronteiras geográficas.
A Laude, responsável pelo aplicativo, é uma empresa especializada em soluções tecnológicas inovadoras, desenvolvimento de software e IA. As telcos mostrarão a novidade no estande da GSMA durante todos os dias de congresso, de 3 a 6 de março.
Segundo as empresas, no aplicativo, foram integradas várias APIs do laboratório, como verificação de localização do dispositivo, qualidade sob demanda, verificação de número, identificação do cliente e troca de dispositivo. Além disso, o projeto utiliza algoritmos de inteligência artificial (IA) conectados às APIs das operadoras, o que deve aumentar a segurança e confiabilidade.
“As redes de operadoras que adotam as soluções Open Gateway permitirão que enfrentemos desafios reais que impactam a vida das pessoas de maneira imediata, confiável e prática. O ViRe é um exemplo claro disso”, disse Víctor del Pozo, diretor geral de inovação, alianças e novos serviços da MasOrange, em comunicado.
Compartilhe
Veja também
Inovação e regulação da IA serão destaques no MWC
Maior evento de conectividade do mundo reunirá 1,2 mil palestrantes em 19 palcos de 3 a 6 de março, em Barcelona, na Espanha
Conectar, convergir e criar é tema oficial do MWC 2025
Próxima fase de implementação do 5G, avanço dos devices IoT conectados, GenAI e a integração ente IA, 5G, edge computing, cloud, quantum computing, computer vision e blockchain serão tópicos na programação do evento