Assinar
De 7 a 15 de março de 2025 I Austin - EUA
SXSW

Cinco painéis para pensar em realidade estendida (XR)

Com os recentes lançamentos do Apple Vision Pro e do Meta Quest Pro, a trilha de realidade estendida (XR) do festival ganha peso


6 de março de 2024 - 6h04

Tecnologias de realidade virtual, realidade aumentada e realidade estendida estão presentes na programação do SXSW há tempos. Inclusive, anualmente o evento realiza uma exposição dedicada somente ao assunto, a XR Experience, que, neste ano, acontecerá de 10 a 12 de março, das 11h às 18h no Fairmont Hotel, para todos os tipos de credenciais do festival.

SXSW realidade estendida

Experiências imersivas se destacam no SXSW (Crédito: dStudio/adobestock)

Porém, a cada ano que passa a relação do South by Southwest com tecnologias e dispositivos que proporcionam uma experiência virtual se intensifica. Isso se deve porque, novos devices e sistemas que permitem experiências cada vez mais imersivas surgem a cada ano.

Nesta edição do festival, o chamariz neste sentido não poderia deixar de os últimos lançamentos do setor: o Apple Vision Pro, óculos de realidade mista da Apple, que levou sete anos para ser desenvolvido, e o Meta Quest 3, quarta geração de óculos da Meta. Ambos os produtos elevam a discussão a respeito da computação espacial.

Outra conversa que estará em jogo na trilha de XR é o metaverso. O tópico, que no último ano foi tomado pela inteligência artificial, ganha força novamente na programação do festival. Agora, porém, a discussão sobre o metaverso se encontra em um estádio mais maduro de regulamentação e responsabilidade ética. Confira destaques da Trilha de XR selecionados pelo Meio & Mensagem:

Fostering Virtual Worlds: Building the Responsible Metaverse

10/03 às 10h (horário local) no Fairmont – Manchester A

A próxima era da computação espacial e da realidade estendida (XR) possui grandes promessas e danos imprevistos. À medida que navegamos por essa fronteira empolgante, é nossa responsabilidade abordar a necessidade de estruturas cuidadosas, projetadas de baixo para cima para regular os espaços virtuais e garantir que permaneçam abertos, seguros, confiáveis e inclusivos. Este painel lança luz sobre a importância de promover conversas globais sobre como construir o metaverso responsável, incluindo práticas confiáveis de segurança, privacidade e proteção. O resultado será um futuro mais rico e com oportunidades para todos.

Featured Session: Ready Player One Creator & Readyverse Studios Co-Founders Bring IP/Brands to the Open Metaverse

10/03 às 16h (horário local) no Austin Convention Center – Ballroom EF

Este painel apresenta os cofundadores do Readyverse Studios em sua primeira aparição pública para discutir a importância da interoperabilidade no metaverso e seus insights sobre a importância da propriedade intelectual e das marcas para o metaverso aberto, que eles veem como a próxima fase em a emocionante evolução da Internet.

Featured Session: XR in the Age Of Vision Pro

12/03 às 11h30 (horário local) no Austin Convention Center – Ballroom A

Com o lançamento do Meta Quest 3 em novembro e do Apple Vision Pro no início de fevereiro, agora temos duas abordagens concorrentes em computação espacial. Muitas questões sobre o futuro da computação espacial estão agora em discussão. Quais são os melhores aplicativos? O que os contadores de histórias farão com o meio espacial? Com que rapidez a Apple pode chegar a um preço acessível? Que curingas existem por aí e, talvez o mais importante, que impacto a IA terá na computação espacial?

Redefining Privacy & Cyber Security in the Metaverse

12/03 às 12h30 (horário local) no Fairmont – Manchester A

Privacidade e riscos cibernéticos se exacerbam muito no metaverso. Mais partes do nosso corpo, comportamento e emoções internas serão digitalizadas, o que resulta em uma superfície de ataque maior e perfil mais profundo dos usuários. Falhas de segurança podem levar a riscos para a segurança dos usuários, por exemplo, hackear fones de ouvido pode levar a danos físicos e, na realidade virtual, o “tateamento” é experimentado como real e traumático. Mas como implementar a segurança por projeto? Em vez de ter esse debate depois que o metaverso se materializou, o painel explora novas opções de governança e soluções de segurança por design para garantir um metaverso responsável.

Bracing for the Coming AI-Powered Metaverse

13/03 às 16h (horário local) Austin Convention Center – Room 10AB

Estamos entrando numa nova era tecnológica em que a IA e os meios de comunicação imersivos transformarão a sociedade a todos os níveis, mediando as nossas vidas, alterando o que vemos, ouvimos e experienciamos. Alimentada por óculos imersivos e impulsionada por agentes interativos de IA, esta nova era da computação tem o potencial de tornar o nosso mundo num lugar onde as fronteiras entre o real e o virtual, o humano e o artificial, desaparecem rapidamente. Se bem gerido, isto poderá desencadear uma nova era de abundância. Se for mal gerida, esta revolução tecnológica poderá facilmente desviar-se, comprometendo profundamente a nossa privacidade, autonomia, agência e até a nossa humanidade.

Publicidade

Compartilhe