IA: Divisor de águas para o sucesso da empresas
Segundo Rohit Bhargava, autor e estrategista de Marketing, é preciso acreditar na tecnologia e na criatividade humana como aliadas para potencializar a resolução de desafios
Segundo Rohit Bhargava, autor e estrategista de Marketing, é preciso acreditar na tecnologia e na criatividade humana como aliadas para potencializar a resolução de desafios
14 de março de 2024 - 13h17
Um dos especialistas mais aclamados do SXSW é o Rohit Bhargava. Conhecido por sua abordagem disruptiva, focada em mostrar o potencial de alternativas que saiam do comum, o guro do pensamento “não óbvio” elevou as discussões do festival em torno do uso da Inteligência Artificial (IA) e instigou profissionais do mundo inteiro a repensarem as formas de como aplicá-la. Claro que boa parte desse movimento só é possível se reconhecermos padrões e investirmos na nossa curiosidade, especialmente quando falamos em negócios.
Descobrir oportunidades e desenvolver maneiras criativas para a resolução de conflitos faz parte da essência humana, sendo a IA uma importante parceira para absorvermos as demandas de clientes e consumidores, além de nos ajudar na compreensão, como marca, do relacionamento que queremos criar com nossos diversos públicos. Essa tendência se tornará mais forte caso tenhamos uma aproximação com a tecnologia de maneira ética, transparente e, evidentemente, abraçarmos o seu potencial positivo na reestruturação de como vivemos em sociedade e lidamos com as tecnologias.
A educação é um dos segmentos mais promissores para o desenvolvimento desta e outras tendências. Aqui na Cogna estamos continuamente avançando na jornada da inovação, tendo como um exemplo prático a implementação do Customer Data Platform (CDP). A ferramenta conta com inteligência artificial e possibilita uma comunicação mais efetiva e em tempo real com clientes. Por meio dessa tecnologia conseguimos nos aproximar pelo canal favorito, ao mesmo tempo que consolidamos e integramos informações para melhorar a experiência. A agilidade é muito importante nos dias de hoje e faz parte do mindset inovador presente no DNA da empresa, que é ambidestra e desenvolve novos modelos de negócio dentro da própria operação.
Para vivenciarmos o lado bom da IA e acompanharmos seus avanços, é preciso ser adaptável, como Rohit propõe. Além disso, outra premissa apresentada pelo especialista é mante a autenticidade, pois isso reforça o storytelling e promove conexões profundas. Para o especialista, uma consequência disso é o aumento da confiança, como profissionais e empresas, sendo também uma capacidade potente para lidarmos com as incertezas e não termos medo do futuro. Escalar a IA traz responsabilidades, mas podemos explorar múltiplas oportunidades. Para se ter uma ideia, a maioria dos brasileiros e brasileiras confiam na inteligência artificial, e isso é um cenário promissor.
Tudo o que Rohit Bhargava destaca sobre o mundo em que vivemos, do pensamento “não óbvio” à adoção da autenticidade e acreditar mais em si, é uma inspiração para quem está otimista com os avanços tecnológicos e busca formas de colocar em prática. Melhorar a vida das pessoas é um dos princípios básicos para desenvolver a IA e, em um futuro imprevisível, as inovações, o crescimento das empresas e seu impacto significativo dependem, e muito, desse olhar positivo para o que está por vir.
Compartilhe
Veja também
SXSW confirma Arvind Krishna, CEO da IBM, como primeiro keynote
Além do executivo da big tech, festival confirma nomes já veteranos da programação, como Amy Gallo e Rohit Bhargva
SXSW 2025 anuncia mais de 450 sessões
Pertencimento e conexão humana estão entre os principais temas da programação do evento, que conta com 23 trilhas de conteúdo