Beleza 2030: as 4 tendências que vão redefinir o futuro da longevidade
Como desafiamos os estereótipos etários para criar conexões genuínas com o consumidor 45+ e atualizar as perspectivas do mercado sobre ESG, inovação e tecnologia
Como desafiamos os estereótipos etários para criar conexões genuínas com o consumidor 45+ e atualizar as perspectivas do mercado sobre ESG, inovação e tecnologia
9 de março de 2025 - 14h59
Minha primeira participação no South by Southwest 2025 (SXSW) como palestrante foi um marco. Estar em Austin, nos Estados Unidos, para compartilhar ideias sobre o futuro da beleza e do bem-estar foi, sem sombra de dúvidas, uma experiência enriquecedora para minha trajetória profissional e pessoal. Mais do que falar sobre tendências, essa também se mostrou uma oportunidade para trocar conhecimentos, absorver diferentes perspectivas e fortalecer a convicção de que a longevidade não é apenas uma pauta emergente, mas uma mudança profunda na forma como enxergamos a vida e o consumo.
Estar ao lado de Carla Buzasi, CEO da WGSN, como painelista do palco “Beauty 2030: The 4 Trends Redefining the Future of Longevity”, tornou a experiência ainda mais marcante, conectando a expertise da WGSN em prever tendências ao precursionismo do Grupo Boticário em viabilizá-las. Além disso, ter a oportunidade de falar para um público tão qualificado de profissionais verdadeiramente interessados pelo tema reforça o impacto e a responsabilidade que temos como líderes do setor e impulsionadores da discussão sobre longevidade.
De forma geral, defendo que levar a pauta da longevidade e os demais espectros ligados a ela, como diversidade, acessibilidade e sustentabilidade, para o maior evento de inovação do mundo é um passo enriquecedor para o avanço do tema. Compartilhar o nosso olhar para a beleza e para as tendências é uma forma de contribuir com o impacto positivo que esperamos para a sociedade e, de forma ainda mais direta, ajudar a contribuir com um mercado inovador e criativo pensado também para as pessoas maduras.
A busca por uma abordagem mais inclusiva e personalizada foi um dos pontos de grande relevância para o tema. Como porta-voz do Grupo Boticário, foi gratificante compartilhar nossa visão sobre a evolução do bem-estar diante da longevidade e o impacto de um envelhecimento ativo, mostrando o quanto essa transformação já está acontecendo ao redor do mundo.
Ao longo da palestra, pude trazer à tona a necessidade de desafiar estereótipos etários e abandonar segmentações rígidas, reforçando que a beleza precisa ser inclusiva e adaptável. No Grupo Boticário, esse compromisso já se reflete em iniciativas concretas, como o “Pacto Prateado”, movimento que tem sido um dos pilares da nossa atuação para promover a inclusão etária não apenas em comunicações, mas também em portfólios e no nosso quadro de colaboradores diretos e indiretos.
Além disso, enfatizamos o viés da interseccionalidade da longevidade com outros temas que permeiam a realidade das marcas. A sustentabilidade, por exemplo, dentro desse contexto não deve ser esquecida uma vez que tendemos a viver mais e usufruir por mais tempo dos ecossistemas; o impacto das mudanças climáticas, em especial na indústria da beleza, não é mais uma questão de futuro, mas de presente. Apontar soluções inovadoras que equilibram tecnologia e responsabilidade ambiental foi fundamental para ampliar essa conversa e ressaltar a urgência do tema.
Outro ponto central da minha experiência como painelista no SXSW 2025 foi reforçar que acessibilidade e inclusão não são mais diferenciais, mas sim expectativas concretas do consumidor, uma vez que esse mercado deve ser impulsionado com o crescimento da população madura. A beleza precisa estar ao alcance de todos, independentemente de idade, então, com o aumento da longevidade, precisamos acompanhar esse movimento. Ter a oportunidade de falar sobre inovação nesse contexto e destacar como o setor pode avançar ainda mais nessa frente é fundamental para traçar novas rotas de mercado, visando atender consumidores mais maduros.
Por fim, e não menos importante, complementamos nossas iniciativas de equidade de gênero e etária no painel. Em Austin, amplificamos o lançamento do Centro de Pesquisa da Mulher Grupo Boticário, que se estabelece como um novo polo científico dedicado ao financiamento e incentivo de estudos e pesquisas sobre o bem-estar e o cuidado feminino em todas as suas fases – da puberdade à menopausa e senescência.
Com expectativas superadas e desejo de dever cumprido, volto para casa com ainda mais convicção de que estamos no caminho certo, com iniciativas que agregam ao contexto social, posicionam nossas marcas como precursoras da beleza e, acima de tudo, propõem conversas instigantes capazes de colocar a faísca da dúvida na mente de profissionais que, assim como eu, saem de Austin com a cabeça borbulhando de ideias e novas perspectivas.
A longevidade não é sobre viver mais, mas sim sobre viver melhor. No Grupo Boticário, seguimos comprometidos em tornar essa jornada mais acessível, inclusiva e bela para todos.
Compartilhe
Veja também
Duração curta e novos locais: como será o SXSW 2026
Organização do evento detalha espaços das palestras e restringe acessos às badgets Interactive, Music e Film & TV
Convergência entre IA e XR evidencia a nova era das realidades imersivas
Especialistas no setor de realidade estendida (XR) debateram o futuro das realidades imersivas, passando pela convergência da XR com a IA e pela evolução do metaverso