AI no SXSW 24
Muito se viu, muito se ouviu, mas o que veio para ficar?!
Muito se viu, muito se ouviu, mas o que veio para ficar?!
15 de março de 2024 - 19h41
Sem dúvida nenhuma, no SXSW 2024, a inteligência artificial (AI) foi o tema da vez, sendo abordado em uma variedade de painéis e sessões, nos mais diversos contextos. Com tantos conteúdos, aqui vão alguns dos principais aprendizados sobre AI que eu consegui acompanhar durante esses dias no evento:
1. Humanização da AI: Foram inúmeras as sessões provocando reflexões sobre essa temática. Algumas das palestras que assisti, enfatizaram a importância de usar a AI para enriquecer as conexões humanas, em vez de substituí-las. A ideia é que ela possa se tornar uma ferramenta para facilitar interações mais significativas e autênticas.
2. AI e Criatividade: Discussões em painéis como “Visual (R)evolution: How AI is Impacting Creative Industries” destacaram como a AI está transformando as indústrias criativas, desde a música até as artes visuais. A utilização da AI não apenas automatiza tarefas, mas também é uma parceira na criação, oferecendo novas maneiras de expressão artística.
3. Ética e Responsabilidade: Ponto alto das discussões, sem dúvida nenhuma, giraram em torno da necessidade de abordagens éticas e responsáveis ao desenvolver e implementar tecnologias de AI. Painéis como “Beyond ChatGPT: What Will the Next Generation of AI Bring?” e “Tech for Good: AI’s Human Rights Challenge” discutiram a importância de considerar as implicações sociais da AI e de desenvolver tecnologias de maneira que respeitem os direitos humanos e promovam a equidade.
4. AI e Espiritualidade: Uma recomendação do Institute for Tomorrow, explorou a interseção entre AI e espiritualidade, sugerindo que a tecnologia pode oferecer novas maneiras de entender nossa existência e o universo.
5. Futuro do Trabalho: Outro ponto alto das discussões em torno da temática de AI está sem dúvida nenhuma relacionada ao futuro do trabalho. Sessões como “AI: Prosperity or Doom for Human Workforce?” focou em como a AI pode abrir novas oportunidades, mas também levantou questões sobre deslocamento de empregos e a necessidade de requalificação da força de trabalho.
6. Desafios e Oportunidades da AI: Painéis como “AI’s Renaissance: A Dynamic Shift for Business and Society” e “Why the Future of AI Should be Open” abordaram tanto os desafios quanto as oportunidades apresentadas pela AI. Os conteúdos incluíram como a AI pode impulsionar inovação em diversos setores, ao mesmo tempo em que destacou a importância de abordagens colaborativas e abertas para maximizar os benefícios da AI para todos.
7. AI e Democracia: A sessão “How Generative AI will Transform Media and Democracy” destacou o papel da AI na transformação da mídia e seu impacto potencial na democracia. A discussão focou em como essa tecnologia pode ser usada para fortalecer a democracia, mas também alertou sobre os riscos de desinformação e polarização.
8. Regulação de AI: Na sessão “Beyond Code: The Legal and Regulatory Matrix of AI” foi discutido com mais profundidade essa questão, assim como apresentados os pontos centrais que pautam essa discussão: Privacidade de Dados (Segurança); Algoritmos (Não-discriminação); Propriedade Intelectual; Liability; Transparência. Um ponto que me chamou atenção, é que com exceção da União Europeia, que recentemente aprovou no Parlamento Europeu o – EU AI Act – todos os outros países seguem sem ter um direcionamento muito claro no que tange a parte de regulação. Nos EUA, existe uma iniciativa do Governo Biden “White House Executive Order”, mas que ainda depende de uma discussão no Congresso sobre o tema.
Listei aqui apenas alguns pontos que me chamaram atenção, mas acredito que juntos eles refletem a complexidade e a amplitude do impacto da AI em nossa sociedade e o que vem por aí. O fato é que AI veio para ficar e temos como grande desafio abraçar essa nova tecnologia e entender a melhor maneira de fazer um bom uso dela daqui para frente.
Compartilhe
Veja também
SXSW 2025 anuncia mais de 450 sessões
Pertencimento e conexão humana estão entre os principais temas da programação do evento, que conta com 23 trilhas de conteúdo
SXSW 2025 terá Douglas Rushkoff, Amy Webb, John Maeda, entre outros
39ª edição do South by Southwest apresenta uma mescla entre veteranos e estreantes em sua grade de programação, composta por 23 trilhas