Aquecimento SXSW: Entre muitas expectativas e FOMO
O evento tem a capacidade de nos transportar para um espaço mental muito particular, onde somos bombardeados por novas informações, tendências, pessoas, referências
O evento tem a capacidade de nos transportar para um espaço mental muito particular, onde somos bombardeados por novas informações, tendências, pessoas, referências
5 de março de 2024 - 16h40
Essa é a 3ª edição do SXSW que vou participar e minha primeira expectativa para este ano vem muito da forma como me senti nos anos anteriores.
O SXSW tem a capacidade de nos transportar – durante o período do evento – para um espaço mental muito particular, onde somos bombardeados por novas informações, tendências, pessoas, referências. Tudo em um curto espaço de tempo. Para mim, de forma macro, esse é um dos maiores valores do SXSW.
Em nosso dia a dia de agência, muitas vezes acabamos sendo atropelados por prazos e urgências. Mas nós, publicitários, somos criativos por natureza, além de profissão. E a criatividade se alimenta de referências.
Então, minha primeira grande expectativa do SXSW, é me conectar com o compromisso de buscar referências, estudar, abrir minha mente para o novo e voltar com novas bagagens criativas e vontade de fazer mais e melhor, sempre.
Falando de forma mais específica, gostaria de ver na edição deste ano um aprofundamento e evolução de temas emergentes, como – obviamente – inteligência artificial.
No SXSW de 2023, AI ainda estava despontando mundialmente. Havia muitas dúvidas e possibilidades. De lá pra cá, vimos esse tema se materializar em nosso dia a dia com a inteligência artificial generativa e, agora, a Open AI. Esse ano, estou interessada em ver como grandes mentes e empresas do mundo vêm explorando essa ferramenta e o que podemos esperar como os próximos passos da inteligência artificial.
Outro grande tema destaque do SXSW são os games. E aqui falo games não somente como Esports e entretenimento, mas também como fonte de inovação e novas tecnologias.
Nos últimos dois anos, vimos como os games estavam despontando como um universo enorme de entretenimento e ponto de conexão com as novas gerações. Hoje, com o game absolutamente consolidado, o SXSW traz painéis muito promissores e que estão na minha lista de must see, como: “AI In Gaming Changes Everything”, “The Brand Battle Royale: Crafting Success in Digital Realms”, ” Can Video Games Treat Mental Health? The Power of Play”, “Next Generation Entertainment: Gaming and Content Creation Innovators”, dentre outros. Mas queria destacar especialmente esses, que trazem um olhar realmente focado em apresentar ao mercado as diferentes potencialidades dessa indústria tanto em relação a marcas, quanto na esfera individual – como seus benefícios para a saúde mental, por exemplo.
E, por fim, estou animada em ver o Brasil marcando presença com a Casa SP neste ano. Uma iniciativa feita em parceria com a Gerando Falcões, este será um polo de experiências criativas, talks e conexões que vão colocar profissionais brasileiros, São Paulo e o nosso país em voga neste, que é um dos maiores eventos de inovação do mundo. A Casa SP terá talks sobre temas em destaque como Games e seus impactos tecnológicos e sociais, economia criativa, inovação, negócios e sustentabilidade. Além disso, entre as minhas pesquisas, vi que uma startup brasileira chamada Tontongue, será responsável por toda a tradução real time da Casa SP.
Para quem está indo pela terceira vez no evento, é um prazer ver o Brasil ganhando destaque e sendo também um agente capaz de levar conversas, inovações e profissionais para ajudar a construir o SXSW como conhecemos.
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