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De 7 a 15 de março de 2025 I Austin - EUA
SXSW

A Revolução da Creator Economy no SXSW: O Que Esperar do Amanhã

Este padrão não só demonstra a capacidade do SXSW em sinalizar movimentos emergentes, mas também é um spoiler da ascensão iminente da Creator Economy


5 de março de 2024 - 6h00

Neste ano, um marco da nossa indústria acontece no South by Southwest (SXSW): pela primeira vez, a Creator Economy terá uma trilha exclusiva no festival. Mas, o que isso realmente significa para o futuro próximo? Uma observação dos experts do SXSW revela uma verdade inegável: os temas que ganham seu próprio espaço no festival são aqueles à beira de uma evolução marcante. Veja o caso da Cannabis: depois algumas presenças dispersas no festival teve trilha dedicada em 2019, e onda de legalização e aceitação global que se seguiu. No gráfico abaixo, vemos o crescimento do investimento no setor desde então.

Este padrão não só demonstra a capacidade do SXSW em sinalizar movimentos emergentes, mas também é um spoiler da ascensão iminente da Creator Economy.

Por Que Ficar de Olho na Creator Economy

Independentemente do seu campo de atuação – seja você um estrategista de marketing em busca de inovação ou um empreendedor à procura da próxima grande oportunidade – entender a Creator Economy abre um leque de possibilidades vasto e diversificado. Longe de se limitar à contratação de influenciadores para promover produtos, a Creator Economy é um ecossistema rico, com potencial para transformar a maneira como interagimos com conteúdo, produtos e entre nós.

1. Creators como Aceleradores de Performance: Além da dificuldade em medir o impacto direto dos influenciadores nas vendas, existem inúmeros casos de sucesso onde a atuação focada em performance, através de programas de afiliados e conteúdo gerado pelo usuário (UGC), são muito efetivos. Em um teste feito pelo Magazine Luiza e divulgado em nosso evento YOUPIX Summit mostrou que os conteúdos gerados pelos usuários (no caso, tiktokers) para um campanha, converteram 4X mais do que aqueles feitos pela própria marca.

2. Creators como Produtores: seja através do conteúdo UGC ou de publicidades cada vez mais elaboradas, com bons roteiros e produções dignas de qq comercial de tv, creators são um recurso com linguagem nativa e a comunidade já “embutida” no preço.

3. **Aposta das Startups nos Creators**: O surgimento de empresas focadas em atender às necessidades dos creators, de softwares de gestão de propostas a marketplaces de produtos de beleza personalizados, destaca a importância crescente desse segmento. Nos Estados Unidos, já foram mapeadas mais de X empresas e X unicórnios exclusivamente focados nas demandas da Creator economy.

4. Creators no Centro da Indústria Audiovisual: A indústria começou a desenvolver produtos e soluções pensando exclusivamente nos criadores de conteúdo, desde ring lights a smartphones com funcionalidades avançadas para gravação de vídeo, evidenciando a influência dos creators nas tendências tecnológicas.

5. Creators como um Novo Segmento de Cliente: Empresas de diversos setores, incluindo bancos e locadoras de carros, agora veem os criadores de conteúdo como um segmento de cliente distinto, com necessidades específicas e um grande potencial de amplificar mensagens e soluções.

A Creator Economy: Uma Revolução em Curso

Enquanto arrumo as malas para embarcar para Austin, a expectativa de mergulhar no máximo de conteúdo possível é mais do que um exercício de aprendizado; é testemunhar a história sendo feita. Como player desse mercado desde 2006 (sim, a YOUPIX faz 18 anos mês que vem), a evolução até esse ponto é não apenas inspiradora, mas também uma confirmação de que estamos no caminho certo. Apostando acelerando e vivendo essa indústria por tanto tempo, presenciar esse momento está sendo como receber uma cartinha do passado escrito “você estava certa”.

Se você é um apaixonado pelo assunto, assim como eu, te convido a acompanhar as atualizações e insights diretamente de Austin, através desse espaço aqui no M&M e no @instayoupix.

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