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De 7 a 15 de março de 2025 I Austin - EUA
SXSW

A certeza da incerteza

Passar mais tempo com as incertezas pode ser a única forma de inovar de fato. E, inovação é o que nosso mercado mais precisa. Sobre isso, eu tenho certeza


10 de março de 2024 - 12h17

Uma das frases mais emblemáticas de Albert Einstein foi: “Se tiver 1 hora para resolver um problema, passo 55 minutos no problema e 5 minutos na solução”. Na minha opinião, esse pensamento é ainda mais valioso hoje em dia do que era há 80 anos.

A Amy Webb fez a palestra mais impactante até agora do SXSW. As pessoas começaram a formar fila às 7h30 da manhã para uma conversa que começaria às 10h. Isso mostra o impacto e prestígio que ela tem aqui no evento. Ela trouxe uma visão extremamente realista do impacto da tecnologia (especialmente AI) no futuro da humanidade. Uma visão dura e assustadora. Mas para mim, o maior impacto foi o fato dela trazer mais perguntas e hipóteses do que respostas. E essas perguntas me levaram a lugares que nunca tinha pensado.

Depois dessa palestra, comecei a perceber um padrão do que estou julgando mais interessante no festival: as perguntas e as incertezas parecem ser mais importantes do que (desculpe a linguagem) qualquer ‘cagação de regra’ que esperava ouvir. E acho que isso traz muitos aprendizados para o nosso mundo publicitário.

Estamos acostumados a pular etapas. Tentamos já prever o futuro, surfar a onda da próxima grande tendência sem pensar no porquê. Temos textos e textos no LinkedIn definindo qual o jeito certo de fazer algo. ‘Cagar regra’ nos empodera. Nos sentimos melhor a cada like ou comentário nos nossos posts. Gostamos de aprovar ideias na primeira reunião. Sair criando conceitos incríveis sem entender o problema. Na minha opinião, o SXSW está mostrando exatamente o contrário.

Precisamos passar mais tempo nos problemas. Problemas de negócio, de marcas, de inovação, da cultura popular. Discutir mais, trazer mais profundidade para projetos. Passar mais tempo com as incertezas pode ser a única forma de inovar de fato. E, inovação é o que nosso mercado mais precisa. Sobre isso, eu tenho certeza.

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