Assinar
De 7 a 15 de março de 2025 I Austin - EUA
SXSW

E aí, como anda a sua saúde social?

Palestrantes mostram que, em um mundo de incertezas e avanços tecnológicos, as conexões humanas ainda são o ativo mais valioso do ser humano


8 de março de 2025 - 15h14

Em um evento como o SXSW onde a troca é inevitável e somos provocados a conhecer de tudo um pouco, a edição de 2025 já começou profunda e impactante. Logo na abertura, Hugh Forrest, presidente do evento, colocou o elefante na sala: o festival vai mudar de lugar nos próximos anos porque o Austin Convention Center estará fechado para reforma. O desafio será manter a experiência compartilhada e os painéis a um abraço de distância.

Enquanto a mudança não acontece, quer sentir o gostinho de Austin? Abaixo, três pílulas do que vi e ouvi até agora:

A expressão do momento: social health

Kasley Killam trouxe uma reflexão sobre nossa “saúde social”: o impacto das conexões humanas e a importância das interações para o nosso bem-estar e para a construção de laços, sejam eles físicos ou mentais. Quer um exemplo dos benefícios? Estudos mostram que pessoas que abraçam mais, tendem a ter menor incidência ou sintomas mais leves de gripes e resfriados, evidenciando o impacto positivo do toque humano. Em um mundo hiperconectado digitalmente, muitas vezes nos refugiamos no scroll, uma interação superficial e efêmera que pode intensificar sentimentos de solidão e tédio. A mensagem central foi clara: cultivar conexões reais é essencial para uma vida saudável.

Astronautas e a Psicologia da Conquista

A missão Artemis II, da NASA, ilustra bem a necessidade humana de vínculos reais, não apenas pelo rigor técnico envolvido, mas também, pela necessidade de colaboração extrema entre a tripulação. Além disso, uma questão intrigante foi levantada: existe vida após a realização de um sonho? A resposta pode estar na capacidade de amar o processo e não apenas o resultado. O verdadeiro crescimento acontece na jornada, não apenas na linha de chegada.

Kevin Bacon e a superação da Síndrome do Impostor

O ator hollywoodiano Kevin Bacon também marcou presença fazendo uma retrospectiva de sua carreira. E adivinhem? Até ele sofreu com a Síndrome do Impostor. Seu conselho? Persistência, confiança, apoio da família e continuar trabalhando.

O primeiro dia do SXSW 2025 deixou claro que, em um mundo de incertezas e avanços tecnológicos, as conexões humanas ainda são nosso ativo mais valioso. Seja no espaço, no palco ou na vida cotidiana, o contato real e significativo é o que nos move.

Publicidade

Compartilhe