Notícias
SEO: saiba a importância para veículos de comunicação
Especialistas afirmam que unir estratégias da ferramenta com o bom jornalismo é a chave para a boa colocação nas buscas do Google
SEO: saiba a importância para veículos de comunicação
BuscarSEO: saiba a importância para veículos de comunicação
BuscarEspecialistas afirmam que unir estratégias da ferramenta com o bom jornalismo é a chave para a boa colocação nas buscas do Google
Amanda Schnaider
5 de abril de 2022 - 6h00
Com a evolução dos meios digitais, para um veículo de comunicação ter bom texto, boas fontes e credibilidade somente não é mais o suficiente para atingir grande audiência. Também é preciso do SEO. O Search Engine Optimization (em português, otimização de mecanismos de busca), é um conjunto de estratégias de otimização de mecanismos de busca para melhorar o posicionamento de um site nos resultados dos navegadores, sobretudo nas próprias buscas do Google.
SEO ajuda a promover o alcance das matérias jornalísticas (Crédito: Visual Generation/shutterstock)
Logo, utilizar essas estratégias, alinhadas ao bom jornalismo, é fundamental para o jornalismo digital, atualmente. “Como um todo, o SEO ajuda a promover a questão do alcance das matérias”, afirma Carol Lisboa, gestora de SEO da agência Papoca e professora de redação para SEO na ESPM, ressaltando que conteúdos que posicionam nas três primeiras posições são responsáveis por mais de 70% dos cliques. Isso ocorre porque as pessoas não costumam navegar muito além dessas posições.
A gestora reforça que um veículo que utiliza as estratégias de SEO, naturalmente, consegue mais tráfego, atraindo mais pessoas para o seu conteúdo, visibilidade para a marca e autoridade para o site. E não só em relação ao branding, mas também à autoridade do domínio do site. “Isso acaba desdobrando em novas possibilidades de negócios, pode abrir portas para grandes parcerias”, complementa.
Que ferramentas utilizar?
Especificamente para veículos de comunicação, Carol recomenda a utilização de algumas ferramentas e técnicas. A primeira é pensar no conteúdo voltado para o mobile em primeiro lugar porque 79,3% dos brasileiros têm celular, de acordo com dados do IBGE, e são os que mais passam tempo por dia no aparelho. Segundo relatório da plataforma AppAnnie, os usuários passaram, em média, 5,4 horas por dia no celular em 2021, liderando o ranking global pelo segundo ano. “Todo mundo consome notícia pelo celular”, reforça a professora. E destaca que é preciso fazer uma configuração do site com foco no Google Notícias; trabalhar com dados estruturados, snippets específicos para notícia; e aplicar o Google Discovery, que faz entrega direcionada, e o web history. “O SEO técnico precisa fazer parte dessa estratégia. É importante também falar de link building”.
Para oveículo ter estratégia robusta de SEO, Carol enfatiza que é fundamental haver uma pessoa dedicada somente a isso, internamente ou não. “É importante que esse trabalho não seja feito por uma pessoa que faça várias coisas. É preciso uma pessoa especialista que também faça integração com times internos, como a TI, redação, a própria assessoria de imprensa”, comenta.
Um exemplo de veículo jornalístico que está investindo no SEO é o Poder360. O portal voltado à cobertura política e econômica, começou, de fato, a implementar estratégias de SEO em março do ano passado. Em setembro, Sabrina Freire, que atuava como editora assistente e coordenadora de redes sociais, assumiu como editora de SEO do veículo para cuidar especificamente desse tópico. “Assumi o cargo justamente quando teve mudança no algoritmo do Google, que apresentou alteração na audiência de vários veículos e a impactou de forma negativa”, reforça a editora.
Desde que passou a implementar estratégias de SEO, como fazer bons títulos, utilizar palavras-chave, tags, hiperlinks e ferramentas como Google Trends e Yoast, o Poder360 registra alta em sua audiência. “Em janeiro, batemos recorde, com 9,9 milhões de visitantes únicos, conseguindo superar a audiência de veículos tradicionais, como o Estadão e o Valor Econômico. Isso foi muito resultado das estratégias de SEO também”, revela Sabrina.
A editora destaca que o portal também fez reforma gráfica em seu site, com o objetivo de oferecer melhor experiência ao leitor, algo que é valorizado pelos algortimos do Google. “Somos veículo digital, produzimos conteúdo jornalístico. O SEO é muito importante para nós, mas o principal foco não é só aparecer nas primeiras posições do Google, mas nos posicionarmos como veículo de relevância, conseguir novos leitores e, a partir do conteúdo, fazer com que ele seja fidelizado”, completa.
Unir as estratégias de SEO com o bom jornalismo é a chave. “O primeiro ponto é ter a equipe treinada com o olhar da escrita técnica, essa escrita mais especializada. Ter essa especificação técnica, de conseguir alinhar a necessidade que o algoritmo tem, mas sem prejudicar a experiência do usuário com a matéria, é fundamental”, destaca Carol, da agência Papoca.
Veja também
Como a mídia programática pode inovar a publicidade no rádio
Especialistas analisam a possibilidade de comprar espaços publicitários de forma automatizada no rádio tradicional e quais são as vantagens disso
Como a tecnologia pode impactar pequenos negócios
Por meio de aplicativos para celular, startups oferecem soluções para unir indústria, mercado varejista e consumidores