Entrevista com o fundador da Open AI fica abaixo das expectativas
Greg Brockman, cofundador e presidente da Open AI, afirmou que podemos estar testemunhando o surgimento de uma nova internet e que todos os conteúdos na web serão afetados pela AI
Greg Brockman, cofundador e presidente da Open AI, afirmou que podemos estar testemunhando o surgimento de uma nova internet e que todos os conteúdos na web serão afetados pela AI
Pyr Marcondes
11 de março de 2023 - 16h00
Laurie Segall, da Dot Dot Dot Media, e o cofundador e presidente da Open AI, Greg Brockman(Crédito: Thais Monteiro)
O que poderia ter sido o mais impactante e surpreendente conteúdo do SXSW este ano, a entrevista de Laurie Segall da Dot Dot Dot Media com o cofundador e presidente da Open AI, criadora do ChatGPT, Greg Brockman, acabou por ficar no meio do caminho.
OpenAI e ChatGPT: pró-humano e pró-ética
Evidentemente, tudo que uma pessoa com a relevância que Brockman tem hoje possa dizer, por mais simples que venha a ser, tem sempre uma aura de grande revelação e de grandes verdades futuras.
No entanto e apesar desse inato interesse que todos temos nele e em sua empresa, a conversa foi essencialmente óbvia e as perguntas menos essenciais do que poderiam (e deveriam) vir a ser.
O que saímos sabendo é que o ChatGPT e a tecnologia por trás dele vão ficar cada vez mais exponenciais. Mas essa é a natureza de qualquer inteligência artificial. Novidade nenhuma nisso.
Perguntado sobre até onde ela poderia chegar, Brockman admitiu que não sabe ao certo, e aí era a hora de Segall ter engatado a pergunta sobre o fato desse tipo de tecnologia evoluir a partir de um momento de sua própria evolução, sem que humanos saibam exatamente aonde ela irá. Mas ela perdeu a deixa e preferiu perguntar coisas como se um futuro tipo Black Mirror poderá vir a ocorrer. Ora, pode. Mas não é essa a dúvida essencial.
Brockman afirmou que a forma como programadores desenvolveram códigos até hoje será radicalmente transformada, atingindo patamares antes nem sonhados.
Afirmou ainda que podemos estar testemunhando o surgimento de uma nova internet e que todos os conteúdos na web serão afetados pela AI que ele e seus engenheiros criaram.
Por que os CMOs estão no South by Southwest?
Comentou ainda que a dinâmica de aprendizado de sua tecnologia se fundamenta em prever qual o próximo passo a ser dado diante de qualquer problema ou desafio. E que é assim que a máquina aprende: prevendo seu próprio futuro.
Ao final, entendemos o que também já sabíamos, que em toda tecnologia sempre haverá good and evil. Com o ChatGPT não é diferente e ele será usado para os fins que cada um de nós escolher e desejar. Para o bem ou para o mal.
Laurie Segall foi correta. Greg Brockman foi inteligentemente polido. E nós ficamos algo como chupando o dedo.
Compartilhe
Veja também
Casa São Paulo vira SP House no SXSW 2025
Em um espaço maior, iniciativa terá presença de alguns dos nomes mais célebres do SXSW, como Amy Gallo, Ian Beacraft e Neil Redding
Itaú traduzirá todas as palestras online do SXSW 2025
Em seu terceiro ano consecutivo como patrocinador do festival, banco oferecerá ainda benefícios exclusivos para clientes na compra das credenciais Platinum e Interactive