Assinar
De 7 a 15 de março de 2025 I Austin - EUA
SXSW

A sabedoria de Esther Perel e suas reflexões sobre o futuro

A psicoterapeuta e best-seller traz para o SXSW insights sobre o impacto das nossas emoções e relacionamentos


12 de março de 2025 - 17h16

Esther Perel está de volta para mais uma conversa incrível! Desta vez, o evento acontece em um espaço menor, o Ballroom D, que será transformado em um podcast da Vox Media. O local se tornou bastante disputado, mas consegui um express pass e me sentei bem pertinho do palco.

Ao lado de Amy Webb e Frederik Pferdt, Esther faz reflexões profundas sobre a forma como percebemos o mundo. Será que todos enxergam as coisas sob o mesmo prisma? Cada um de nós tem sua própria perspectiva, mesmo vivendo no mesmo planeta. E quanto ao futuro? Ele é moldado pelas decisões que tomamos agora e não é um resultado automático: somos nós que escolhemos nosso caminho.

Durante as discussões, Esther enfatizou que devemos ir além e não pensar apenas no futuro de nossas carreiras ou de outras pessoas. É preciso considerar as emoções que queremos vivenciar, pois elas são o que realmente nos nutre. Não vemos o mundo como ele é, mas sim como nos sentimos no momento. Relacionamentos de qualidade trazem longevidade, saúde e felicidade. A psicoterapeuta até brincou que precisa de Frederik para equilibrar a racionalidade de Amy, já que ele traz à conversa um olhar mais emocional.

Estabelecer a diferença entre aspirações e ações é fundamental. E você, qual é sua visão favorita do futuro? Para sermos livres, é essencial praticar a tolerância diante das diferenças. Essa é a verdadeira essência da liberdade: entender e respeitar opiniões divergentes. Embora não possamos controlar tudo, podemos focar nas nossas relações. Simpatia e respeito costumam retornar em dobro, a energia que criamos volta para nós.

Nos dias de hoje, a ansiedade é uma companheira frequente, especialmente diante de um futuro incerto e de tempos pessimistas. No entanto, isso está em nossas mãos e podemos mudar essa realidade adotando uma postura mais otimista e cultivando relações verdadeiras e positivas. A esperança é fundamental, mas ela só se concretiza quando é acompanhada de ação.

Publicidade

Compartilhe