A sua internet vai morrer
Chamei sua atenção com este título? Pois saiba que ele não foi escolhido à toa e está longe de ser uma afirmação sensacionalista
Chamei sua atenção com este título? Pois saiba que ele não foi escolhido à toa e está longe de ser uma afirmação sensacionalista
14 de março de 2023 - 13h36
O SXSW está rolando e tem sido uma experiência sem igual. As minhas expectativas eram altas, mas nada poderia me preparar para o que eu ia ver. Embora seja só um evento, existem vários eventos dentro do evento, e essa é a parte mais enlouquecedora (no bom sentido) de tudo que acontece aqui. Várias palestras simultâneas com os mais variados temas, quase todos girando em torno de tecnologia e inovação, com foco na queridinha do momento: a Inteligência Artificial.
Vários painéis sobre IA nos dão uma ideia do que será o nosso futuro com essas máquinas, que prometem mudar o jeito como nos relacionamos, trabalhamos e vivemos. Praticamente, não há um setor da nossa vida que não será afetado pelas inovações que tenho visto nos últimos dias.
Os três principais pilares giram em torno de realidade imersiva, realidade aumentada e realidade mista, aquela que combina realidade com tecnologia. O uso de dados em todos esses setores tem se mostrado fundamental, e também tem sido bastante abordado por todos os palestrantes e conferencistas. Afinal, é impossível falar de IA sem falar de dados.
Inclusive, Amy Webb, a grande atração de todas as edições do SXSW, tem dado um show nas palestras falando exatamente sobre isso. Amy se declara uma futurista e diz que, com dados e análises, é possível saber de antemão o que será o futuro. Amy explicou com detalhes o que faz e quais são os planos da empresa onde ela é CEO, a @Future Today Institute.
Ok, tudo o que eu falei até aqui tem sido fácil de acompanhar, principalmente porque hoje em dia não existe uma roda de conversa em que o assunto “IA” não vem à tona. Mas você sabe, com todas as letras, o que a inteligência artificial significa?
O conceito da IA é um grande cérebro que processa milhões de informações e cálculos ultra complexos, completamente impossíveis para o ser humano. A grande tendência aqui é não só falar de IA, mas do avanço dessa ferramenta para os próximos anos.
Amy foi enfática em dizer que estamos em um avanço rápido para algo mais poderoso ainda. O conceito apresentado por ela é o do ‘’acelerador da inteligência artificial’’, que são sistemas inteligentes que impulsionam e aceleram o aprendizado de máquina da tecnologia, tornando-as capazes de processar quantidades inabarcáveis de combinações e cruzamentos de dados. Se você acha que a tecnologia está avançada, você não viu nada!
Esse conceito está intimamente ligado a uma outra tendência do evento que é a Web3, ou a nova internet. A internet como conhecemos está prestes a acabar, e uma outra surgirá no lugar dela, muito mais integrada, rápida e precisa. A nova fase da rede global promete ser revolucionária em todos os sentidos possíveis.
E isso resultará na internet das coisas, um outro conceito bastante abordado no evento. Com máxima integração de dados, tecnologia imersiva, com rapidez ilimitada e realidade virtual na palma da mão, será possível integrar os objetos físicos ao sistema global de rede, tornando carros, casas, ambientes e até mesmo cidades inteiras extensões da IA.
Como estamos todos com a imaginação cheia de filmes apocalípticos com temas tecnológicos, é natural que diante de tudo isso surja a questão: a tecnologia irá se revoltar e nos matar? Bom…esse também é um dos temas do evento, como não poderia deixar de ser!
Vários palestrantes e conferencistas têm tocado no assunto, intensificando a ideia de que é a tecnologia que deve nos servir, e não o contrário. Para cada uma dessas inovações, há mil debates sobre outras tantas que servirão justamente para mantê-las sob controle, reafirmando o poder humano sobre o poder da máquina.
O evento continua e todo o hype maravilhoso que gira em torno dele. Há muita coisa ainda para acontecer e eu vou me manter antenada com tantas novidades que virão para trazer o máximo de conhecimento que eu puder. Não é todo dia que podemos olhar o futuro bem de pertinho.
Compartilhe
Veja também
SXSW confirma Arvind Krishna, CEO da IBM, como primeiro keynote
Além do executivo da big tech, festival confirma nomes já veteranos da programação, como Amy Gallo e Rohit Bhargva
SXSW 2025 anuncia mais de 450 sessões
Pertencimento e conexão humana estão entre os principais temas da programação do evento, que conta com 23 trilhas de conteúdo