8 de março de 2024 - 10h20
Quando decidi que, neste ano, eu participaria pela primeira vez do SXSW, festival que celebra a convergência de tecnologia, cinema, música, educação e cultura, comecei a refletir sobre o que esperar, cheia de expectativas. Li artigos, matérias e recebi os mais diversos guias de como se preparar para o festival. Foi aí que uma reflexão passou a me intrigar: pensando ao contrário, como é que a cidade e o festival se preparam para receber tantas pessoas?
É claro que um festival que existe desde 1987 tem muitos quilômetros rodados de experiência, mas vamos concordar que, de uma semana para outra, aumentar em mais de 30% a população da cidade (Austin, TX, nos Estados Unidos) não é nada simples: são mais de 300mil pessoas chegando na cidade de 974 mil habitantes.
Só no ano passado, foram 76 mil pessoas na conferência e 220 mil nas outras áreas do festival, com US$380,9 milhões (cerca de R$1,9 bi) injetados na economia local. Isso requer uma logística enorme, que vai muito além da organização do conteúdo e das experiências de entretenimento pelas quais o SXSW é conhecido. Não é “só” de conteúdo e entretenimento que a gente de sustenta, então eu não pude deixar de seguir me perguntando: como é preparada a logística gastronômica de um evento deste porte que tem em seu DNA inovação, tecnologia, cultura e sustentabilidade?
Diante da magnitude do impacto que o evento traz, fiquei ainda mais interessada quando soube que o desperdício de alimentos é uma preocupação do Departamento de Sustentabilidade da cidade, pois, diariamente, são desperdiçadas 562 toneladas de comida. No Condado de Travis, onde fica a cidade, 14,4% das pessoas vivem em situação de insegurança alimentar.
Alimentação é um tema central na vida de qualquer ser humano. No meu caso, o de alguém que passa todos os dias falando sobre comida, a relevância é ainda maior: como líder de marketing da unidade de negócios de Nutrição da Unilever no Brasil, trabalho com iniciativas, projetos e ideias que estão diretamente ligados à alimentação e seus impactos e desafios. tenho enorme prazer de trabalhar e desenvolver projetos de impacto social, como o Unidos pela Comida de Hellmann’s, que é uma marca ativa contra o desperdício de alimentos no mundo e está comprometida em fazer sua parte como indústria para deixar um legado positivo na sociedade, enquanto inspira consumidores a mudarem seus comportamentos perante o desperdício de alimentos.
Ver a atenção dada a essa temática no calendário do SXSW me deixou bastante entusiasmada: uma das trilhas do festival, denominada “Comida”, vai trazer sessões que discutem como a tecnologia e a inovação podem ajudar a tornar a alimentação do mundo mais saudável e sustentável.
É claro que eu já separei alguns painéis que faço questão de acompanhar, como o “Do lixo ao ouro: transformando desperdício alimentar em lucros”, com participação de associações que trabalham para solucionar esse problema que é um dos maiores desafios da nossa sociedade, e também “Como ter uma dieta saudável e ambientalmente sustentável”, com dados sobre o impacto da agricultura e estratégias para reduzir o desperdício. Outra palestra que muito me interessa tem o tema “Futuro da Alimentação: Inovação de Marketing na Indústria Alimentar”. Neste painel, profissionais da área vão compartilhar insights exclusivos com os participantes. E, no espaço da União Europeia, quero assistir ao painel “Navegando pelo desperdício e perda de alimentos: percepções e estratégias”.
Depois de tantos anos trabalhando com propósito de marcas, em meio a tantas discussões inovadoras e futuristas, certamente vai ser de grande valor entender como uma cidade do tamanho de Austin lida com o desperdício gerado durante o festival. Além disso, quero aprender como a IA e outras novas ferramentas ajudam a prever, estimar e calcular melhor a quantidade de alimentos, além de descobrir como planejamento futurísticos podem ajudar outras empresas e governos a se planejarem melhor.
Nessa minha primeira participação no SXSW, vou cheia de apetite para encontrar pessoas e ideias que alimentem a alma, para seguir trabalhando em prol desse propósito que já une tanta gente ao redor do planeta.