Teles se unem em aliança global para desenvolver LLM
SK Telecom, da Coréia do Sul, Deutsche Telekom, da Alemanha, e&, dos Emirados Árabes Unidos, Singtel, de Singapura, e SoftBank, do Japão, formam clube de IA
SK Telecom, da Coréia do Sul, Deutsche Telekom, da Alemanha, e&, dos Emirados Árabes Unidos, Singtel, de Singapura, e SoftBank, do Japão, formam clube de IA
Sergio Damasceno Silva
29 de fevereiro de 2024 - 14h59
Teles se unem em aliança global para desenvolver LLM.
Isso aponta que a aplicação prática de IA em suas redes já é realidade.
A SK Telecom (SKT) da Coreia do Sul, que já anunciou que está em transição para se tornar empresa de inteligência artificial (IA), se alinha em joint venture com a Deutsche Telekom, e&, Singtel e SoftBank.
O objetivo, assim, é planejar os próximos passos da Global Telco AI Alliance para desenvolver os grandes modelos de linguagem (LLMs) adaptados às necessidades das teles.
No ano passado, a SKT anunciou investimento de US$ 100 milhões na norte-americana IA Anthropic, para desenvolver LLM.
Recentemente, a tele fez parceria com a startup de IA Perplexity para oferecer o mecanismo de busca com base em IA como alternativa ao Google.
Os parceiros da Global Telco AI Alliance concordaram com a formação da joint venture para desenvolver LLMs específicos para telecomunicações.
Dessa forma, os LLMs deverão estar mais em linha com a finalidade do que transferir todas as cargas de trabalho para provedores de serviços de nuvens que executam ferramentas genéricas de IA.
As teles acordaram que projetarão LLMs para ajudar as empresas a melhorarem as interações com os clientes por meio de assistentes digitais e chatbots
Dessa forma, o objetivo é desenvolver LLMs multilíngues otimizados para idiomas como coreano, inglês, alemão, árabe e japonês.
A SKT já expandiu sua plataforma de metaverso para a Indonésia e tem um acordo com a Axiata, que opera em uma dúzia de países da região.
Essas cinco teles servem cerca de 1,3 bilhão de usuários em 50 países.
Portanto, um modelo LLM específico para telecom entenderá melhor a intenção do usuário, o que tornará sua implantação mais fácil e rápida.
Os LLMs já estarão em formato de otimização dos dados de atendimento ao cliente para ajustar o modelo para questões específicas de cada tele.
Contudo, modelos de tarifas e contratos e informações sobre hardware especial como o roteador, por exemplo, raramente estão presentes nos dados de treinamento dos LLMs.
Dessa forma, esse treinamento direcionado garante que o LLM entenda a linguagem e as necessidades exclusivas das teles.
E, por fim, dê às teles a possibilidade de aprimorar, personalizar e tornar mais eficientes as experiências do cliente.
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