Assinar
DE 08 A 16 DE MARÇO DE 2024 | AUSTIN - EUA
SXSW

Ampliação de cobertura do SXSW

Sinto falta de ver aqui também mais brasileiros que estão em outras áreas, mais operativas. Falo de desenvolvedores, de criadores, de analistas de dados, de produtores, de pessoas que estão “na fábrica” das empresas, as que “colocam a mão na massa”


13 de março de 2024 - 14h00

Cada ano há mais brasileiros em Austin durante o SXSW. Todo mundo nota isso, brasileiros, americanos, pessoas de outras nacionalidades. E muitos nos perguntam: por que há tantos brasileiros aqui? Desde o ano passado comecei a fazer piada com o tema e respondo que é porque para nós, brasileiros, o festival é de graça, ao que a pessoa olha com ar de desconfiança, para em seguida perceber que é uma brincadeira.

Contudo, tenho também observado um fenômeno atrelado a esse aumento gradativo do fluxo de brasileiros ao SXSW. Geralmente são perfis de alta gestão ou de áreas comerciais os que vem ao festival, com o claro intuito de promover relacionamentos e fazer negócios. Justo. As empresas precisam reportar retornos sobre os investimentos que fazem em festivais. Não sou em absoluto contrário a isso. Só que sinto falta de ver aqui também mais brasileiros que estão em outras áreas, mais operativas. Falo de desenvolvedores, de criadores, de analistas de dados, de produtores, de pessoas que estão “na fábrica” das empresas, as que “colocam a mão na massa”. E digo isso porque vejo várias pessoas como essas, de outras nacionalidades, aqui no SXSW. Eu vi desenvolvedores americanos, analistas de dados austríacos, produtores de conteúdo japoneses. Eles vem aqui para aprender, para complementar suas formações, para contrastar métodos e aprender novas técnicas. Eles escolhem suas trilhas, ao mesmo tempo em que aprofundam seus conhecimentos, ampliam seus horizontes e navegam em outras águas. Tornam-se profissionais melhores, mais bem preparados.

De volta ao retorno das empresas, acredito muito no investimento feito na formação dos colaboradores como forma de melhorar produtividade, aumentar motivação e, como consequência, retenção. E encontrar, atrair e reter talentos é uma atividade custosa para qualquer companhia. Assim que, vale o investimento em levar não só os líderes e vendedores an Austin, mas também outros profissionais talentosos e importantes para o negócio, que certamente aproveitarão muito bem a oportunidade e retornarão o investimento à empresa que neles investiu.

Publicidade

Compartilhe